O Método Bullet Journal

O Método Bullet Journal Ryder Carroll

Resenhas -

Caio.DeMorais 23/03/2024

O Guia Para Tomar As Rédeas Da Sua Vida
Sabe quando queremos fazer uma coisa ? seja escrever um livro, redecorar o porão ou planejar as férias ?, se pergunte antes, por que estamos assumindo esse projeto? Para comunicar algo de vital importância para nós? Para ter mais bons momentos com a família? Para relaxar e se refrescar surfando e/ou respirando o ar da floresta? Tanto faz. Só queremos dar a partida nos motores para que possamos desenterrar a causa oculta de nossa motivação.

Em outras palavras, entender POR QUE você se sente compelido a fazer algo vai te ajudar a definir melhor COMO fazê-lo.

Exemplo:

Eu quero _____ [o quê] para _____ [porquê] ao _____ [como].

Então, ficaria mais o menos assim:

Eu quero SAIR DE FÉRIAS para RELAXAR ao NÃO ESTAR NO ESCRITÓRIO.

Bem, não há nada de errado com a declaração acima, mas com um pouco de mais atenção você ele pode ajudar a descobrir se a viagem se conecta com algo tenha significado para você. O que nessa viagem realmente te entusiasma? Use os Cinco Porquês para ajudar a ir um pouco mais fundo.

1. Por que quer sair de férias? Para relaxar.
2. Por quê? Porque o trabalho está me estressando e deprimido.
3. Por quê? Porque é a mesma coisa todos os dias e isso aumenta minha solidão.
4. Por quê? Porque minha vida é confinada à minha baia e à minha cadeira, e não consigo ver as pessoas com quem me importo.
5. Por quê? Porque não tenho tempo para isso.

Podemos ver algumas temas-chaves surgiram: confinamento, tédio, depressão, solidão e culpa. Essas são suas prováveis fontes da sua motivação. O objetivo dessas férias seriam, então aliviar esses pontos ao experimentar seus opostos: liberdade, entusiasmo, alegria, conexão e orgulho. Vamos reescrever nossa declaração para abordar esses desejos:

Quero SAIR DE FÉRIAS para LEMBRAR A MIM MESMO A RAZÃO PELA QUAL TRABALHO (orgulho) ao PASSAR BONS MOMENTOS COM AS PESSOAS QUE AMO (conexão), ENQUANTO NÓS DIVERTIMOS (alegria) EXPLORANDO UMA REGIÃO TROPICAL JUNTOS (liberdade e entusiasmo).

Pronto, esse é um dos vários macetes que existem nesse livro fabuloso, que vai te ajudar a registrar o passado para monitorar suas conquistas; organizar o presente e nunca se perder em anotações; planejar o futuro fragmentando objetivos que parecem inatingíveis.

manu! 14/03/2024

Sou adepta do Bullet Journal há alguns anos e posso comprovar como esse método é eficaz para organização de tarefas, hábitos, projetos, sendo inclusive um ótimo exercício para a criatividade.

Como o autor diz, escrever no caderno é um método que nos ajuda muito a ter mais clareza com os nossos objetivos.

Não imaginava que o livro trataria tanto de questões como a produtividade e a autorreflexão, gostei muito!

jardimderesenhas 01/02/2024

Um caderno nunca foi tão útil!
Ler este livro reforçou a certeza de que escrever é a melhor maneira de esvaziar a mente e clarear as ideias.

ipaziam 25/01/2024

Um método eficiente, uma leitura cansativa
Está foi minha primeira experiência a uma nova categoria literária. O autor esclarece de maneira eficaz o método, destacando sua utilidade na organização e visão geral do andamento de nossa vida e projetos. Contudo, a obra torna-se excessivamente repetitiva, demorando a abordar os pontos cruciais.

?Progresso fornece ímpeto; ímpeto ajuda a cultivar a paciência.? (Ryder Carrol)

Thiago.Magano 23/01/2024

Um método poderoso
Curti muito a maior parte do Livro. Estou implementando o método da forma mais simples possível para ver se consigo me adaptar. Achei ele com bastante dicas úteis e com uma filosofia de vida bem agradável, me pegou num momento de vida que me pegou em cheio. Espero que dê certo.

Henrique Amaral 22/01/2024

Inspirador
Eu conheci o método e desde então senti muita curiosidade por ele. Tendo lido o livro, acredito que tenho as ferramentas necessárias para iniciar minha caminhada no meu caderno, e colher os frutos das minhas empreitadas.

Jennifer.Castro 14/01/2024

Experiência maravilhosa
Sempre que leio esse livro tiro novas informações e fico impressionada com o método ensinado. Lendo pela segunda vez e sempre fico surpresa.

Marina.Amador 08/01/2024

Se você ler as 50 primeiras páginas já basta
É sério, não precisa ler todo o livro, nos primeiros capítulos ele já ensina o método e foi suficiente para eu aprender a utilizá-lo

Adrian 03/01/2024

UM VERDADEIRO GUIA
LIVRO FUNDAMENTAL PARA QUEM TEM A VIDA TODA NO PAPEL, ELE EXPLICA E ENSINA MANEIRAS DE COMO PODEMOS ORGANIZAR NOSSA VIDA E CATALOGALA EM UM PEQUENO LIVRO.

eudeferraz 30/12/2023

O método bullet journal
Eu esperava algo mais técnico, apesar de ele orientar a como organizar o BuJo, por diversas vezes senti que estava lendo um livro de "auto ajuda".
Interessante ele mencionar a mudança positiva que organizar as atividades pode gerar em nossa vida. Mas não esperava que esse fosse o foco do livro.

Jociele.Paulino 16/12/2023

O livro poderia ser mais objetivo em relação a método BUJO. Em vários momentos do livro, o autor apresenta diversas experiências de pessoas que usam o BUJO que até fez bastante sentido e agregam, porém em alguns momentos, ele apresenta algumas coisas que não fizeram muito, pelo menos para mim.

Mique Matos 02/12/2023

Muito bom, me fez pensar.
Este livro me fez refletir sobre vários aspectos da minha vida. Ainda não tive coragem de entrar no mundo dos bullets journals. Tenho pouco tempo e ficar datando coisas, não faz muito sentido. Entretanto, ele me fez rever que ele pode ser útil, o bullet, por concentrar tudo em um só lugar. Ainda não tomei coragem para 2024, mas para o outro ano quero arriscar, ver no que vai dar. Vou revisitar tudo o que marquei e destaquei para por em prática. Vai que eu me apaixone.

Davi 01/11/2023

O livro tenta ser bem técnico no método, mas no meio o autor tenta dar filosofar, isso não faz com que o livro seja ruim, mas senti que o autor perdeu o rumo levemente. Mas a leitura e método valem a pena serem conhecidos.