Iniciação à Estética

Iniciação à Estética Ariano Suassuna

Resenhas -

Hélio 18/04/2021

Iniciação à Estética - Ariano Suassuna
Este livro é resultado de um conjunto de apostilas feitas por Ariano Suassuna quando foi professor da disciplina de Estética, na Universidade Federal de Pernambuco, no período de 1956 a 1973. Segundo o próprio Ariano este livro é "uma espécie de prestação de contas" do seu trabalho como professor na UFPE.
São poucos que possuem a genialidade de Ariano Suassuna. Ele conseguia aliar o seu preparo intelectual de exímio professor universitário, à grande produção de ensaísta, romancista e dramaturgo que era. Por exemplo, na dramaturgia produziu famosas peças teatrais como 'O Auto da Compadecida', e ao mesmo tempo obras como esta em que ele apresentava para seus alunos a Estética comparando e analisando com o pensamento de Platão, Kant, Hegel e etc
Natalie Lagedo 19/04/2021minha estante
Ótimo!

Cesinha 18/07/2020

Impressionantemente compreensível
Atravessando a estética platônica, kantiana e hegeliana até chegar nas interpretações psicanalíticas e sociológicas do gosto estética, Suassuna (sim, o mesmo do Auto da Compadecida) passeia pelas diferentes discussões e propostas ao problema que o senso comum resolve dizendo "gosto cada um tem o seu". Acredito que para quem não pretende se aprofundar demasiadamente no assunto, como eu, esse estudo panorâmico excede expectativas. Fico impressionado com esse conteúdo, que originalmente era uma simples apostila da disciplina de Estética, dada por Suassuna na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre 1956 e 1989. Também vale destacar as exposições sobre o debate da Arte como algo "puro" ou "engajado" e a filosofia do humor e do riso.

13marcioricardo 12/09/2023

Arte e Beleza
Explicação básica para iniciantes sobre a estética. O autor nos dá aulas sobre as categorias da beleza ( sublime, grandioso, gracioso, etc.. ) nas diferentes artes. Aborda os grandes autores e suas ideias. É uma boa introdução, mas senti falta de imagens para enriquecer o conteúdo.