O Veleiro de Cristal José Mauro de Vasconcelos

1 | 2 | 3 | 4

Tama 01/10/2020

Simples e bom.
Relido.
Livro curto, linguagem simples.
História leve e agradável.
Valores morais sólidos.
Como um livro de entretenimento deve ser.

Cleber.Rios 24/07/2020

LINDO
Simples, confortável e como sempre José Mauro com suas historias trazendo mensagens incríveis . Fiquei horas após ler o livro (que li em um dia) pensando sobre, como cada personagem se encaixava na historia e no personagem principal.
Lindo.

Emily422 03/06/2020

Veleiro de cristal, veleiro das estrelas
Na vida há a desesperança, o abandono, mil anos de solidão e mais um pouco. Mas há também a alegria inexplicável, o céu de múltiplas cores, de múltiplos brilhos e incalculáveis viagens para mundos distantes. A vida está nesse meio. Pra lá e pra cá, balançando. A realidade é perspectiva! Nela reside a possibilidade de escape. A tristeza e o vazio podem se dissolver no azul do céu.
Deficiências corporais e a sociedade, preconceitos, abandono familiar, sentido da vida, sonhos, bichos que "desencantam" e falam*, tudo dentro de um veleiro... Livrinho simples e delicado.
O Edu possuía ao menos a tia Anna. Porém, muitas pessoas nessa mesma situação acabam não possuindo literalmente ninguém. Grandes muros bloqueiam suas vidas. Luta diária, graves mazelas. Preciso estudar mais sobre isso.
Bem, ao menos, apesar te tudo, a esperança encontra seus momentos...
"[...] eu não gostaria de ter perdido toda essa beleza da vida que os meus olhos me trouxeram até hoje. Apesar de tudo a vida é uma verdadeira beleza."

*Gostaria de bater um papo com o Gakusha tbm.

Lusia.Nicolino 10/04/2020

Ser torto, alinhar a vida
Parada estratégica de uma leitura de mais de oitocentas páginas para descobrir um clássico nacional. Singelo, comovente. O veleiro de cristal é um livro infanto juvenil curtinho, a linguagem formal pode deixar alguns trechos com uma carinha de artificial e algumas passagens chegam a ser piegas. Pode não agradar todo mundo, mas, como não enxergar poesia na trajetória de Eduardo?
Qual o papel da família, irmãos, pai, mãe. Essa figura doce. Doce? Quem pode socorrer Edu, o menino torto? Você vai descobrir.
Em sua sinuosidade, o menino vai alinhando os acontecimentos da sua vida. O sonho é realidade ou a realidade pode ser vivida por outra perspectiva? Você pode viver em um veleiro de cristal ou em um barril afundado no mar. O que vai ser?

Quote: “- Ah! O mar. O mar. Na China um poeta disse uma coisa muito linda sobre o mar. Quer ouvir?
Edu confirmou com a cabeça.
- Pois bem: O mar só tem dois tamanhos. O tamanho que a gente imagina e o tamanho que ele quer ter.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Lynchthedreamer 11/03/2020

Foi uma leitura obrigatória da escola, porém, confesso ter gostado da história e o final dela me surpreendeu

Rosy 09/01/2019

Choro só de lembrar

Amanda - @entrelinhas.literario 06/04/2018

"- Bonito mesmo você vai ver quando eu o levar para passear. Quando a lua estiver enorme e a noite dormir o seu sonho de mansidão.
- E quando vai ser, Gabriel?
- Logo que você fique mais forte. Sua viagem assim terá um aspecto que você nunca poderia imaginar." ⠀

O Veleiro de Cristal é um livro bem curtinho, que conta da breve estadia de Anna e Edu em uma casa à beira do mar que mais parecia um veleiro para o menino.

À bordo do Veleiro somos apresentados a alguns personagens muito especiais: Gakusha, o tigre chinês de bronze que fica próximo à piscina; Dona Maria Jurandir, uma coruja que não gosta muito que enfatizem o fato dela ter sido empalhada, mas aprecia histórias tristes; e o sapo Bolitrô, que sabiamente escolheu esse nome por soar muito melhor para um sapo.
O livro nos coloca sob o olhar de Edu, e com ele vivenciamos as dificuldades de uma criança especial, com deficiência motora e com consciência de que não é querido pelos pais ou irmãos. Quando até mesmo o próprio Eduardo já havia desistido de si, encontra forças em tia Anna, que prova ao menino que ele é sim capaz de ser amado.
É uma história de imaginação e superação; uma luta contínua de uma criança para se encaixar na própria existência, ainda que para isso tenha que viver no mundo dos sonhos.

site: https://www.instagram.com/entrelinhas.literario/

Fabio Vergara 12/01/2018

Dica de leitura: O Veleiro de Cristal (Brasil. 1972)
Sinopse: Para enfrentar delicada cirurgia na espinha dorsal, Eduardo é levado pela tia para uma temporada no litoral.

Nota (0-10): 5.

Que mania maldita essa de Vasconcelos fazer seus leitores se sentirem péssimos! OVdC é o tipo de leitura que faz você perder toda a fé na humanidade. As deformidades de Eduardo acarretam em humilhações e, consequentemente, um sentimento profundo de abandono. A reviravolta do final estava meio que anunciada pela forma como Vasconcelos denomina o tomo: “Primeira e última parte: Monólogo da Solidão”. É nas figuras dos animais antropomórficos que Eduardo externa sua personalidade: Mintaka é sua vida soturna; Bolitrô, sua inteligência; mas é Gakusha o ideal, imponente, cheio de poderes. A trama, porém, e sensacionalista demais, tentando sensibilizar o leitor de qualquer maneira, com uma urgência que cansa. Não há uma “moral da história”, nem exatamente uma denúncia genuína, nem tampouco faz você refletir. É como se a história de Eduardo estivesse lá apenas pra fazer você se sentir horrível. Não que OVdC seja ruim. Mas parece uma chance perdida para debates sobre temas de relevância social.

Wagner 16/09/2017

OUVIDO E CORAÇÃO

(...) Toda vez que você encostar seu ouvido no meu coração eu falarei (...)

Lili 01/03/2017

O Veleiro de Cristal
Reli este livro para um desafio "livro que marcou a sua infância". Interessante perceber que ele realmente marcou, pois eu me lembrava de praticamente tudo - e minha memória para livros não é das melhores.

História triste e tocante. Traz a sensibilidade de José Mauro de Vasconcelos, aquele autor que gosta de fazer chorar como ninguém.

O livro conta a história de Eduardo, um menino com uma deficiência que o deforma e impede de andar, rejeitado por toda a família e amado somente por sua tia Anna. Em um período de descanso que antecede uma importante cirurgia, ele e sua tia viajam para uma linda casa à beira-mar, para que ele se fortaleça e se tranquilize, aumentando as chances de sucesso do procedimento. Nesse contexto conhecemos alguns seres encantados que vão proporcionar alguma alegria a Eduardo, cuja vida parece ter sido apenas de sofrimento.

O livro é muito simples e pode ser lido em poucas horas. Como outros livros do autor, considero uma leitura meio "poética" e com lágrimas garantidas...

Dani 15/01/2015

Emoção sem compromisso
Decidi não ser duro demais com essa obra. Conhecemos o autor pelo seu desejo quase zeloso de comover o leitor, e o que se lê nas páginas do Veleiro de Cristal é exatamente o que podemos prever através da sinopse. Um dramalhão.
Este é um livro daqueles que se lê em uma tarde de domingo, buscando uma experiência rápida e pouco exigente. Não se espera nada de inovador aqui. Você sabe o tempo todo o que vai acontecer, só não sabe como. Os personagens rasos e dicotômicos não permitem que nos demoremos em dilemas ou conflitos além do próprio desafio de viver com um cronômetro sobre a cabeça. A premissa simples não surpreende. Ainda assim, qualquer leitor que avança sem compromisso pelas páginas, pode se comover. Não apenas com o sofrimento do menino, mas o desamparo de Anna - essa sim, a mais desolada e solitária das criaturas.
É uma narrativa que leva a torcer pela vida e pelos sonhos, e esperar que algo nisso tudo valha a pena. Vale para quem? Essa é a resposta que o livro oculta.
Por isso, apesar da escrita repetitiva e muito forçada para criar frases e diálogos comoventes e artificiais, decidi ler apenas pela experiência em si. O resultado foi continuar pensando nos personagens mesmo alguns dias após a leitura. Muitas obras bem mais elaboradas não conseguem este efeito que, para mim, é um dos mais bonitos na literatura.

site: http://escrevendovidas.esy.es/
Lili 01/03/2017minha estante
Concordo plenamente! José Mauro de Vasconcelos é o melhor autor ruim que eu conheço! Kkkkkkkkkk

Kah Koli 02/11/2013

emocionante
um livro incrivel,que emociona que chega deprimir um pouco,porem nos ensina a valorizar cada dia nosso de vida....
eu recomendo que leiam esse livro,que conta a historia de um garoto que nao pode andar,porem que tem uma imaginação incrivel!!

Raquel Lima 08/11/2012

Bobo.
Sou fã do autor por livros que tem na simplicidade sua marca e enredo: "Rosinha, minha canoa" e " Meu pé de laranja lima". Mas depois de ler outros livros seus, percebi que a formula foi esgotada nestes dois, seus livros são sem enredo, fracos, fraquissimos, este é chato demais.Uma criança doente com paralisia, problema cardiaco e uma encefália, é desprezado pela família, tem uma tia que o adota e o leva para uma casa na praia para passar um tempo, antes da cirurgia, está casa para ele é o Veleiro de Cristal...Contando assim, tem mais conteúdo que o livro.Não consegui ver nenhuma mensagem.Acho que mesmo em 72/73, quando foi escrito, as crianças achariam a fantasia do menino Edu chata.Tristeza por tristeza e mais nada.Mais uma vez, fiquei decepcionada com o autor e vou parar por aqui meu conhecimento de sua obra.

Isabella Martin 17/07/2012

Lindo!
Li "O veleiro de cristal" para a escola, e é um livro que trata de coisas especiais, diferentes, um menino especial, que a partir da casa dele vive em um mundo a parte contruído com a sua imaginação.

1 | 2 | 3 | 4