O Amor Não Tem Cor

O Amor Não Tem Cor Cida Costa

Resenhas - O Amor Não Tem Cor

Fe 05/02/2019

"O amor não tem cor", de Cida Costa
A história e o tema são bons, mas poderia ter sido melhor desenvolvido, especialmente os diálogos… além disso encontrei pequenos erros de pontuação/revisão. No geral, gostei da escrita da autora, que flui naturalmente, e da força da protagonista. Gosto de mulheres que esbanjam força e independência.

Enfim, vale a pena! A leitura é curta e nos faz pensar além do nosso umbigo, então confiram a história e tirem suas próprias conclusões.

Caroline é estudante bolsista de Direito em uma universidade famosa do Rio de Janeiro. Como moradora do morro do Alemão, negra e de família pobre, ela lida com todo tipo de preconceito diariamente, mas sempre se mostra forte diante dos obstáculos. Sua intenção ao cursar Direito sempre foi ajudar as pessoas que, assim como ela, sofrem injustiças apenas por serem negros ou pobres.

Ricardo é branco, rico e o herdeiro de um dos advogados mais famosos do Rio, levando consigo o fardo de ser um Gouveia. Ele está no último ano da faculdade e sempre quis ser advogado, mas para ajudar aqueles que precisam e não para ser o melhor, como deseja seu pai.

Os capítulos são divididos entre as narrativas de Carol e Ricardo. Temos aqui duas pessoas de mundos completamente diferentes, mas com um objetivo em comum.

Carol tem uma história de vida sofrida, vivenciando muitos preconceitos, decepções amorosas e perdas bruscas. Ricardo carrega o fardo dos Gouveias, dividindo a casa com um pai autoritário e preconceituoso, uma mãe omissa e uma irmã amiga e fiel, que parece ser a única a compreendê-lo.

Juntos, Carol e Ricardo, descobrirão que muito além da raça, cor, religião ou posição social o que realmente importa na vida é o amor, a amizade e a lealdade. E isso não falta entre o grupo de amigos que se forma no decorrer da história.

Vale ressaltar que Bianca, a irmã de Ricardo, tem uma participação especial (e muito triste) na vida de Carol e de muitas crianças da comunidade do Morro criada nessa história. Pode-se dizer que ela, literalmente, fez a diferença. Sei que se trata de uma ficção, mas antes tivéssemos mais Biancas pelo mundo. 😉

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2019/01/29/resenha-o-amor-nao-tem-cor-de-cida-costa/
Cida.Costa 10/04/2019minha estante
Fico feliz que tenha gostado da história de Carol e Ricardo!
Muito obrigada!
Beijos.

Andressa Quadro 05/01/2019

História atual e com protagonista forte
A história se passa no Rio de Janeiro, e aborda temas presentes em nossa sociedade, que é a questão do racismo ,preconceito e desigualdade social. Nosso país, infelizmente é racista, muitas vezes o racismo é velado, aquele que vem disfarçado de "brincadeira", opinião". Além do escancarado, que é mostrado no livro, o que te julga "incapaz" devido sua pele.
O que me agradou nesse livro, foi a forma fluida como a história é contada, a divisão da narrativa, podemos ver o dia-a-dia dos personagens e também a perspectiva deles diante das situações. E a protagonista Carol, foi bem desenvolvida. É uma mulher batalhadora, decidida, real! Ela tem amor a vida e uma empatia muito grande. Os conflitos diários e os já passados, também foram bem trabalhados. É uma personagem representativa, é fácil se identificar e torcer por ela. Outro ponto interessante, foi a forma que o Morro do Alemão e os contrastes sociais foram abordados. A diagramação para kindle também está muito boa.
De contraponto, achei que os personagens secundários, Bianca e Ricardo, não tiveram um bom desenvolvimento, ficando unidimensionais, sendo pessoas boas e inocentes demais, principalmente Ricardo, chegando a idealização.
É uma boa leitura, aborda questões atuais, e trás uma mensagem importante sobre o valor da amizade e o amor ao próximo.

Cida.Costa 14/12/2018minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado!
Obrigada pelo carinho!
Beijos

Papeando Livros 30/11/2018

O Amor Não Tem Cor.
Caroline é nossa protagonista e ela esbanja força e empatia. Tudo o que conquistou foi por mérito completamente dela e mesmo assim, luta todo dia por ser tratada como minoria, com preconceito, descriminação e julgamento pela sua cor. Do outro lado temos Ricardo, de família rica e uma ótima pessoa, porém com pais preconceituosos, mas Ricardo se apaixona de forma inusitada por uma garota que avistou no sinal, a qual acaba sendo o amor de sua vida. No amor entre ambos não a espaço para o preconceito e eles estarão dispostos a lutar pelo seu amor sem jamais perder essa essência .

A autora tem uma narrativa que te entretêm e consegue capturar bem a questão do racismo, que até hoje se mantém bastante presente na sociedade, tanto em frases como nos atos. Neste livro temos a representatividade de Caroline uma personagem negra e extremamente cativante a qual nos mostra a todo instante a importância do amor e da mensagem que o livro quer nos passar, assim como pequenas criticas a sociedades, as quais ficam estampadas na vida de tantas outras Carolinas pelo mundo.

A história nos envolve de forma aconchegante e simples, nos mostrando o quanto a cor não faz diferença alguma e nos entregando um romance lindo. Você vai se envolver com a personagem principal assim como com o Ricardo (seu par romântico) e até mesmo sua irmã que nos mostra como todos deveríamos ser, sem tantos esteriótipos, preconceitos e ódio semeado por julgamentos falhos, sem nem mesmo conhecer a pessoa a quem julgamos . Os capítulos são divididos entre Carol e Ricardo, nos deixando claro a vida e o dia-a-dia de cada um, assim como seus pontos de vistas, deixando nítido o quão diferente é o cotidiano de ambos .

A capa do livro está linda, já dei a cara aos personagens (kkkk),a diagramação como sempre está boa e a escrita da Cida Costa a cada livro nos mostra amadurecimento e um fator novo e isso é incrível, pois mesmo conhecendo todos os outros livros da autora, ela me consegue manter uma diferença boa e me deixa sem saber o que esperar , como uma novela sempre fluindo.

site: https://papeandolivros.blogspot.com/2018/11/resenha-o-amor-nao-tem-cor.html
Cida.Costa 14/12/2018minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado!
Obrigada pelo carinho!
Beijos