O menino que amava Anne Frank

O menino que amava Anne Frank Anne Frank
Ellen Feldman

Resenhas - O Menino Que Amava Anne Frank

gilmarpsicologo 10/07/2023

Tive um pouco de dificuldade para avançar na leitura, achei que a história poderia ter se resumido a metade do que foi escrito.
Não considero uma história ruim, ou mal escrita, pelo contrário? Mas esperava um pouco mais, considerando a narrativa do diário.

Analu 25/02/2022

Interessante
Gostei bastante da premissa da história. Mas sinto que faltou algo, não sei bem o que. Talvez um aprofundamento em como Peter e a esposa se apaixonaram, o tempo ser mais linear, ou até se aprofundar mais na vida dele depois de chegar nos EUA.
Apesar disso, gostei bastante da obra e de me aventurar pensando como seria a vida dele se tivesse sobrevivido.
Recomendo :)

Kac 07/04/2014

Um romance de ficção que dá vida a um personagem do livro "O diário de Anne Frank". A autora imagina como seria a vida do menino Peter, que conviveu com Anne nos refúgios de Amsterdã.
O homem, que tenta esconder e esquecer seu passado, negando suas origens e religião, até mesmo de sua esposa e filhos, tem seus sentimentos abalados com a publicação do diário da amiga.
À partir de então, o personagem principal do livro tem que reaprender a viver com seus conflitos internos e readequar a sua vida que se torna um caos, misturando lembranças do passado com o presente e futuro que ele escolheu.
Não é uma obra perturbadora, nem muito bela esteticamente, mas é um bom livro. Talvez um pouco apelativa e oportunista, mas uma boa sacada.

Jeniffer H. 08/12/2012

È simplesmente uma pena que toda a história não seja verdadeira,mas isso não faz com que o livro deixe de ser maravilhoso.

Maria Clara 11/03/2012

Resenha no blog : http://o-nomedolivro.blogspot.com/ !

Maga 14/12/2011

Este livro conta a história de um amigo de Anne Frank que viveu com ela no sótão durante o tempo que ela ficou confinada. Ele pertencia a uma outra familia de judeus e se apaixonou por Anne.

Kátia 28/12/2010

Memórias

Li o "Diário de Anne Frank" há alguns anos, e é uma das histórias mais difíceis de se esquecer. Talvez porque seja inconcebível mesmo para os livros que houvessem pessoas que tenham exterminado outras apenas por serem de uma cultura diferente.

A autora Ellen Feldman em 1994 fez uma visita à casa de Anne Frank, e durante a explicação do guia, a imaginação dela foi despertada por um comentário que disse existirem registros documentando o destino de todos os habitantes do anexo secreto, exceto de Peter van Daan e aí que nasce a história do livro.

O livro relata uma vida que foi dada a Peter, ele consegue desembarcar nos Estados Unidos, se casa, tem um bom emprego e 3 filhos. Ele tenta ser uma outra pessoa para não ter nenhuma relação com o passado, mas ao ver o livro/diário de Anne Frank publicado, o passado volta a questioná-lo.

É uma história inventada, com a salvação de uma vida, talvez a autora quisesse que de alguma forma a dor das pessoas que estiveram nos campos de concentração fossem menores com a publicação desta história. Mas será que isso é possível?

Letícia 18/04/2010

AMEI! Por um momento cheguei mesmo a pensar que Peter van Pels tinha sobrevivido...Imagino o que se passou na cabeça de milhões de pessoas que viram este horror do holocausto de perto, e o livro mostra como fica o psicológico de uma pessoa em uma situação como esta. Li o diário de Anne Frank várias vezes, e este livro tbm fará parte da lista daqueles que serão lidos diversas vezes. A leitura é extremamente agradável, e nos remete à várias passagens do Diário. Já entrou na minha lista dos "Favoritos".

Tici 24/09/2009

Alguem me da esse livro por favoooooooooooooooooor!