Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Fabi.Filippo 06/02/2023

Inspirador
Viktor Frankl foi um psiquiatra austríaco fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia.

No período de 1933 a 1936 foi diretor do pavilhão de mulheres suicidas do hospital psiquiátrico de Viena . E quando os nazistas tomaram o poder na Áustria sabotou todas as ordens de proceder à eutanásia de doentes mentais sob seus cuidados .

Frankl sobreviveu aos campos de concentração nazistas da Segunda Guerra e este livro especificamente traz suas memórias sobre aquela terrível experiência, da qual não sobreviveram sua esposa , pais e irmão. E também nos mostra suas reflexões para encontrar sentido em continuar vivo mesmo em condições e situações degradantes.
Sua experiência naqueles campos o levou à descoberta da logoterapia. E por que este nome ?
Logo significa sentido .

É um livro que traz um assunto muito pesado, triste mas ao mesmo tempo muita reflexão e ensinamentos. Não imaginava que seria uma leitura tão rica.
Recomendo a todos a leitura .

Viviane Fontes 06/02/2023

Esse livro foi difícil de ler no início, o relato de viver em um campo de concentração não é fácil de digerir. Lia poucas páginas por dia, para aguentar assimilar.
É um livro fantástico!

Alê 04/02/2023

?Onde fica a liberdade humana??
Descobri esse livro após ler ?A bailarina de Auschwitz?, a autora fala bastante sobre o trabalho de Frankl. É sensível, comovente, e trás questões que transcendem. Terminei, já quero reler, quero que todo mundo que eu conheço leia. Excelente!

Dani.Garcia.Arts 31/01/2023

Um dos melhores livros que eu já li.
Esse livro entrou na minha vida no momento em que eu mais precisava.

Tenho buscado um sentido pra vida e, finalmente, um livro conseguiu me mostrar e fazer eu entender como encontrar o sentido.

Os relatos do autor são fortes. E não tem como não se abalar. Mas, mais importante que isso são as lições e a interpretação que ele dá aos eventos.

Também a forma como apresenta a logoterapia (escola da psicologia que eu não conhecia) é fundamental para começarmos a associar a teoria com a prática.

Simplesmente sensacional o livro. E me ajudou e inspirou de muitas formas.

Serei sempre grato ao autor por compartilhar esse livro com o mundo.

Kelly 31/01/2023

Sobre Em busca de sentido
Sempre que falamos sobre o holocausto, a Alemanha nazista e os campos de concentração, falamos sobre o quão cruel o ser humano pode ser. E ler um livro escrito por um sobrevivente é uma alegria, embora o texto seja triste, a verdade precisa ser dita e a sobrevivência a tortura comemorada!

Marcos 31/01/2023

Em Busca de Sentido
Sim, o livro "Em Busca de Sentido" de Viktor E. Frankl descreve sua experiência como prisioneiro em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial e sua teoria sobre o sentido da vida. A grande lição do livro é que é possível encontrar sentido e propósito na vida mesmo diante do sofrimento e adversidade. De acordo com Frankl, a busca pelo significado e propósito é o que dá sentido à vida humana.

lavien 30/01/2023

Tão esclarecedor em tantos pontos importantes a serem refletidos. Acredito que vou precisar de mais de uma leitura desse livro na minha vida para absorver tanta informação, que apesar de ser objetiva, ainda se trata de um assunto inquestionavelmente denso e profundo. Eu não conhecia Logoterapia até o momento, mas sinto que realmente é algo a acrescentar em minha vida.

isabel_fmelo 30/01/2023

Segunda guerra mundial.
Quanto sofrimento e situações descritas com tantos detalhes que consigo imaginar claramente as crueldades. Interessante demais as analises feitas em relação à empatia, poder, opressão e liberdade.

quelquel 30/01/2023

Em busca de sentido
duas frases que eu senti bastante o livro foram:

"A vida é sofrimento, e sobreviver é encontrar significado na dor, se há, de algum modo, um propósito na vida, deve haver também um significado na dor e na morte"

"Se é que a vida tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá. Afinal de contas o sofrimento faz parte da vida, de alguma forma, do mesmo modo que o destino e a morte. Aflição e morte fazem parte da existência como um todo."

a autobiografia é sobre um psicólogo que vivência a rotina em um campo de concentração, ele trata esse assunto com extrema naturalidade, até porquê para eles, aquilo era tão "comum" que se acostumaram com as constantes violências e descasos. é um livro triste, mas realidade, faz com que a gente reflita bastante sobre ficar buscando sentido nas situações, as vezes, acho que nem tudo há um sentido por trás... é bom cultivar a fé/esperança que o dia seguinte será melhor que esse, talvez, não seria esse o objetivo da vida?

"Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo." ????????????

sara440 28/01/2023

"Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como."
Apesar de ter tido dificuldades nos pontos mais técnicos que o autor abordou, acredito que seja uma leitura necessária para todos.

"Da maneira com que uma pessoa assume o seu destino inevitável, assumindo com esse destino todo o sofrimento que se lhe impõe, nisso se revela, mesmo nas mais difíceis situações, mesmo no último minuto de sua vida, uma abundância de possibilidades de dar sentido à existência."

(28/01/2023)

Mi_ 27/01/2023

Viktor Frankl, foi neuropsiquiatria e fundador da terceira escola vienense de Psicoterapia: ?Logoterapia e Análise Existencial", na qual é considerada a primeira ciência mundial especializada em sentido da vida.
A obra foi publicada em 1946 e relata as experiências do autor nos campos de concentração nazista.
Ao contrário de Freud,Frankl afirma que nosso impulso principal não é o prazer, mas a descoberta e a busca daquilo que consideramos mais significativo, ele também argumenta que não podemos evitar o sofrimento, mas cabe a nós escolhermos como lidar, encontrar um significado nele.
A Logoterapia é uma abordagem desenvolvida por Viktor e visa a exploração do sentido existencial de cada indivíduo.

Marcos Caio 27/01/2023

Uma análise psicologica da experiência dentro de um campo de concentração, vivida por um psicólogo.
Muito interessante essa abordagem mais analítica do assunto! Acredito que mais do que gerar desconforto e tristeza (por exemplo, como quando li o diário de anne frank), gera um entendimento muito mais profundo (ainda que abismal) dos acontecimentos, dos sentimentos, das sensações, dos pensamentos, de um prisioneiro no campo de concentração.
E toda essa narrativa da situação vivida gera um contexto muito significante pro entendimento do sentido da vida, do constante vazio existencial do ser humano na sociedade moderna e na busca da honra dentro do sofrimento.
Por fim, o maior motivo da incapacidade do ser humano de arcar com o sofrimento e o constante vazio existencial se resume à falta de resiliência e enxergar na tragédia uma missão (na realidade, não conseguir enxergar em tudo uma missão imposta pela vida, que deve ser cumprida, porque assim é a vida).

" Da maneira com que uma pessoa assume o seu destino inevitável, assumindo com esse destino todo o sofrimento que se lhe impõe, nisso se revela, mesmo nas mais difíceis situações, mesmo no último minuto de sua vida, uma abundância possibilidade de dar sentido a existência."

Precisamos ser dignos do tormento.

AlineAlbuquerque19 25/01/2023

Único
Uma história profunda, verdadeira e chocante. Todos deveriam lê e também se aprofundar da vida de Viktor Frankl.
Maíra 25/01/2023minha estante
Concordo.

Debora 24/01/2023

Somos capazes de tudo seja bom ou ruim.
Livro que traz uma reflexão principalmente sobre o que esperar do ser humano em momento extremo de necessidade e de violência.

Voltarei de tempos em tempos para uma reeleitura.

thaianni 24/01/2023

muito bom
um livro complexo de se acompanhar, ao meu ver. claro, não sou psicóloga nem psiquiatra, logo, não sou "do nicho".. mas da pra entender muita coisa, pegar muita informação, refletir sobre os temas, aplicar na nossa realidade. enfim. gostei bastante.