Cartas do front

Cartas do front Andrew Carroll

Resenhas - Cartas do Front

Marcos 28/01/2023

O ser humano tem a centelha da sua humanidade, e neste livro com suas cartas sendo escritas na bestialidade das guerras, temos a esperança no amanhã para nós todos.

Paty Diniz 28/07/2017

Cartas do Front
Que maravilha de livro. Pra quem não se importa em se emocionar, esse é um livro que com certeza nos faz derramar algumas lágrimas e também repensar a vida como um todo. É uma coletânea de cartas escritas por familiares e por soldados de linha de frente de várias guerras famosas ao longo do tempo. Vale muito a pena.

Vinícius 10/04/2014

A Humana Barbárie.
Eu não sei se sou um pacifista. Na verdade eu nunca me identifiquei como tal.

Mas nesses últimos dias, tenho sido conduzido a reflexões poderosas acerca da natureza da guerra, dos homens e do que é ser humano em geral. Tudo por causa da minha leitura de "Cartas no Front", talvez o livro mais emocionante que já tenha lido em minha vida. Nunca cheguei tão perto de derramar lágrimas em uma leitura como foi nesses últimos três dias (manly tears, é claro). Sério, acho que todo mundo deveria ler esse livro.

O que mais me emocionou e cativou em "Cartas do Front" foi que ele trouxe o lado humano da guerra. Para além de ideologias, motivações escusas, discursos políticos e ambições de poderosos, temos os relatos de homens e mulheres longe de suas famílias, de seus amigos, longe de suas vidas, levados para o horror, a barbárie, toda a completamente desumanidade, para experiências que mudarão sua vida e o moldarão para o bem e o mal.

Cada indivíduo é único, em sua singularidade e modos de enxergar o mundo e a realidade à sua volta. Esse é um dos maiores trunfos do livro: os diferentes pontos de vista muitas vezes refletindo os mesmos medos, desejos, anseios, sentimentos. Estamos acostumados a ver os grandes conflitos mundiais sob a ótica dos vitoriosos, mas através desse livro aprendemos que um nazista não é menos humano do que um americano. Que nem todo iraquiano é um terrorista, que se autodenominar cristão não lhe dá o direito de julgar um estrangeiro, de se sentir melhor do que o "inimigo". É uma experiência para abrir os olhos frente à muitas coisas da vida.

Passam-se as guerras, mudam-se os cenários, mas o homem continua a ser o homem. Alguns encontram sua fé, outros se reduzem ao niilismo, mas o homem - a despeito dos riscos de uma progressiva perda de humanidade, dos quais muitos são acometidos - continua a ser homem.

(resenha completa no blog)

site: http://blogdochup.blogspot.com.br/2014/04/a-humana-barbarie.html?spref=tw

Lista de Livros 22/12/2013

Cartas do Front: relatos emocionantes da vida na guerra – Andrew Carrol (org.)
Parte I:

“Tua pátria precisa de ti. Teus quatro irmãos morreram para defendê-la. Se não vieres, não mais o considero meu filho. Não admitirei covardes na família.”

(Uma mãe francesa de St. Pierre, escrevendo ao filho em novembro de 1914.)
"Sem dúvida, deves ter pensado que me esqueci completamente de ti. Se tais pensamentos ocuparam tua cabeça, espero que me perdoes, pois estive muito mal. Ainda agora tenho tremores nas mãos. Empreendi fugas maravilhosas. Fui ferido na perna por estilhaços de bombas, mas eram apenas feridas na carne. Algumas vezes, o impacto me arrancava o capacete e logo eu apalpava a cabeça em busca de sangue, porém o mais próximo disso que cheguei foi quando uma bala atingiu meu rosto e cobriu de sangue a túnica, e outra bala arrancou-me todo o cabelo da sobrancelha deixando apenas um pequeno arranhão. Como é estranho ver sangue, nosso próprio sangue, quando você está bem no meio de tudo isso. É claro que me envolvi em algumas dificuldades e agradeço a Deus por estar vivo para contá-las. Por vezes, foi simplesmente aterrador. Que estranho modo de vida este de estar entre bombas e balas, noites e dias sem dormir. Eu costumava passar mal diante da funesta visão de corpos caídos ao redor, com uma cabeça a rolar sem corpo, pernas e braços por toda parte, muitas vezes tomei nossos próprios mortos como escudo. Quando os turcos tentavam me acertar, a bala se chocava com o corpo à minha frente: Oh, Gill, isto é o inferno na Terra. Talvez o inferno possa ser ainda pior, mas, na verdade, não acredito que o seja."

(Frederick C. Trenne, um soldado neozelandês, escreveu em 12 de janeiro de 1916 a seu amigo G. Harry Gillespie sobre o combate em Galípoli.)
Mais em:
XXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Apenas uma nota. Estou prestes “a galgar o parapeito”, e as chances de um oficial subalterno voltar vivo para casa são praticamente nulas. Mas, caso consiga, pode soltar uma daquelas gargalhadas estridentes. Caso contrário, esta a fará saber que bati as botas. Então, anime-se, minha velha, e não permita que os jornais a usem como matéria para uma edição de domingo. A senhora conhece o tipo: aquela em que a mãezinha de “rostinho delicado, cabelo grisalho, com a última carta do filho junto ao peito, choraminga ‘ele era um bom menino’, enquanto furtivamente enxuga as lágrimas dos olhos luzidios com um pano de prato etc. etc.” Seu filho é um soldado e um soldado danado de bom, é o que ele diria se pudesse. E, se for abatido, estará fazendo seu maldito trabalho. Então, é isso.”

(O soldado canadense Hart Leechm escrevendo à sua mãe durante a Primeira Guerra Mundial. Leech foi morto pouco depois.)
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/04/cartas-do-front-relatos-emocionantes-da.html

Elaine P. 30/11/2009

O lado humano da guerra
Pensei que seria um livro pesado, triste, mas o organizador conseguiu equilibrar: tem cartas engraçadas, leves, superinteressantes, histórias de amor que deram certo (ou não). Também tem cartas tristíssimas, é claro - e engasguei várias vezes lendo o livro. Mas é um relato que ninguém deveria se furtar de ler. Abaixo tem um vídeo-resenha sobre o livro.

site: https://www.youtube.com/watch?v=NBxCd-fmH9w