Ana Karênina

Ana Karênina Leon Tolstói




Resenhas - Anna Karenina


951 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


brito71 06/06/2024

Epifania poética TolstóiAna
Ana Karênina perpassa alguns caminhos protagonistas durante seu desenrolar. primeiro, desemboca a partir de um cotidiano interrompido. algo de muito latente escapa da rotina. o espaço comum de vida dos indivíduos retratados é tomado por qualquer coisa de estranha. o inesperado adentra as casas por meios diversos. um novo relacionamento inimaginável, o rompimento súbito de uma corda outrora tão fixa. nesse sentido, é particularmente intrigante observar o papel das personagens femininas na trama. enquanto todos esses eventos assolam a vida dos homens, suas existências continuam da mesma maneira. todas trilham o mesmo caminho que sua anterior. bailes, amores, casamento, filhos. na verdade, dada a época em que a obra foi concebida e tendo como autor alguém distante dessa realidade, achei incrivelmente rica e sensível a maneira que Tolstói escolheu apresentar as histórias das mulheres. cada uma tem sua singularidade, que no entanto necessita ser equilibrada com uma vida já pré-concebida graças ao seu sexo. em seguida, e finalmente, o desfecho inusitado da trama nas últimas páginas é verdadeiramente chocante. apesar de notarmos claramente o caminho que a relação de Ana e Vronski tomam conforme o tempo passa, a surpresa não deixa de vir. o autor nos envolve tanto na percepção da realidade de ambos, e apresenta tão claramente a dificuldade social em que estão inseridos, que acabamos por entrar naquilo e seguir a mesma concepção de tudo deles. me impressionou, igualmente, o existencialismo latente que permeia cada diálogo e cada pensamento. uma epifania rica em poesia que, não fosse a clareza intensa, seria como a de Clarice Lispector, o que de maneira alguma a torna menos encantadora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Celso.Gondim007 04/06/2024

Em poucas palavras ao contrário do Livro..
O amor é lindo, porém é capaz de enlouquecer até os mais iluminado.
Ao final do livro eu me pergunto, após mais de cem anos de escrita do livro evoluímos mais do que a sociedade retratada por Tolstoi nessa obra.
comentários(0)comente



Barbara1780 02/06/2024

Um clássico atual
Demorei para ?pegar o jeito? da história, mas quando fluiu, foi uma experiência ótima. Tem que ter fôlego para as mais de 800 páginas de análise das relações humanas.
Micaella.Ferreira 05/06/2024minha estante
Muito bom!




Thábata 02/06/2024

Grandioso
À exemplo da própria Rússia, tudo nesse livro é grandioso, da profundidade do amor e sofrimento de Anna, aos questionarmos de Liévin. O fim de Anna, apesar de não ser inesperado, me deixou arrasada, e as reflexões finais do Liévin constituem um espelho das minhas próprias crenças. Tolstoi é magnífico, e as características humanas dos personagens continuam tão atuais agora como o foram há mais de um século.
comentários(0)comente



Laísa 30/05/2024

Mais um clássico maravilhoso
É o primeiro livro de Tolstói que eu leio, portanto, não tenho comparações. Apesar disso, posso dizer que, como decidi ler outros clássicos neste ano, Anna Kariênina está, sem dúvidas, entre os melhores e, provavelmente, entre os favoritos da vida.
O livro é bem extenso e não digo só em questão de quantidade de páginas, mas há trechos que são bem arrastados, o que não prejudicou em nada minha experiência de leitura.
No fim, percebemos que tudo aconteceu devido às escolhas dos personagens, nada foi causado por outra pessoa, mas sim pelas suas próprias atitudes, tal como acontece em nossas vidas.
Já tinha vontade de ler o autor há muito tempo e agora quero conhecer mais sobre ele.
comentários(0)comente



Marisa.Alho 28/05/2024

Citação
?Todas as famílias felizes são parecidas, cada família infeliz é infeliz a seu próprio modo.?
(?)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alice Azanha 20/05/2024

Muito bom
Achei que só me interessaria pela história da Anna, mas adorei acompanhar o Liévin também!!

(E ninguém imagina o tanto que demorei pra perceber que o autor falava de um mesmo personagem, mas com nomes diferentes) kkk

?Desceu, evitando por longo tempo olhar para Kitty, como se evita olhar para o sol, mas a via, como se vê o sol, sem olhar?
comentários(0)comente



Mari 20/05/2024

O que posso dizer de Tolstói...
Sua escrita parece que nos acolhe, nos conforta. Não sei explicar.
Já tinha lido a morte de ivan Ilitch e foi muito impactante pra mim e significativo e agora de novo.
Ele desenvolve tão bem seus personagens e cada cena que conseguimos nos sentir no ambiente descrito.
O autor coloca uma personagem controversa como Anna, Liévin como o homem do campo, Kitty e sua pureza, tantos personagens diversos e suas questões que dá muito o que refletir. E o mais rico disso tudo é que tem várias interpretações e todas válidas.
Não achei a escrita difícil porém algumas partes me deram sono, mas de nenhuma forma dá vontade de abandonar a leitura.
comentários(0)comente



nalannes 11/05/2024

Completa, humana e atemporal
Há pouco escrevi sobre Amor no Tempos do Cólera, de Gabriel Garcia Marquez. Na minha leitura, o caráter humano, falível e muitas vezes incoerente dos personsagens é o grande charme da obra, se sobressaindo à história de amor que é o esqueleto do roteiro do livro.

Em Anna Kariênina, a humanidade é totalmente o tema central do livro. Anna e Lievin, o outro protagonista ignorado no título da obra, são a representação das principais dualidades que nos assolam como tradição x mudanças sociais, cidade x campo, aventura x estabilidade, razão x alma e amor x ódio.

Mas não são apenas os dois personagens principais que reforçam os questionamentos humanos sobre amor, vida e relação com o capital e trabalho. É filosofia constante embalada em uma história incrivelmente realista e atemporal.

Discordo sobre os apontamos referentes ao tamanho do livro ou excessos de descrições durante a obra. Acredito que as pausas e as mudanças de ritmo fazem parte da experiência da leitura, mergulhando mais na cotidianidade, vagarosidade e até o caráter tradicional da sociedade, sobretudo do personagem de Lievin.

Esse rec3urso de pausa e aceleração também são fundamentais para acompanhar a crescente angústia de Anna e a complexidade dos seus sentimentos.

Obra para ler, reler e estudar para quem gosta de literatura e de humanidades.
comentários(0)comente



Camila 09/05/2024

Estarrecedor
Foi como se por toda a vida eu estivesse assistindo "Vovozona 3" e, de repente, eu me deparasse com as atuações do "Poderoso Chefão", assim foi ler Anna Kariênina. Os personagens tem tanta vida que brotam para fora das páginas como se não coubessem no papel, na ficção. E afirmo, nunca vi ninguém falar sobre a morte como Tolstoi, nem sobre o coração humano. Uma curiosidade para quem também já leu "A Insustentável Leveza do Ser": fiquei com uma lembrança muito familiar ao terminar de ler Anna Karienina e descobri que não era à toa que Tereza carregava esse livro e tanto gostava dele.
comentários(0)comente



Fabricia98 08/05/2024

Pelo fato do título fazer referência a uma única personagem, achamos que o livro será todo centrado nela mas, na verdade, este é um livro cheio de dualidades: campo x cidade, matrimônio x adultério, essencial x supérfluo materializados nas figuras de Anna e Liev e das relações deles com os outros personagens. É um retrato da Rússia do tempo do autor. Você se apaixona por alguns personagens e tem raiva de outros, além de refletir durante diversas passagens. O final de Anna surpreende. Apesar do tamanho, é um livro fácil de ler e que, principalmente, merece ser lido!
comentários(0)comente



Raiane166 01/05/2024

Incrível
Um dos melhores livros que já li. A cada capítulo eu tinha uma nova emoção, como alegria, revolta, raiva e angústia. Com certeza uma leitura que vou levar para a vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Cíntia 29/04/2024minha estante
Dumalis, há uma edição com texto adaptado ! Se não me engano é da editora Principis.


Cíntia 29/04/2024minha estante
Dumalis, há uma edição com texto adaptado ! Se não me engano é da editora Principis.


Dumalis 01/05/2024minha estante
Obrigada querida ??




951 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |