Culpados ou inocentes?

Culpados ou inocentes? Maria Nazareth Dória...

Resenhas - Culpados ou inocentes?

Italo 08/01/2021

Colher e Plantar
O romance mostra, durante toda a sua obra, que tudo que plantamos será colhido. Que devemos sempre agradecer a Deus pelas bênçãos concedidas e pelas oportunidades de expiação, principalmente, quando ainda estamos na roupagem física.

Allan.Silva 22/02/2020

Culpados ou Inocentes
Mais uma leitura finalizada...

Uma história de época emocionante, repleta de ensinamentos edificantes, com uma linguagem atual o que torna a leitura leve e prazerosa. A obra aborda vários temas como: ambição vingança, traições, mentiras e uma amizade verdadeira entre o coronel Frederick, com o seu braço direito Silviano.

Coronel Frederick era conhecido como senhor dos negócios das redondezas, articulado, manipulador, todos tinham que dançar conforme sua música, seu jogos de interesse eram maiores, quanto mais tinha mais querida ter!

Não era uma pessoa ruim, possuía uma fazenda próspera onde os escravos tinham suas vidas, claro que se quisesse viver ali tinha que trabalhar como era de praxe, até porque eram escravos, óbvios que todos sonhavam com a carta de alforria, não eram proibidos de seus trabalhos espirituais, mas todos viviam bem e em harmonia.

Silviano seu braço direito, nascido com o pé na senzala, pretendia se casar com uma rica qualquer, mesmo que as escravas mais jovens estivessem aos seus pés, seus interesses eram outros...

Até que consegue se casar com a viúva Sophia, onde fez crescer seu patrimônio em criação de gados, tinha o faro pra tal serviço, tornando assim o rei do gado mais conhecido daquela região. Era feliz nos negócios, mas no amor continuava vazio, sempre arrumando um jeito de ficar longe de casa, enquanto sua mulher o amava, porém não era correspondida. Assim passou a fazer viagens longas. Frederick para Silviano era como um pai, amigo e irmão, sabia de todos os planos e segredos, assim suas mulheres passaram a ser amigas e confidenciava uma para outra, Lise esposa de Frederick colocava as mãos no fogo pelo marido, recatada e do lar, não imaginava das ações sem caráter do marido, na cabeça dela era a única que preenchia o coração de Frederick, mal sabia ela que ele tinha filhos espalhados pelo mundo inteiro.

Chegou o dia de Frederick, fazer uma viagem para buscar Josephine, filha de Sophia e noiva de Gilbert seu filho, ao retornar ele recebe uma proposta bem ousada, de um Barão, que tocou fundo seu ego. Diante da decisão de Frederick o destino de todos sofrem grandes mudanças.

No meu ponto de vista, não existe nem culpados nem tão pouco inocentes, mas sim responsável por tudo àquilo que foi plantado um dia, sejam bons frutos ou fruto amargos, até porque a vida é uma escola, onde você planta o que quiser lembrado sempre que a colheita é obrigatória.

jumorgensten 14/02/2019

É um romance histórico no período da escravidão e conta com Frederick e Silviano como personagens principais.

Um é rico desde sempre, arrogante, vaidoso, tem um casamento socialmente invejável com Lise, manipula as pessoas e o dinheiro em benefício próprio e o melhor para sua família.

O segundo é 50% escravo, era um boiadeiro conceituado, queria porque queria se dar bem na vida e conseguiu quando se casou com Sophia. Ao se deparar com toda a vaidade e ganância do mundo que escolheu, se decepcionou.

Os dois se tornam amigos inseparáveis, sócios nos negócios, enriquecem juntos e trocam segredos das mulheres que lhes atraem.

Tudo estava indo bem até que Frederick conhece Josephine e a história começa a ganhar "plot twist carpado" um atrás do outro.

O livro é espírita mais voltado para a Umbanda, pois a parte espiritual fica por conta dos pretos velhos, principalmente de Sebastião e Zulmira.

"Mais não tem nada de Espiritismo de Allan Kardec, Ju?" Tem sim. E nessa parte me pareceu que alguém deve ter feito a mesma pergunta para a autora, ela se jogou em todos os conceitos kardequianos e não parou mais. Essa foi a minha impressão.

A leitura é de fácil acesso, truncada no começo e fluí depois. Eu gostei do livro e no fim tudo encaixou direitinho.

Foi meu primeiro contato com a autora e gostei bastante. Maria Nazareth Dória que me aguarde que vou me jogar nos seus livros. :P

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/02/14/culpados-ou-inocentes-maria-nazareth-doria/