A Escola Europeia

A Escola Europeia Daniel Fieldsend

Resenhas - A Escola Europeia

Victor Oliveira 12/01/2024

A Escola Européia de Futebol
O livro é uma bela viagem (literalmente) do autor pelos mais importantes países e centros de futebol da Europa, afim de desvendar os segredos socioculturais que fazem os países jogarem futebol da maneira como jogam.

O ponto alto do livro foi não ficar somente preso as grandes grifes do futebol (como Real Madrid, Barcelona etc.), mas buscar nas raízes dos clubes menores suas inspirações para seguirem jogando.

O ponto negativo foi a falta dos clubes ingleses no livro. O autor até explica o porque disso, mas a ausência britânica no livro é realmente uma pena.

André Correia 27/12/2022

Análise de diversos times da Europa
O livro é uma interessante análise da origem e dos detalhes do trabalho de vários times europeus, da base, transferências e valorização do estudo no futebol. Mostra diferentes olhares ao redor da Europa. Em alguns momentos, a leitura fica um pouco densa, mas ainda vale a pena a leitura.

André Azevedo Ferreira 13/08/2020

Futebol Total
Que lindo foi o passeio e a visão que o Daniel nos trouxe com esse compilado de informações dos mais variados cantos do futebol europeu, eu aprendi muito e como fã do esporte sou grato por isso.

Percorrendo todo o percurso de trem, além de toda a parte técnica dos clubes que ele visita, também compartilha conosco aspectos muito particulares de cada local, o que faz a leitura para quem gosta de explorar outras culturas ser muito deliciosa.

Eu já sou fã de carteirinha da Editora Grande Área, e aqui mais uma vez temos um exemplo de excelência na edição. Um livro bonito mesmo. Essa é sem sombra de dúvidas uma das melhores obras que li esse ano!

bartoleti 05/08/2020

Uma viagem pelos métodos dos times europeus

felipe_mori 13/07/2020

Um ótimo livro para os amantes de futebol.
O passeio do autor pelos principais clubes europeus (exceto Reino Unido) e sua relação com as comunidades e/ou estilos de jogo me faz pensar sobre o quanto é diversificada a forma de jogar, dependendo da região. O capítulo sobre Bilbao foi o que mais gostei, porque explica como a comunidade é muito ligada aos clubes locais. Livro muito bom!