Ciência, Religião e Naturalismo. Onde Está o Conflito?

Ciência, Religião e Naturalismo. Onde Está o Conflito? Alvin Plantinga

Resenhas -

Marcelo Duarte 05/03/2021

O Naturalismo Ferido de Morte
Nessa obra Plantiga defende a seguinte tese: há um conflito superficial entre a religião teísta e a ciência, porém, há uma concordância profunda. Enquanto, o naturalismo tem uma concordância superficial com a ciência, porém, um conflito profundo.

Ao longo do livro ele vai argumentando de forma clara e objetiva, não temendo objeções. Pois, levanta as principais objeções aos seus argumentos e os responde uma a uma. É o teísmo honesto e clássico que se encontra na sua forma de responder.

Um ponto ou outro pode gerar certo desconforto, principalmente em um dos seus argumentos dd apoio na tese de que a evolução é compatível com o teísmo cristão. Porém, gera desconforto para quem tem uma visão muito específico acerca da doutrina da criação.

Há muitas proposições lógicas, o que deixa a leitura menos fluída para quem não tem costume de realizar e acompanhar leituras de argumentos proposicionais.

Ele se sai muito bem em suas argumentações, e consegue convencer o leitor de seus pontos. Sua lógica é intocável, magnífica.

E seu argumento de encerramento é um golpe de misericórdia, pois deixa seus oponentes de mãos atadas, sem ter absolutamente nada a que recorrer. Eu já havia visto John Lennox realizar tal pensamento, porém, de forma simplificada, mas Plantiga a apresenta de forma mais robusta e completa para fins argumentativos. E realmente fere de morte a defesa de seus oponentes.

Livro fantástico de um dos maiores filósofos teísta das ultimas décadas. Recomendo tal leitura!

Kaique.Nunes 22/03/2019

"Ciência, Religião e Naturalismo: Onde Está o Conflito?" é a grande contribuição do filósofo Alvin Plantinga para ao debate entre razão e fé, entre a relação da ciência, teísmo e o naturalismo. Nele o autor tenta responder à questão do título, onde está exatamente o conflito? Plantinga é professor aposentado da Universidade de Notre Dame que foi pioneiro na defesa do teísmo como uma séria posição filosófica nos círculos acadêmicos, vencedor do Prêmio Templeton de 2017.

É a ciência incompatível com a fé religiosa? Fé e razão são mesmo coisas contrárias? Os fatos científicos trazem algum anulador para crença teísta? Um cristão pode ser um ótimo cientista? Ou, de alguma forma sua crença compromete o empreendimento científico? O ateísmo é uma cosmovisão que mais está em compatibilidade com a ciência, como dizem alguns autores, dentre eles Dawkins?

As principais teses levantadas pelo autor são: (i) todo conflito alegado entre ciência e religião teísta é superficial, (ii) há concordância profunda entre ciência e religião teísta, (iii) toda suposta concordância entre ciência e naturalismo é superficial e (iv) existe um profundo conflito entre ciência e naturalismo.

Suas teses são sustentadas por suas discussões ao longo de todo o livro, onde o autor explora grandes áreas como a biologia, física clássica, física quântica, psicologia evolutiva, estudos históricos-críticos da bíblia e da cosmologia. E constata que nenhuma delas traz um anulador da crença teísta, com isso querendo dizer que uma pessoa pode crer em ambos, nos fatos científicos e em seu teísmo racionalmente.

Ao contrário do que muitos dizem, muitas áreas não têm conflito com a crença, e quando há, esse conflito é superficial. Porém, o que dizer do naturalismo? Plantinga identifica um conflito entre naturalismo e ciência, no qual expõem esse conflito através de seu famoso “Argumento Evolucionista Contra o Naturalismo”, com isso querendo dizer que é impossível sustentar as duas crenças racionalmente, pois elas se autodestroem.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/