Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

tha_altieri 30/10/2023

Parece chato, mas juro que não é!
Li esse livro praticamente por obrigação, para fazer um trabalho escolar quando ainda estava no ensino médio. E mesmo assim me envolvi MUITO com a história, muitos criticam a personalidade da protagonista mas para mim ela é um grande símbolo de liberdade.

Hayke.Alles 24/10/2023

Melhor que Avenida Brasil
Falando sobre o ritmo de leitura, no começo é complicadinho pra pegar o embalo, mas depois vai que vai, você até começa a falar chique shuahsuashua

No começo eu fui bem, aí cheguei nos 60% e travei, não li mais nada e não fiquei sem pegar no livro por um mês, aí depois achei ele jogado e pensei eu li esse calhamaço até aqui e vou terminar, aí levei mais uns três dias lendo sem parar pra terminar e finalmente acabei, maior livro que eu já li.

Essa obra mergulha na vida de cada personagem e ela não são 100% mocinhos e nem 100% vilões, no início você começa amando um e no final já está odiando e vice-versa, cada personagem tem seu ponto de vista, sua forma se ver o mundo e vive suas próprias angústias.

Um ponto importante é também entender como vivia a aristocracia russa naquela época, seus costumes e como se relacionavam.

Enfim uma obra um pouco difícil de engatar mais que vale muito a pena e que vai ficar por muito tempo na minha memória, recomendo.

Obs. O final é bom demais
Vehalcantara 25/10/2023minha estante
Tua resenha me deu forças pra um dia encarar esse calhamaço kkkkkk

Hayke.Alles 26/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk boa sorte, eu li a maior parte por audio book fazendo caminhada kkkkk

EduardaSaraiv 17/10/2023

Anna Kariênina
Me conectei muito com os detalhes da obra e como cada personagem é apresentado e aberto com suas miudezas e suas personalidades. Anna Kariênina é um obra que abrange temas como política, religião, classes sociais e romance de um modo que só Tolstói conseguiria descrever com tanta particularidade e realidade.A obra tem como protagonistas Anna, uma mulher casada que se apaixona por outro homem e acaba por escolher viver esse amor proibido, e Liévin, um jovem idealista e inseguro, que entra em um processo doloroso de autoconhecimento. No livro, Tolstoi traz com um detalhamento único personagens humanos, sensíveis e complexos com comportamentos e
pensamentos que estão longe de serem perfeitos mas que se encaixam de maneira graciosa com a realidade. O livro traz a contraposição entre maturidade e insânia, entre o divino e o terrestre, entre a ternura e o desprezo e foi o que me encantou em Anna Kariênina, que eu já estou com saudades e que sem dúvida, foi uma das melhores leituras do ano.
Bia 17/10/2023minha estante
AMEI!!

Bia 17/10/2023minha estante
Vou ler

Jo 21/10/2023minha estante
Foi numa fase muito difícil da minha vida, e para afugentar meus pensamentos, me prendi nessa história e fui até a última página, inesquecível .

jessdafre 13/10/2023

Sempre tive uma grande curiosidade acerca desse livro, principalmente depois de ler uma referecia a ele no livro do milan kundera. Sinceramente tinha receio de começar, por imaginar que sendo um clássico russo seria uma leitura muito difícil, mas de fato me surpreendi.
É uma leitura obviamente longa, visto que são 854 páginas, mas é de uma fluidez impar, um envolvimento com a obra que é impossível parar de ler. Apesar de ter alguns momentos no livro de uma leitura um pouco mais difícil.

Fiquei encantada com o nível de aprofundamento dos personagens, a descrição de cenas e a exposição tão crua é tão verdadeira de sentimentos como amor, ciúmes, traição.

Uma obra como essa é um clássico por que de fato não existe como ler e não se apaixonar e se envolver na história de Anna Karenina e os outros personagens!

Ananias3 11/10/2023minha estante
Que bom que gostou!! É realmente um livro excelente

Onyxthreads 10/10/2023

Devorei-o em uma semana
O livro apresenta uma trama complexa e envolvente, explorando os conflitos internos e as relações interpessoais dos personagens de forma magistral.

Além disso, é realmente inacreditável como tanto o livro quanto as duas adaptações cinematográficas conseguem capturar a essência da história de forma tão perfeita. Tanto o filme de 1935, quanto o filme de 2012, ( o meu favorito ) são verdadeiras obras-primas visuais que conseguem transmitir toda a emoção e intensidade presentes na obra original.

A riqueza dos diálogos, a profundidade psicológica dos personagens e a descrição minuciosa dos cenários são elementos que contribuem para a grandiosidade dessa história. É uma experiência única poder acompanhar a trajetória de Anna Karenina e se envolver com suas lutas internas e dilemas morais.

Em suma, Anna Karenina é um livro que merece ser apreciado tanto em sua forma escrita quanto nas adaptações cinematográficas. É uma história atemporal que nos faz refletir sobre o amor, a sociedade e os desafios da vida. Uma verdadeira obra-prima da literatura e do cinema.

JoAo.Gilberto 08/10/2023

Uma das melhores leituras que já fiz
Anna Kariênina e um livro incrível. Suas duas histórias principais são igualmente fascinantes. A escrita do Tolstoi é encantadora, aprofunda na psicologia dos personagens e isso, atrelado ao contexto histórico, é o que mais me atrai. Recomendo a leitura pra quem busca uma excelente história

Igor 08/10/2023

Personagens
Como é profunda a construção dos personagens, cada um com suas motivações, suas inspirações, paixões e defeitos.
O que é um clássico? Tolstói responde com essa obra-prima.

Eduarda1728 05/10/2023

Mudou a minha vidq
Estou passando por um momento de depressão e esse livro simplesmente mudou a minha vida. muito obrigada tolstoi

tata278 02/10/2023

Uma deusa uma louca uma feiticeira,
Linda e completamente MALUCA, gente como a gente

seguem outros adjetivos para descrever Anna: vária, demente, delirante, louca, desvairada, alucinada, tresloucada.

Taly 21/09/2023

Uma obra marcante, uma tradução espetacular!
Um livro repleto de questionamento em relação a sociedade, religião, política e classe social! É impressionante como as reflexões são atuais!

Anna, com um filho fruto de um casamento por conveniência com Alexei, acaba se apaixonando por Vronsky, e acompanhamos todos os questionamentos gerados a partir dessa situação.

Achei marcante a núcleo de Kitty, também apaixonada por Vronsky e depois da desilusão ao não ser pedida em casamento por ele, se casa com Levin - um homem que vive no campo que durante toda a trama se questiona em relação a religião, estrutura social e sentido da vida.

A tradução de Rubens Figueiredo é um espetáculo a parte, com notas que nos ajudam a acompanhar e nos posicionar no tempo e faz com que a experiência de leitura seja uma grande prazer.

Dtorreshp 14/09/2023

9/10
Ana Karenina é sem dúvidas um livro marcante que levanta muitos questionamentos sociais em torno da mulher, das relações matrimoniais, maternidade e outros assuntos relevantes que enriquecem a trama. Um dos pontos que o autor desenvolve, com maestria, são os contrastes: Moscou x São Petesburgo, homem do campo x homem da cidade e outros, esses opostos enriquecem a história e trazem um panorama de como funcionava a sociedade russa naquela época.
O enredo da personagem Ana me deixou mais envolvido devido a atmosfera de sedução e suas múltiplas camadas bem idealizadas, tornado essa persona quase um ser real. No decorrer da história fui criando uma identificação com as inseguranças e medos vividos pela personagem, resultando em uma grande empatia, me levando a uma imersão quase cinematográfica da história. Já nos momentos dedicados ao personagem Liévin o livro me arrancava dessa imersão e me jogava dentro de questionamentos religiosos e existenciais que em alguns momentos se tornava maçante. Eu recomendo esse livro, vale a pena o tempo dedicado a essa história.

Chemelo 14/09/2023

Meu livro favorito.
É difícil falar sobre ele.
Tolstoi consegue comentar sobre tudo pegando um micro universo de nobres russos do século 19.
Uma obra-prima no sentido mais puro da palavra.

Patrihpereira 04/09/2023

Uma das coisas que gostei muito na leitura de Anna Karenina foram os contrastes e as ambiguidades que foram aparecendo. A família que dá certo e a que dá errado, a esposa ideal e a que é oposto da ideal, o cara que tem honra e o que desonra, o que tem caráter e o que não tem, etc... De forma que as ambiguidades e contrastes vão provocando questionamentos ainda muito atuais.