A infância recuperada

A infância recuperada Fernando Savater

Resenhas - A infância recuperada

Carla.Parreira 04/10/2023

A infância recuperada
É um livro interessante, mas não tanto quanto pensei que fosse ser. O autor fala dos livros que leu em sua infância e estende sua escrita no tema da narração. Segundo ele, a arte de narrar tem uma relação com a lenda, donde se pretende de alguma maneira contar histórias que não sejam costumes, mas sim valores. Por outro lado, existe a narração clássica que trata de converter um valor, uma virtude ou um perigo em lenda. Além disso, o autor comenta sobre o romance burguês tradicional e a maneira como este descreve os problemas típicos entremeados aos costumes de época. Enquanto o narrador demonstra tirar sua narração das próprias experiências vividas ou a ele relatadas, o romancista mantém-se à parte. Tal livro demonstra, pela própria leitura, ter sido escrito numa época em que predominava o tipo de romance sem argumento, quase sem narração. Atualmente, penso que existem literaturas que englobam essas varias maneiras de escrever. A meu ver, é exatamente a recuperação da história bem argumentada que o autor procura incentivar em seu livro, de forma que o romance, enquanto sentido da vida e a narração, enquanto moral da historia, não se confrontem, mas se complementem, mesmo sendo duas formas artísticas distintas.