Gender Queer

Gender Queer Maia Kobabe

Resenhas - Gender Queer: A Memoir

leonardo1083 18/04/2024

Nem sei o que escrever
Primeiramente, VOU ME MATAR NA PORTA DE AUTORE COMO VOCÊ PODE FAZER ISSO COMIGO TO TODO EMOCIONADO

Nunca tinha achado palavras certas pra descrever o jeito que eu me sentia de forma tão clara igual nessa memoir, valeu totalmente a pena.

Helena Dias 11/01/2024

"Though I have struggled with being your daughter, I am so, so glad that I am your child.”
DLL24: Um livro LGBTQIA+

Essa leitura tomou rumos que eu jamais imaginei. Sim, eu estava consciente de que é uma autobiografia, mas não sabia que seria tão profunda.

A jornada de autodescoberta de Maia é formada por um conjunto de situações que só fazem com que elu tenha mais dificuldade em se entender. Apesar de ter uma rede de apoio familiar muito boa, ainda existe a dificuldade em expressar suas dúvidas e o que sente. E é exatamente sobre todo esse processo que Maia fala em sua história, desde a infância até a vida adulta.

Temas como os padrões impostos pela sociedade, disforia de gênero, sexualidade e autoaceitação são partes extremamente importantes dessa caminhada. E elu consegue trazer tudo isso de uma forma intensa e muito poética, acompanhado de ilustrações belíssimas. Em diversos momentos, me peguei querendo dar um abraço em Maia.

Além de uma poderosa narrativa, elu trabalha diversos temas de uma forma básica propositalmente deixando claro que ninguém é obrigado a te entregar explicações em uma bandeja. Se realmente quer aprender, uma pesquisa no google já resolve.

Gostei muito de conhecer Maia e sua trajetória como uma pessoa não-binária.

“A note to my parents: Though I have struggled with being your daughter, I am so, so glad that I am your child.”

Leonel.crvg 29/12/2023

Ser uma pessoa trans e ler esse livro é realmente se encontrar em diversos relatos do livro. É muito bom ver representatividade sendo feita por pessoas trans realmente, porque muitas vezes são só pessoas cis falando completos esteriótipos de coisas que eles nunca viveram.

k.mazzi 26/11/2023

Uma história em quadrinhos muito boa, que li em um passeio na livraria, ou seja, é bem rápido. Foi inovador e até reconfortante ver uma personagem com quem eu me identificasse tão bem, principalmente nos questionamentos sobre performatividade na infância. Mesmo pra quem se identifica como cisgênero, é uma leitura que vale a pena pra conhecer outra perspectiva e entender melhor os coleguinhas não binários.

lipelimma 10/09/2023

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Renan 12/08/2023

Leitura fundamental
Esse aqui eu comecei lendo imaginando que seria uma leitura sobre o universo queer, talvez um tom meio autobiográfico. Não tinha como estar mais enganado. O jeito que elu explica todo o universo queer, os medos, anseios e todos os traumas são explicados de uma maneira única e muito didática. Achei a narrativa emocionante e fiquei feliz de verdade por saber que elu está feliz, encontrou o lugar próprio no mundo. Leitura fantástica para entender esse universo.

Thomas124 19/07/2023

Incrível
Li esse livro por recomendação, e foi uma experiência incrível. Como uma pessoa trans, posso dizer que o livro aborda a situação de descoberta de forma perfeita, e e personagem principal é extremamente fácil de se identificar.

Michele481 09/07/2023

Perfeito
Esse livro é simplesmente perfeito!!
Sou extremamente grata por esse livro ter chegado a mim e por ter a possibilidade de lê-lo, que obra de arte grandiosa, é uma obra absurdamente linda e profunda.
Maia traz a história de sua vida, em forma de quadrinhos e conta como se entendeu como pessoa não binária. É absolutamente profunda, verdadeira e crua a forma como as coisas são trazidas no livro, você entende realmente como é passar por experiências que pessoas cis passam com facilidade, por uma perspectiva diferente.
Independente de sua orientação sexual ou da forma como você se identifica enquanto gênero, essa leitura abrirá sua mente e muitas vezes te acalenta quando você se reconhece nelas.
Amo amo você Maia, obrigada por esse livro.

Maria 09/05/2023

Uma história diferente
Li este HQ por pedido da aula de filosofia da faculdade, uma aula sobre oque é uma pessoa, oque faz de nós, nós. Este livro conta a jornada de descoberta de Maia, que não se sente confortável com qualquer tipo de rótulo que possa ser colocado em pessoas. Por não ter uma experiência parecida foi difícil entender os sentimentos de Maia, mas suas ilustrações são incríveis.

Filosophis 28/03/2023

Eu li e
Não entendi o motivo do pq o livro é um dos mais odiados dos Estados Unidos, ele foi muito muito importante para me entender melhor. Me identifiquei em tudo - ou quase td- é legal ter algum protagonista que viveu basicamente o que voce viveu.

fev 29/01/2023

Gender queer é sobre a complexidade de ser alguém e não se encaixar nos padrões que a sociedade muitas vezes impõe sobre nós. O ser humano é complexo demais e Maia Kobabe mostra nesta graphic novel como foi seu processo em entender a sexualidade, gêneros ou não identificação com eles. É uma autobiografia super interessante e de certa forma esclarecedora. Elu mostra de forma mais uma humana possível como é ser queer.

Acredito quer ler essa graphic novel é um excelente exercício para entender a realidade de uma pessoa diferente de nós. Fica a recomendação.

Carol @solemgemeos15 02/08/2022

A discussão sobre sexualidade e identidade de gênero costuma repleto de tabus e nessa memoir, e ilustradore mapeia parte de sua jornada em autodescoberta, em seus altos e baixos.
Creio que tenha sido uma das melhores memoir ilustradas que já vi. Não apenas porque a arte é bonita, mas especialmente porque e ilustradore pincela partes de toda fase de sua vida (infância, adolescência e adulto), contextualizando o lugar em que morou, suas influências e seu círculo de amigos e familiares. Além disso, Kobabe não parece ter vontade de contar uma versão maquiada de sua jornada de autodescoberta – afinal, é uma pessoa e como tal, cometeu erros e acertos, fez coisas louváveis e questionáveis.
Particularmente, acredito que é apresentando esse tipo de contradição que o ponto de vista de quem escreve é mais genuíno.
Elu conta sobre como se apaixonou por literatura, como era fascinade por histórias que gritavam queerness, como sua relação com seu corpo era confusa (em especial, quando parecia que era a única pessoa que não sabia das convenções sociais), como parecia incomum por quem nutria amores platônicos, entre outras coisas.
A jornada delu é longa, porque Kobabe acreditou por algum tempo que era bissexual, depois lésbica, depois assexual, mas não parecia que em nenhum deles sua experiência cabia. E após se entender como gender queer, Kobabe teve que enfrentar a “saída do armário” novamente, além de enfrentar sua necessidade de não incomodar os outros por se afirmar uma identidade que nem todos acreditam que exista...
Gosto do tom da história e como o escritore questiona as implicações de ser gender queer (não apenas para si, mas também para outros [por exemplo, a próxima geração que pode se perceber na mesma jornada de autodescoberta que elu se encontrou]).
Recomendo para qualquer pessoa que esteja questionando sua identidade de gênero e para quem deseja conhecer a perspectiva de alguém que é “disconforme ao gênero.”

manuelaaz 11/06/2022

Gender Queer...
Essa foi a primeira comic que eu li em inglês e foi super tranquilo. A linguagem é super fácil para quem está começando e a arte é linda.
O tema abordado é muito importante e interessante, adorei ganhar mais conhecimento sobre o assunto.
Admiro muito a autora por trazer sua história para todos!