ELOGIO DA SEDE

ELOGIO DA SEDE JOSE TOLENTINO MENDONÇA

Resenhas - ELOGIO DA SEDE

FellipeFFCardoso 13/01/2024

Cheguei a este livro pela indicação de Pedro Bial. Para além da religião, as reflexões deste livro falam diretamente com a angústia humana num momento de muitas distrações de nós para conosco. Tais quais os estudos psicanalíticos fazem em seu recorte acadêmico, o autor busca neste texto, por meio de um teologia católica, a dialética do viver real e da vida esperada, almejada, esperançada, mas negada muitas vezes diante de urgências mundanas. É bonito ler as investigações que ele faz sobre desejo, sobre a vontade do divino, sobre a compaixão, a misericórdia, a pacificação de nosso fracasso constante pois, falíveis que somos, jamais atingiremos o que os sistemas sociopolíticos nos ensinam a crer que conseguiríamos por mérito. Diante de nossa pequeneza, buscar a Deus, seja Ele em que forma for, independente do culto, é também aceitar o vazio que temos dentro, reconhecer nossa sede e expandi-la, cavá-la com o propósito de validá-la, já que para viver, além da curiosidade e do espanto diante da vida, é preciso a humildade de nos sabermos carentes de fé e, portanto, recolhidos à nossa - como o capitalismo tanto nos faz senti-la como uma ineficiência produtiva e descartável - insignificância, pois nela arde o divino em nós. Lindo livro.

Jeronimo.Rosa 18/05/2023

Sede de Deus
Ao abrir o livro, queremos buscar meios para saciar a sede de água e de Deus. No decorrer das páginas Cardeal Tolentino apresenta que a sede instiga a cada ser humano a buscar por Deus. Busquemos incansavelmente a Deus.

Miso Porto 07/06/2022

"A periferia está no DNA cristão"
Essa e tantas outra frases desse livro tiram o leitor do eixo e o fazem ressignificar as vivências e a sede.
O livro é uma coletânea dos textos que o autor escreveu para conduzir as reflexões do Papa Francisco em seu retiro quaresmal. São textos muito bem elaborados por Tolentino de Mendonça. As conexões que o autor faz entre a sede e as diversas passagens das escrituras, as citações de diversos autores... tudo é de uma riqueza imensurável.

Mari Guaita 07/07/2020

A sede
É um livro bom que nós faz refletir sobre a sede com base em diversas passagens dos Evangelhos.
É uma leitura leve.

Pedro Henrique 05/03/2020

Tenho Sede !
Uma leitura que nos toca profundamente !

José Tolentino com muita sensibilidade nos coloca diante do poço da existência , da sede da alma , dos desejos mais íntimos do ser .

A partir da passagem Bíblica da Mulher Samaritana registrado no Evangelho de São João , o autor nos conduz em um encontro universal que se inicia com aquela mulher mas que de fato se perpétua em todos nós .

Priscila (@priafonsinha) 08/02/2019

Bem-aventurados os que têm sede.
No ano passado, o sacerdote português José Tolentino Mendonça foi escolhido pelo Papa Francisco para fazer as meditações durante o retiro na Quaresma, e essas meditações e reflexões viraram esse presente para todos os cristãos e não cristãos, o "Elogio da Sede".
José Mendonça, de forma simples e direta e através de exemplos e citações de diversos autores (Clarice Lispector, Eduardo Galeano, Cervantes, Fernando Pessoa) nos faz refletir sobre o que temos "sede" hoje em dia. Numa vida voltada para o imediatismo e consumismo, estamos sempre prontos a realizar nossas vontades, não somos mais capazes de esperar para concretizar grandes desejos, queremos sempre matar nossa "sede", nos frustramos. Saibamos esperar, saibamos estar na solidão, saibamos ouvir o "sim" necessário, saibamos estar com o próximo, algo que a tecnologia por vezes nos atrapalha. "Uma sociedade do consumo é, fundamentalmente, uma sociedade desumanizada" . Ao fim do retiro o Papa disse: "Uma das coisas que achei importante foi dizer que Deus tem sede das nossas sedes". Bem-aventurados os que têm sede.