O Método Bullet Journal

O Método Bullet Journal Ryder Carroll

Resenhas -

Rosangela Max 26/09/2023

Pouco conteúdo relacionado a técnicas.
Estava esperando um conteúdo focado mais em técnicas. Afinal, é o que se espera de alguém que criou (ou seria que deu nome?) ao método Bullet Journal. Porém, o conteúdo é uma mistura de técnica com lições e reflexões sobre a vida. É bom, mas no momento estava em busca de direcionamento específico para o método.
Adoro sistemas de planejamento e organização, principalmente os customizáveis, aqueles não engessados que nos permite adaptar as nossos gostos e necessidades. Meu processo atual é uma mistura de planner e BUJO, daí o porque realizei a leitura desse livro. Muita coisa lida aqui não era novidade para mim, mas tive bons insights. Vale como livro de consulta.
Recomendo a leitura.

Lorena Roseno 05/10/2021

Método Bullet Journal
Para quem tem interesse no método Bullet Journal, esse livro é um excelente guia. Leitura fácil, rápida e objetiva.

Cinthia Hiromi 16/09/2020

Uau! Gostei muito desse método de registrar anotações, lembretes, acompanhamento de hábitos e análise pessoal.
Já aderi ao BuJo! ^^v

Juliana-- 01/05/2021

Encarando a Realidade
O autor tem uma linguagem simples com muitos exemplos do método de organização diária. Já pratico o método desde 2018 e em alguns momentos acho duro encarar a realidade do conflito entre o que eu gostaria de fazer com o tempo disponível. Mesmo não registrando tudo fica claro quando posso assumir algo ou não. E isto exige uma clareza do que é possível para o momento que nem sempre é fácil de enxergar.

Vanessa 21/12/2018

O Método Bullet Journal
O livro fala sobre o sistema. Sobre como se organizar através registros diários, registros mensais, coleções e escrita. Mas também sobre conceitos como tempo, controle e persistência, que podem te ajudar em diversos pontos da vida. Alias vale ressaltar que o Ryder fala diversas vezes que você não precisa de um caderno especial, muito menos precisa saber desenhar e fazer aquelas coisas lindas que vemos quando pesquisamos na internet. A questão aqui não é te um caderno bonito, cheio de desenhos, mas esvaziar a sua mente, sendo mais organizado e focado naquilo que realmente importa. E vamos combinar, se isso funcionou com uma pessoa diagnosticada com déficit de atenção, funciona com qualquer um.
O sistema e os conceitos são explicados através de uma linguagem muito, muito simples. E está cheio de exemplos (e desenhos) do autor e de outros usuários, para te ajudar a compreender e colocar em prática. O que facilita também para uma leitura e compreensão bem rápida. Eu devorei o livro em menos de uma semana. Um fato quase inédito pra mim.
Recomendo o livro O Método Bullet Journal para quem conhece a ferramenta, para quem não conhece; Para quem quer se organizar; Para quem quer ter mais foco; Para quem quer se conhecer melhor…. ou seja, pra todo mundo. Se não pelo sistema, um dos vários dos conceitos apresentados podem ajudar de alguma forma a deixar a sua vida melhor.

site: www.dicadoleitor.com.br
João Moreno 15/01/2019minha estante
Vanessa, tudo bem? Menos de um mês depois da resenha, você conseguiu colocar o método em prática? É sustentável?

Abraços :)

elevyncruz 15/12/2022

O método Bullet Journal
Esse livro é essencial, para praticantes do método ou não. Na maior parte das vezes, as pessoas recorrem a outras fontes para saber sobre o método e acabam se perdendo, sem conseguir utilizá-lo ou até mesmo desistindo.

A leitura nos mostra que não precisamos ter um bujo estilo Pinterest. Ele é um caderno que nós utilizamos para organizar nossa vida, registrar o que fazemos e os nossos planos e metas para o futuro.

O que também não significa que fazer um bujo enfeitado seja errado e que seguir a risca o modelo proposto pelo autor seja a forma correta.

Não existe forma correta ou incorreta de fazer o seu bujo. Ele é projetado para registrar os momentos da sua vida e a vida de cada um de nós é completamente diferente. O bujo precisa atender às suas necessidades :)

Igor 05/05/2022

O Bicho Papão dos Bagunceiros
Demorei mas terminei, Ryder Carrol foi um amorzinho em cada detalhe deste livro, é uma leitura cansativa por ser praticamente uma apostila mas depois que você termina você consegue olhar para trás e sentir que ''tudo fez sentido".
Thaíssa Pereira 05/05/2022minha estante
Oie criei um perfil literário pra falar das minhas leituras,ficaria muito feliz se pudesse ajudar me seguindo lá no Instagram! @livros.por.thai Obrigada! ??

Miso Porto 29/03/2021

Leitura obrigatória para os usuários do método.
No início pode parecer pouco objetivo, mas ao longos da leitura é possível entender que a obra apresenta o modus operandi do método bullet journal.

Sara B. 09/07/2021

Explicativo
Livro interessante, que traz ideias legais pra quem está perdido no método. O fato de trazer muitas histórias deixa o livro um pouco cansativo, mas pra quem quiser uma ajudinha pra desenvolver seu bujo, recomendo a leitura.

Bia Carias 13/12/2021

Registros
Fato é que a nossa mente recebe diariamente, durante todo o dia informações de todos os tipos, pesos, valores e importância, e o natural é que esqueçamos da maioria, pois o armazenamento é precário e acabamos por substituir uma informação pela posterior por mais importante que a anterior seja.
O que Ryder Carrol nos propõe aqui é despejar essas informações a medida que nos chegam em um caderno, não de qualquer modo, mas com método, com intencionalidade e assim podermos em um outro momento analisar o que é de fato uma prioridade e descartar o que não se faz necessário refletir.
Vivemos na era do excesso de informações produzido pelas redes sociais. Eu mesmo esqueço facilmente o que preciso fazer no rolar infinito de stories no Instagram, e hoje o que tem me salvado são os registros que coloco no meu BuJo.
A maior vantagem na minha vida hoje é que por ele consigo perceber e tomar nota do meu estado de espírito diariamente, informação que levo quinzenalmente ao meu terapeuta. Já não esqueço mais de abordar fatos e sentimentos importantes para o seguimento do tratamento.
O método é bom, o livro vale a leitura.

lorrareadsalot 26/08/2020

É preciso saber a teoria para melhorar a prática.
Eu acreditava que sabia muito de bullet journal por ver vídeos de outras pessoas montando os seus e acompanhar perfis no instagram, mas lendo esse livro eu percebi que não sabia o principal: a teoria, a ordem e motivo de cada componente do método.
Me fez refletir muito e reorganizar a forma como eu usava o meu bujo.
Nangela 01/11/2020minha estante
Sim... Eu não tenho tempo, por exemplo, de ficar enfeitando nada. O q me fazia desistir do método. Não fica bonito, mas na verdade, isso é o q menos importa. Hahahah

Amaduds 22/03/2022

Este livro mudou minha vida!
Além de ensinar o método bullet journal, que sem dúvidas é o melhor que conheci até hoje, o autor ensina a priorizar o que realmente vale a pena pra sua vida.
A leitura é leve, fácil e bem dinâmica, já que é possível ler e já ir colocando em prática os ensinamentos do livro para construir um bullet journal perfeito pra cada um.
Lane 22/03/2022minha estante
Esse é bom de maaaais, to doida p reler ele

Amaduds 22/03/2022minha estante
Sempre que vou criar uma coleção nova eu acabo dando uma relida em algumas partes, é tudo de bom ?

Ianca 16/09/2020

Esclarecedor
É um livro muito bom para quem quer começar a utilizar o método Buller Journal.

Vitória Marcone 15/05/2020

O livro detalha todo o método, suas funções e possibilidades. Com exemplos práticos aprofunda a técnica, mostrando todos os seus aspectos.
Um manual para quem está iniciando. Um aprofundamento para quem já o utiliza.
Já uso o método há anos e amo o Bullet Journal. Nunca me adaptei as agendas convencionais e planner, não funcionam pra mim. Então o BuJo surgiu como minha melhor opção para a organização. O fato de ser um caderno em branco nos da infinitas possibilidades. E essa liberdade é o que mais amo no método.
Uma excelente leitura e um guia para consultas.

Gustavo 01/05/2022

Capaz de mudar uma vida.
Esse livro tem potencial para mudar e salvar vidas. Se você se considera desorganizado, isso vale especialmente para você.
Top 3 dos livros mais ÚTEIS que já li.