Avalie o que Importa

Avalie o que Importa John Doerr

Resenhas - Avalie o que Importa

Filho7 22/03/2024

Inspiração para o presente do futuro
Além de ser um livro bastante técnico e que apresenta a técnica dos OKRs para gestão de corporações, o livro não é apenas um documentário técnico, mas sim apresenta histórias de pessoas reais que conduziram e geriram pessoas e empresas, principalmente pessoas.

John Doerr apresenta com sensibilidade as histórias de superação e diversos personagens do nosso mundo contemporâneo.

E o principal é que o autor nos conduz ao olhar para que realmente importa.

Paulo.Henrique 16/01/2024

Ideias são fáceis; a execução é tudo!
Numa sequência mágica de literaturas sobre ORKs, esse definitivamente foi oq que mais mexeu comigo. Se fosse possível definir o livro em uma única frase, seria: IDEIAS SÃO FÁCEIS. EXECUÇÃO É TUDO!

Como sempre, tenho muito oq agradecer ao Universo, a Deus enfim, de sempre cair no meu colo livros certos no momento certo.
Inicio de ano, ideias novas, 200 metas, mas e aí? Como o próprio John Doerr disse: ?Os OKRs têm um potencial tão grande porque são muito adaptáveis. Não há dogma, nem um jeito certo de usá-los. Organizações diferentes tem necessidade flutuantes, em várias fases de seu ciclo de vida. Para alguns, o simples ato de tornar as metas abertas e transparentes é um grande passo à frente. Para outros, uma cadência de planejamento trimestral mudará o jogo. Cabe a você encontrar seus pontos de ênfase e tornar a ferramenta realmente sua.?

Este livro conta um punhado de histórias dos bastidores dos OKRs. Outras milhares estão começando ou ainda precisam ser contadas. Espero poder contar a minha em breve rsrs

Evandro138 19/12/2023

Interessante
Achei um conceito de organização e planejamento muito interessante, gostaria de saber se existem empresas brasileiras que usam e gostam porque tem muitos pontos essenciais na metodologia que entra em confronto com nossa cultura, por exemplo, dar satisfação do que está fazendo no trabalho para os outros, entre outros pontos.

Enfim, o livro é bom, robusto, bem explicado, com exemplos práticos, pessoas que implementaram. Vale a leitura.

Minha dúvida é se ele seria aplicavel na cultura brasileira.

Gabriela3043 15/11/2023

Um ótimo livro para começar a entender melhor o universo dos OKRs
O autor é a maior referência no assunto atualmente.
Achei uma explicação maravilhosa, mas apesar dos estudos e casos apresentados, senti falta de uma explicação mais voltada para a prática. Entendo que não era esse o objetivo, fica claro que a apresentação dos casos e do conceito, juntamente com sua história e histórico de evolução ao longo do tempo, não para nesse primeiro contado caso seja desejo do leitor aplicá-lo em seu dia a dia.

Daria? Sim... Mas as dúvidas técnicas decorrentes da aplicação, os ajustes e rotinas necessários para essa implementação devem ser mais explorados em outros títulos ou até mesmo no curso gratuito de mesmo nome, lecionado pelo autor na plataforma gratuita Coursera.

No geral é um bom livro e vale a pena pesquisar os templates e aplicações disponíveis no site da consultoria do autor. Espero de sejam de muita ajuda para vocês assim como foi para mim :)

Caio 10/07/2023

Livro para consultar com frequência
O livro te explica bem o conceito de OKR e CFR, o resumo final é muito bom para se resumir o conceito.

Legal mostrar diversos cases, de diferentes setores. Mas alguns cases são muito simplistas é só querem comprovar a eficácia dessa ferramenta, sem mostrar muitos detalhes.

Odivany 18/05/2023

OKRs
Objective and Key Results, uma nova forma de estabelecer metas e transformar a organização. O livro apresenta uma série de cases que mostram como os okrs foram implementados principalmente em empresas de alta tecnologia. Metas desafiadoras e um período menor de tempo para cumprimento são itens chave para o sistema funcionar.
Estou experimentando onde trabalho e realmente funciona, entretanto uma recomendação é fazer um teste antes em um modelo menos rígido até que se encontre um formato aderente à cultura organizacional.

Raphael.Benfica 19/04/2023

Auxilia bastante quem quer organizar metas na empresa
Não conhecia os OKRs e gostei bastante, dessa estratégia de definição de metas.
Queremos fazer tanta coisa na empresa e não sabemos o que é melhor.
Os OKRs são um excelente guia.

Eduardo 10/04/2023

O K R
Interessante o livro... o autor, ex-funcionário do Google, conta com a empresa se tornou o gigante que é por conta da adoção das OKR... objectives and key results...

Meio forçada, mas a ideia é muito boa!
Gostei da parte do CFRs - conversas, feedback e reconhecimento!

Erik96 30/03/2023

Essencial para gestores
Se você tem uma empresa, uma equipe ou propósitos mal estruturados, esse livro é para você. Um guia completo para estabelecer metas com objetivos.

Desa 11/02/2023

Ótimo para ter uma boa base
Achei que as ideias do livro são ótimas, mas não precisava ser tão longo com tantos detalhes. Achei a apresentação dos casos um pouco enrolada as vezes, mas vale a pena.

Pamela.Patrocinio 25/01/2023

Incrível
Uma leitura muito dinâmica e que com cases reais que te ajudam a aplicar as ações no dia a dia. Além disso traz varios insights para melhorar o desempenho da equipe baseado nas OKRs e CFRs

Beca 27/12/2022

Livro excelente
Gostei bastante da leitura, ele trás um ótima visão de OKRs e práticas.
Quero em breve fazer a releitura, para ver se consigo absorver mais conteúdo.

Glauber Rosendo 22/12/2022

Um dos piores livros que já li.
Muitos autores se propõem a apresentar uma metodologia ou ferramenta nova, que além de serem recicladas de metodologias mais antigas, passam boa parte do livro "massageando o próprio ego".

Em "Avalie o que Importa" não é diferente. O OKR, ferramenta principal à qual o autor as propõe a apresentar, é uma obviedade. Nada muito diferente da definição clássica de objetivos e metas em tempo e indicadores pré-estabelecidos.

Além do OKR ser uma ferramenta reciclada, no livro, tem sua funcionalidade explicada em menos de 6 páginas. Todo resto do livro o autor usa para "estudos de caso", que podemos chamar de "provas comerciais".

Como o OKR não acrescenta nada novo, o autor passa a maior parte do livro tentando provar ao leitor que empresas grandes usaram a ferramenta. Usa citações de CEO's, diretores, gerentes, etc., afirmando como o OKR salvou as empresas.

Gente... São mais de 250 páginas de declarações. Não tem quem aguente. Se quer aprender sobre OKR, muito melhor fazer uma pesquisa rápida no Google. Garanto que terá mais conteúdo prático que aqui.

Um livro ridículo. Acho que essa é a primeira nota 2,5 que dou aqui no Skoob. Péssimo.

Marlon.Roth 15/11/2022

Existe uma nova forma de ter metas
Qualquer que seja a atuação da organização nossa nova realidade não permite que as tradicionais metas sejam os norteadores estratégicos das equipes.

Os OKR funcionam de forma simples, permitindo as pessoas assumirem projetos, conectando diferentes times em prol de resultados e diferente do espírito competitivo do passado ele envolve as pessoas e as desenvolve.

Avalie o que importa é o melhor livro e o mais explicativo pra entender o método e começar a aplica-lo na sua empresa.

Tulio Carvalho 12/10/2022

Excelente
Se você tem interesse no tema OKR não pode deixar de ler essa obra prima. Livro excelente, de fácil leitura, onde John Doerr traz estudos de casos sobre como grandes empresas alcançaram os negócios por meio de OKRs.