Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva

Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva Roy Thomas...

Resenhas -

E.R.A.S 30/05/2023

Surpreendentemente maravilhoso!! Não tinha como errar né?! Uma mulher querendo vingança e massacrando homens!! Perfeito nunca errou. A arte lindaaaa e aqueles destaques em vermelho tudo de bom. Uma mulher com espada não tem erro!!

Bella 06/03/2021

Uma balada em branco, preto e muito vermelho ??
Sonja sempre foi uma das minha spersonagens preferidas e foi incrível ler sobre a vivência da personagem através da visão dos artistas, como um "por trás da HQ". E esse foi sem dúvida o ponto alto dessa edição.
"Red Sonja: a balada da deusa ruiva" é dívida em três partes. A primeira com a história original dos artistas que, mesmo sendo bem simples, tem um visual incrível. O trabalho de pintura com o vermelho realmente passa uma mensagem.
A segunda parte com os esboços e o processo de criação da obra é muito interessante para qualquer fã da espadachim demoníaca.
Já a terceira parte, com uma visão única que deu origem a personagem como a conhecemos hoje, foi bem massante. Ela aparece poucas vezes, o que decepciona um pouco, mas mesmo nesses pequenos momentos podemos sentir todo o poder dela.
Uma coisa que gostei bastante foram os textos dos artistas logo no início da HQ!
Me preocupei um pouco com a saúde mental de Esteban Maroto em sua carta para a persobagem? Sim. Ele fez uma dedicatória muito apaixonada que me ganhou na primeira parte e me assustou na segunda. Como todo fã de SJM sabe: o amor pode ser um veneno, tanto quanto um bálsamo.
Amei as páginas que retratam a Sonja em suas múltiplas versões. Trazer essas lembranças fez realmente a edição se tornar especial.

Nenequest 01/04/2022

Gostei
Adorei a hq e a arte explendida, Esteban Maroto manda muito bem, a historia em quadrinhos e sensacional, mas o conto em si do Robert achei um pouco sem sal, quando vc acha que vai decolar ele esfria.
Prefiro o Conan kkkkkkkk. Por isso a nota :)

Franklyn.Jeferson 19/03/2021

Uma excelente obra! Não conhecia a personagem, mas já simpatizei. Sem contar a qualidade de sempre de uma obra do Pipoca e Nanquim!

Bruno Oliveira 30/08/2021

BOA, MAS MERECIA SER MELHOR, BEM MELHOR
Em uma empreitada no mínimo curiosa, este Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva e a Sombra do Abutre prometia e cumpre o conceito em trazer a tona uma nova história de origem da heroína do mesmo autor de Conan. Contudo, os responsáveis pela graphic novel entregam uma história não tão envolvente assim. Dividida em duas partes, a parte gráfica, tem até ótimos desenhos, não tem como negar, mas a dor da personagem, a sua reviravolta, ou seja, o como ela se tornou o que ela é, não foi muito bem executado. Talvez mãos femininas tratassem melhor o peso de toda a sua dor e justiça por vingança assassina. Simbolismos, como o unicórnio, o demônio-escorpião e a própria entidade rubra que dá uma nova vida à Sonja, tornaram-se simples acessórios em todo o quadrinho. Se a idéia era mostrar a personagem mais “inocente” inicialmente e logo em seguida uma versão mais “durona” no clímax da história, isso sim ficou bem claro e até interessante, pois Red Sonja com cicatrizes sempre é mais verossímil. Já a parte escrita, isto é, o conto embrionário da personagem, só a vemos no meio da história! Lá, ela é praticamente uma coadjuvante, os personagens históricos masculinos fictícios têm mais destaque. Entretanto, vale um toque importante: quando a guerreira ruiva surge na história, é dela, só e unicamente dele, a nossa atenção plena. Red Sonja nos provoca um atordoamento difícil de explicar numa breve resenha.

Tiago 19/01/2023

Empolgante e interessante.
O livro é excelente, isso se você ignorar que um terço da peça é composta de extras.

Agora a história em quadrinhos A Balada da Deusa Ruiva é extremamente empolgante, a arte é incrível (dois artistas trabalham aqui) e a história é fenomenal.

O conto original do Robert Howard, Red Sonja: A Sombra do Abutre é interessante, destaque para a descrição das batalhas, genial. Mas serve mais pela curiosidade, já que a personagem título do conto surge quase no meio da história. É um conto muito bom, apesar disso.

Pequod.3 27/01/2023

Um baita história em quadrinhos, de fato, Roy Thomas e Esteban Maroto juntos não poderia dar errado, embora não seja a melhor das histórias, é de extrema importância para a cronologia da personagem, uma vez que conta sua origem definitiva, quero ler mais da Sonja, uma personagem encantadora, poderosa e apaixonante.
Com relação ao conto original do Robert Howard que está presente na edição, devo dizer que é muito chato, eu não sei vocês, mas eu acho que ele é um autor supervalorizado, sinceramente não consigo gostar dele, acho sua escrita confusa, me perco muito durante a leitura, além de que, a história como ele apresenta a Sonja, e como ela foi remodelada nos quadrinhos e ganhou o mundo com isso é totalmente diferente, Roy Thomas, John Buscema e Estaban Maroto são os principais responsáveis pela personagem ser popular e relevante.

Gabriel 31/03/2021

A presença do conto final vale a obra
Um bom entretenimento para quem gosta do universo de Conan, o bárbaro. As artes PB com detalhes em vermelho é belíssima

Wania Cris 15/11/2021

Absoluta!
Lindíssima obra trazida pelo Pipoca & Nanquim daquela que é a maior guerreira de todos os tempos, na maravilhosa tradução do inigualável Alexandre Calari.

A HQ conta a origem de Red Sonja num volume muito bem projetado. Ao final da estória temos o conto inédito A Sombra do Abutre que, sozinho, já é magistral.

Se houvesse mais uma estória que fosse o livro seria perfeito!

_Jorgeft 03/04/2022

Robert E. Howard era um GÊNIO!
Queria mais... Mas o que foi me dado é ótimo!!

A Balada da Deusa Ruiva é uma história das inúmeras origens da Red Sonja, temos aqui Roy Thomas, Esteban Maroto e Santi Casas formando um time de peso e a altura da personagem, além desses 3 pesos pesados temos o criador da personagem, Robert E. Howard, e seu conto A Sombra do Abutre, onde Sonja ou Sonya surgiu originalmente. Temos nesta HQ/livro uma separação em três partes: A história - A Balada da Deusa Ruiva, Criação - Esboços e os autores falando sobre a criação da HQ e o Conto - Escrito pelo Howard em 1934. Tanto o conto quanto a obra em quadrinhos são relativamente curtos, a HQ de Roy Thomas com Casas e Maroto dura em torno de 60 páginas, já o conto toma conta de umas 20 e os textos extras e pin ups preenchem o resto das 116 páginas que formam o livro.

A Balada da Deusa Ruiva - Uma história simples, curta, porém deliciosa e convidativa para conhecer mais sobre a personagem. A arte do Maroto complementa a arte do Casas e vice-versa. O uso de preto, branco e vermelho salienta pontos chaves e servem para dar o tom dramático perfeito para a obra. O texto do Roy Thomas fecha tudo com chave de ouro e deixa aquele gostinho de quero mais!

A Sombra do Abutre - Robert E. Howard escrevendo! Só isso já é motivo suficiente para ler, Sonya aqui é uma coadjuvante de luxo que rouba a cena sempre que aparece. Temos aqui Viena cercada pelos Otomanos, um contexto histórico bem interessante que o Howard joga seus personagens em uma trama de luta, fuga e defesa onde o final se torna algo impressionante. O poder que o autor imprime nas palavras é de um poder descomunal!

Uma obra muito boa e bastante instigante tanto para novos quanto para velhos leitores de Sonja e Howard!

Autores: Roy Thomas, Robert E. Howard, Esteban Maroto, Santi Casas.
Tradução: Alexandre Callari
Editora: Pipoca e Nanquim

site: https://www.instagram.com/mais_capitulo/

Victor Oliveira 20/04/2022

Red Sonja: A Balada da Deusa Ruiva e a Sombra do Abutre
A Balada da Deusa Ruiva é excelente. Roy Thomas, Esteban Maroto e Santi Casas entregam o que prometem. A história é curta, mas vale muito a pena. O roteiro de Thomas é agressivo e a arte de Maroto e Casas é linda, com contrastes entre preto, branco e vermelho.

Só não gostei do conto a Sombra do Abutre. Não me entendam errado, a história é ótima, mas a Sonja só aparece do meio para o fim e ainda como uma coadjuvante. Ela aparece pouco, mas quando aparece, domina plenamente o cenário.

Se você for fã da personagem, acho que vale a compra e leitura.

O padrão de qualidade do P&N segue altíssimo.

Denaldi 29/04/2021

HQ + conto ficou ótimo
Lendo os contos de Conan eu virei fã de Howard. Então, lendo esse quadrinho, só confirmou ainda mais o quanto eu gosto da sua escrita.

Aqui, primeiramente, é mostrado uma história contando o presente e o passado da Red Sonja, adaptação para a Era Hiboriana da personagem criada na literatura.

A arte dos dois artista é incrível. O roteiro é simples e a história curta, mas serve como uma boa introdução à personagem.

O que me chamou a atenção mesmo foi o conto A sombra do abutre que, aí sim, mostra a origem da personagem de Howard.

No conto a personagem é uma mulher forte e sem o lado místico de sua adaptação para quadrinhos. Tudo se passa no século XVI e tem como base a perseguição de um soldado pelo sultão do império otomano.

Vale muito a pena pela adaptação em quadrinhos e muito mais pelo conto.

Guilherme 20/11/2021

O universo criado por Robert E. Howard tem suas ressalvas mas não deixa de ser fascinante. O mundo povoado de vilões, guerreiros ferozes e criaturas abissais é o palco para histórias simples mas sempre muito divertidas. Já estou habituado com as aventuras de Conan e fui com avidez ler as aventuras de Red Sonja, uma personagem mulher o que abre um novo leque de possibilidades mas a experiência não foi o que eu esperava.

Começando pelos pontos positivos de "A Balada da Deusa Ruiva e a Sombra do Abutre" temos uma arte impressionante, os desenhos divididos entre Esteban Maroto e Santi Casas são magníficos, mesclando formas precisas e um design de elementos de cena muito característicos ao tipo de ambientação que a história propõe. A edição da editora Pipoca & Nanquim mantém a inigualável qualidade habitual. Os materiais extras são interessantes e muito bem vindos.

Entretanto o mais importante que é o roteiro não impressiona nem se aprofunda muito na aventura contada. Red Sonja carece de profundidade e melhor desenvolvimento em sua história de vingança, essa falta de substância diminui muito o impacto do climax do plot. Gostaria muito de ver uma autora talentosa usando a figura de Red Sonja pra contar histórias mais encaixadas com uma visão feminina, isso seria muito interessante.

Cristiano.Cruz 07/02/2023

Exemplar Raro
Um quadrinho que contém um conto ou um conto que contém um quadrinho?

Essa metamorfose intercambiável é o que encontramos nesta obra de valor inestimável para os fãs de fantasia, e em especial, de espada e feitiçaria.

Uma pena que este modelo híbrido não tenha caído nas graças da maioria dos leitores de quadrinhos.

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Obra prima
Neste quadromho veremos a história por trás da origem da personagem. Com desenhos espetaculares e extras fantásticos está edição é obrigatória para quem gosta do universo de conan.