Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl




Resenhas - Em Busca de Sentido


906 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Andrea M 12/02/2024

Sempre alertas...
Trecho do livro que nos remete aos tempos atuais em que ainda há pessoas adorando "mitos"...

"Naturalmente, você pode perguntar se realmente precisamos referir-nos a 'santos'. Não seria o suficiente referir-nos a pessoas decentes? É verdade que elas formam uma minoria. Mais que isso, sempre serão uma minoria. E, no entanto, vejo justamente neste ponto o maior desafio a que nos juntemos à minoria. Porque o mundo está numa situação ruim. Porém tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que pode. Portanto, fiquemos alerta - alerta em duplo sentido: Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo."
comentários(0)comente



Tatiana427 10/02/2024

Em busca de sentido
Em busca de sentido , do psiquiatra queridíssimo Viktor Frankl, ele que infelizmente teve a experiencia de passar por quatro campos de concentração, perdeu sua família e amigos, o livro conta com muita sensibilidade sua trajetória, desde o trabalho árduo e forçado nas ferrovias, as negociações de sobrevivência por um prato raso de sopa , a febre de tifoide que matou milhares de prisioneiros , como ele auxiliou no atendimento aos doentes, e quando a desesperança era atingia por algumas pessoas através de um simples cigarro, ou preferir pela autodestruição nos fios elétricos que cercava o aprisionamento, quando não tinham sapatos , procuravam nos mortos para se calçarem , os cadarços eram amarravam com arames...
Toda essa crueldade serviu como inspiração para seu artigo pré escrito em seu casaco que foi se perdendo e se reconstruindo através de sua técnica terapêutica a Logoterapia. Diferente dos divas da psicanalise , esta técnica traz como referencia buscar o essencial, o sentido com mais clareza, racionalidade e aceitação sobre os empecilhos da vida.

Curiosidades: Frankl recebeu três títulos de Honoris Causa nos Estados Unidos. No Brasil Frankl recebeu o título de Doctor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na ocasião em que presidiu o I Encontro Latino-Americano Humanístico Existencial LOGOTERAPIA, realizado de 29 de abril a 1º de maio de 1984, em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, também, foi agraciado com este título na capital da Venezuela. Na Argentina, Frankl também recebeu os títulos de Professor Honoris Causa pelas Universidades de Salvador, Católica da Argentina e de Medicina de Buenos Aires.

Um excelente presente para esse fim de ano, para refletimos e guardar em nossas bagagem o que realmente importa para começar os próximos dias. Super indico
comentários(0)comente



Yuririn 10/02/2024

O livro e as análises são bacanas. Embora não tenha tido muita informação diferente de outros relatos sobre a segunda guerra em si, as analises feitas foram bem legais e a realidade vivida bem descrita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju Moon 07/02/2024

É um livro forte que mostra a experiência de um psiquiatra em campo de concentração e lá ele observa a si mesmo e a outros ao seu redor, dando início ao movimento importante na Psicologia com a criação da Logoterapia, enquanto tentava sobreviver mais um dia.
Excelente!
comentários(0)comente



Isabel659 03/02/2024

Em busca de sentido
Na parte que ele conta sobre como foi a experiência dele no campo de concentração é muito pesado, e me fez repensar sobre como eu estou dando valor a o que eu tenho.
A parte que ele faz um estilo reflexivo foi de bom entendimento, porém teve algumas partes que foi complicado de entender.
Em termos gerais ele fala que para vida valer a pena tem que ter um sentido
E cita Nietzsche: " quem tem um porquê alguenta o como".
comentários(0)comente



lpriante 01/02/2024

Principalmente a parte final do livro é extremamente edificante, te faz refletir e é difícil não concordar com o autor. Quem tem um porquê suporta qualquer como.
comentários(0)comente



milly 01/02/2024

"somos desafiados a mudar nós mesmos"
Sinto que li esse livro no momento errado da minha vida, talvez se tivesse lido há uns anos atrás ele teria me empolgado muito mais. é triste que usem esse livro pra reforçar a ideia patética da existência de uma psicologia cristã. bom livro, bom autor, grandes ensinamentos.
comentários(0)comente



Pr. Gabriel Costa 31/01/2024

4,5 Estrela
Um livro fascinante é possível sentir fortes emoções, com a narração ainda que não tão detalhada do horrível holocausto humano vivido pelos judeus.

Em minha análise, o livro se divide em duas partes, a primeira sobre as narrativas dos fatos sofridos nos campos de prisão e a segunda uma abordagem sobre psicanálise.

A grande temática ou melhor lição do livro que posso aplicar em minha vida é que todo homem deve entender qual é o seu sentido de viver e imaginar se ao fim da vida não irá se arrepender das escolhas que fez. Parafraseando você pode decidir viver o hoje como se fosse ontem, e ter a oportunidade de não cometer o erro que está prestes a fazer.

Sim, eu posso escutar o seu, ham!?. É tudo uma questão de percepção do motivo da sua vida, onde muitos erros, fobias e traumas são corrigidos e superando, mudando apenas o paradigma.

Valeu cada minuto investido.
comentários(0)comente



Gi Santos 31/01/2024

Em busca de sentido.
O início do livro é bem interessante e ainda mais os relatos sobre os campos de concentração que não me canso de ler sobre é sempre me surpreende muito. Depois vai ficando (na minha opinião) um pouco mais chato, mas ainda sim um bom livro.
comentários(0)comente



Maria 30/01/2024

Encontre sentido em seu sofrer?
Leitura inspiradora!

Recomendo muito para aqueles que assim como eu, tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Logoterapia e seu fundador.

Sendo um convite a reflexão sobre aspectos da existência humana como sofrimento, morte, aflição e acima de tudo a vontade de sentido (propósito e sentido para o qual viver).



?Quando já não somos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós próprios?.

? O sofrimento deixa de ser sofrimento

quando encontra um sentido?.

?Transformar tragédia pessoal em triunfo?.

?Aceite o desafio de sofrer com bravura?.

?Ter sido é a mais segura forma de ser?.

?Quem tem por que viver aguenta quase todo como? ~ Nietzsche

?Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento? ~ Dostoievsky
comentários(0)comente



Gabriela3445 29/01/2024

Uma história inspiradora
O livro todo vamos nos deparando com a história inspiradora de Viktor, mas no último capítulo somos presenteados com uma explicação sobre a logoterapia.
Viktor afirma que viveu na prática tudo o que estudou, pensou e escreveu sobre a teoria.
Gostei bastante e recomendo, principalmente para quem deseja conhecer um pouco mais desse autor.
Canoff 29/01/2024minha estante
Esse livro é uma análise do livro original ou é uma releitura de Em Busca de Sentido, do Frankl?




Emanuele153 29/01/2024

Em Busca de Sentido
O livro narra um pouco da vida do autor durante o período em que permaneceu nos campos de concentração e traça um paralelo com a saúde mental. Mais que qualquer outra coisa: ele propõe a ensinar sobre o sentido da vida. Viktor E. Frankl relata as fases psicológicas dos prisioneiros de tais campos, como passam de uma falsa ideia de indulto, chegam a parte da apatia (onde nada mais tem significado, deixem de sentir) até a sua libertação.

O livro também trás os conceitos de Logoterapia, um tipo de psicologia desenvolvida pelo autor. Em suma, a Logoterapia é a busca pelo sentido da vida.

Eu amei essa leitura, em vários momentos tive vontade de chorar com os relatos, e com como o ser humano consegue se desligar de todos os seus sentimentos se colocado sob determinadas condições. É interessante citar que, parafraseando Viktor, o sentido da vida não é o mesmo para todos. Pelo contrário, ele é mutável, e também varia de acordo com o momento em que a pessoa se encontra. Assim como uma frase muito famosa aponta "não é possível banhar-se duas vezes no mesmo rio", pois tudo está em constante mudança, assim como o sentido que damos para nossas vidas.
comentários(0)comente



Mareufq 28/01/2024

No que tange ao sentimento de falta de sentido, no entanto, não devemos esquecer que, em si, ele não é uma questão de patologia: mais do que ser sinal e sintoma de uma neurose, eu diria que é a prova da humanidade da pessoa. Mas, embora não seja causado por nada patológico, este sentimento bem pode causar uma reação patológica; em outras palavras, é potencialmente patogênico. Pensamos na síndrome neurótica de massa tão presente na jovem geração: há ampla evidência empírica de que as três facetas desta síndrome - depressão, agressão, dependência de drogas - são devidas ao que se chama em logoterapia "o vazio existencial", um sentimento de vacuidade e de falta de sentido.
comentários(0)comente



Fernanda.Santos 27/01/2024

Simplesmente incrível. Apesar dos termos técnico o autor consegue passar as informações de forma que um leigo no assunto (como eu) consegue compreender.
comentários(0)comente



906 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR