O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas -

gab gold 09/01/2024

Aprendendo sobre o acaso
Esse foi um livro que me serviu muito bem! nao tenho duviada do que uma vez li que o conhecimento se revela principalmente para os curiosos, e esse livro exemplifica bem isso. pude ter um breve vislumbre do que vou estudar mais a fundo em um futuro proximo na graducao, conceitos de estatistica e probabilidade muito interessantes e fora de tudo o que eu ja vi. sem duvidas um livro que irei ler novamente e buscar aplicar os conhecimentos sobre o acaso em minha vida.

Taylor 07/01/2024

O Acaso e a Mente Humana
O tema do livro é, como o próprio subtítulo já diz, demonstrar como o acaso influencia as nossas vidas. No entanto, para isso o autor precisou apresentar e familiarizar o leitor com conceitos importantes da estatística ? ao mesmo tempo em que demonstra como a nossa mente falha em entender certas particularidades no comportamento do acaso e no funcionamento da própria estatística. Isso vai fazer você se perguntar algumas vezes: o livro é sobre o acaso ou sobre estatística? Resposta simples: ambos.

A compreensão do acaso (e da própria estatística) é importante, não para entendermos corretamente a realidade à nossa volta, mas para a entendermos de forma menos equivocada ? ser bom é difícil, mas dá pra ser menos pior. Ilusões como a ideia de que alguém que foi alçado à fama por uma sequência de eventos aleatórios o fez por mérito nos concedem uma interpretação bem destoante do que realmente acontece. É esse tipo de coisa, e outros equívocos que também acometem nossa mente, que Mlodinow aborda neste livro.

Outro ponto que acho interessante comentar é sobre a versão que peguei. A edição que comprei é pequena, o que faz o texto ficar todo compactado em páginas menores e as folhas são brancas como papel ofício. Principalmente pela temática do livro, acho que facilita mais ter uma edição que não seja assim, porque ler não vai ser tão cansativo. Juntando isso com o fato de algo na forma como Mlodinow se comunica não ter me pegado tanto, eu dei uma boa abandonada nesse livro por dois meses antes de voltar e terminar.

Tamiris Fornazari 09/12/2023

Depois da onça morta, todo mundo é caçador!
Depois do fato consumado fica fácil argumentar a seu respeito.

Gmcampanini 23/11/2023

Uma jornada
Eu realmente achei que não iria conseguir vencer esse livro, a maior parte dele é focada em muitos conceitos e teorias da matemática para explicar como a aleatoriedade funciona na nossa vida - obs: foi somente nesse livro que consegui entender de verdade o que significa o efeito borboleta -. O maior problema dele, para mim, foi que a conclusão soou extremamente rasa perto da densidade de todo o livro. De toda forma, trouxe reflexões importantes sobre a necessidade de exercitarmos a nossa mente para sair dos pensamentos e justificativas automáticas que nos fazem buscar um padrão e uma fundamentação para o que geralmente é um efeito ou uma soma de aleatoriedades que estão fora do nosso controle.

Hanna 15/08/2023

Livro muito bem escrito
Gostei muito do livro. Apesar de ficar um pouco perdida nos capítulos iniciais devido aos termos de probabilidade e estatística (acho matéria bem difícil).
O último capítulo é muito bom, oq me fez dar 5 estrelas. Muito interessante fiz diversas marcações.

Gabriel Scoti 29/06/2023

Esclarecedor porém complexo
O livro introduz de forma lúdica como eventos aleatórios determinam o caminho que trilhamis em nossas vidas e as decisões que tomamos. É uma leitura fácil de início mas que se complica no final, com modelos matemáticos sobre probabilidade.

Lucas.Zenerato 04/06/2023

Um dos melhores que já li.
O autor trabalha a interferência da aleatoriedade (e nossa percepção sobre ela) na vida humana. Genialmente escrito, traz conceitos de estatística e probabilidade de forma leve, clara e descontraída.

luciano.maciel.140 15/03/2023

O livro se baseia na aleatoriedade, o quanto a sorte imprevista pode mudar os rumos de coisas fantásticas. Para mostrar que nossa vida é muito regida pela aleatoriedade, o autor traz várias referências de estudiosos em que tentaram a todo custo "controlar/prever" os rumos da história por meio da lógica e criação de padrões. Ele explica que isso é uma tendência humana de sempre querer prever e estar no controle, mas mesmo assim, processos aleatórios saem do controle e fazem a história tomar outro rumo. O destaque são os dois primeiros capítulos e os dois últimos. Entre estes capítulos são exemplos que a história possui sobre as tentativas de previsão e seus insucessos. A mensagem final é sobre nossas decisões que podem estar cheias de vieses, e devemos tomar cuidado ao julgar sucesso baseado em acontecimentos compreensíveis.

31/01/2023

Gostei da abordagem do autor sobre a influência da aleatoriedade nas nossas vidas. Livro muito interessante. Vale a pena ler.

João 07/06/2024

O andar do bêbado
Livro que foi trocado com um grande amigo e fiquei muito feliz ao recebê-lo. Inicialmente não sabia praticamente nada sobre ele e fiquei muito surpreso com a abordagem muito técnica e matemática dos argumentos descritos no livro, a qual mesmo que não tenha entendido por completo fiquei admirado. Uma proposta muito bacana sobre a análise de como a aleatoriedade afeta nosso cotidiano. Um livro que realmente mudou minha forma de pensar.

Frasson 12/10/2023

Livro incrível, causa aquele desconforto no ponto certo. Faz questionarmos nossa maneira de pensar sobre acontecimentos e o acaso.

Diuliane.Thais 29/03/2023

O livro traz conceitos técnicos que podem ser difíceis de compreender, apesar do autor conseguir exemplificar suas teorias.

O último capítulo do livro, sem dúvidas, é o melhor. Neste, o autor mostra como nossas vidas são regidas pelo acaso e a aleatoriedade.

Ana Ruppenthal 30/12/2023

Ótimo
O livro é muito bom, apesar de ser difícil de acompanhar em alguns pontos - pelo menos para pessoas como eu não tão familiarizadas com um raciocínio matemático.

Mas na essência, o autor buscou demonstrar a aplicação da lógica e das ciências matemáticas na vida cotidiana e em exemplos históricos e em diferentes contextos sociais, mostrando a evolução da matemática ocidental.

É basicamente um convite à descomplicação da matemática, mostrando que o raciocínio matemático pode estar mais presente na nossa vida do que imaginamos - isso se nós nos permitirmos ser mais racionais.

10/10

renancordeiroa 10/01/2023

Muito bom livro que confirmou algumas ideias que eu já tinha, a sorte influencia muito no sucesso das pessoas num geral. Apresenta muitos exemplos e é bem referenciado, só senti falta de um tratamento mais matemático, mas acho que fugiria da proposta, que é apresentar ao público geral.

Juan.Caio 22/12/2022

O Andar do Bebado é um livro muito bem escrito? o autor consegue explicar através de analogias e fatos reais conceitos bem complexos sobre a aleatoriedade, realmente é um livro que vale a leitura.