Apontamentos de História Sobrenatural

Apontamentos de História Sobrenatural Mario Quintana

Resenhas - Apontamentos de História Sobrenatural

Hellen.Lily 23/01/2023

Difícil dizer
Esse cara é um gênio! Mas é difícil dizer sobre esse livro.

Eu não me identifico com a escrita de Mário, é muito difícil ler alguns dos escritos dessa obra e não me incomodar. Mas não quis ficar por isso mesmo. Admiro o artista, e no geral, gosto da linguagem simples. Decidi dar outras chances, não por ele pq ele não precisa disso(descanse em paz) Mas por mim, pela oportunidade de procurar sentir coisas novas em lugares novos.

Então descobri alguns dos outros poemas feitos por ele. Gosto desse;

?O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado?

Ricardo Tavares 30/01/2022

APONTAMENTOS DE HISTÓRIA SOBRENATURAL
Descrição

Apontamentos de história sobrenatural ocupa lugar marcante na trajetória de Mario Quintana. Com este livro, publicado originalmente em 1976, quando o poeta completava 70 anos de idade, ele saía de um jejum que já durava dez anos. E ressurgia em plena forma, em clave de maturidade. A lira de Quintana parecia distender-se, ampliar-se, embora ele mesmo dissesse - ?fui sempre eu mesmo?. O poeta era um septuagenário jovem, e o livro calou fundo na geração que então surgia. Na mesma década de 70, junto com estes Apontamentos de poesia pura, Quintana lançou as prosas de Caderno H (1973) e A vaca e o hipogrifo (1977). Eis aí o núcleo da obra, que o consagrou definitivamente como poeta e cronista maior da literatura brasileira do século XX. Apontamentos de história sobrenatural marcou o retorno de Mario Quintana à publicação de poesia em verso depois de dez anos sem lançar uma obra inédita. Seu status de poeta maior do nosso modernismo já estava selado desde a Antologia Poética organizada em 1966 por Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. A lira tão porto-alegrense de Quintana já tinha virado patrimônio nacional. Tal ampliação de horizonte de expectativa reflete-se claramente em Apontamentos. O poeta reaparece em 1976 mais livre, mais senhor de si e das formas do poetar moderno. Os temas se diversificam, aprofunda-se a mescla entre emoção, cotidianidade e melancolia, num conjunto estruturado com rigor. A nostalgia de uma pureza da infância e do arrabalde, a constatação elegíaca da passagem do tempo, a presença constante da morte e da regeneração - eis algumas linhas fortes no livro, cultuado nos anos 1970, junto com Caderno H e A vaca e o hipogrifo. Os poetas de então, pertencentes ou afins à tribo ?marginal?, identificaram em Quintana o tipo de linguagem que admiravam nos primeiros modernistas. Também os novos prosadores dos anos 1970 não deixaram de inspirar-se na obra do poeta.

MINHA OPINIÃO

GOSTEI! Mas não muito. Há poesias, ou melhor, poemas geniais e outros nem tanto. Porém, há nesta obra um dos poemas que marcaram minha vida profissional e pessoal:

O ADOLESCENTE

A vida é tão bela que chega a dar medo,

Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita,
mas

esse medo fascinante e fremente de [curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando [o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova?
A vida é nova e anda nua
? vestida apenas com o teu desejo!
(Página 21)

Apenas por este poema percebe-se a genialidade, a sensibilidade, o lirismo latente de Quintana, um dos grandes poetas da literatura nacional.

A poesia é necessária e útil.
Alimenta a alma do leitor.

Mario Quintana é fundamental.
Ler Apontamentos de História Sobrenatural é importante para conhecer ainda mais a obra desse extraordinário poeta gaúcho.

POEMINHO DO CONTRA

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!

In: Caderno H, Mario Quintana. Poesia Completa, Editora Nova Aguilar, p. 257.

Miguel.Angelo 01/03/2021

Apontamentos de História Sobrenatural marca a volta de Mário ao cenário. Escrito após um longo tempo sem lançar livros, Mário demonstra toda a sua maturidade poética aos 70 anos. Livro diverso nas temáticas dos poemas, instigante e cortante na construção dos textos. Mário pra quem conhece, Mário pra quem quer conhecer!