Aprenda a Mentorear

Aprenda a Mentorear Howard Hendricks

Resenhas - Aprenda a Mentorear

Felipe1468 21/06/2023

Amor
É um livro excelente, fundamentado no amor e na atenção ao próximo expondo sua vida e direcionando a pessoa/mentorado a traçar um caminho excelente.

Felipe 13/10/2022

Elias e Eliseu
O autor ensina sobre liderança através da vida de dois grandes profetas, um livro excelente, renova as forças e de ajuda a entender melhor alguns dos planos de Deus em sua vida pessoal como líder, recomendo a todos os líderes, não só os cristãos.

Juliano 05/02/2012

Aprenda a Mentorear
O Carater do homem de Deus

* Convicção
Elias na frente do Rei Acabe ( 1Rs 17:1 )
Para entender melhor precisamos entender o contesto da Época

A começar pelo rei e a rainha ( Acabe e Jezabel )
Os poucos servos do Senhor que restaram se escondiam
Mas havia um servo que não se deixa Intimidar; Era Elias um gigante espiritual no meio de anões.
Não ouve rei pior que Acabe antes dele( 1 Rs 16:30-33 )
Onde Elias arrumava s sua convicção?

Existem 3 pontos que eu gostaria de falar a respeito da convicção de Elias:

1º Ponto Elias tinha certeza da realidade de Deus

“Tão certo como vive o Senhor”( 1Rs 17:1 )
A convicção de Elias era muito grande no Senhor o Rei pensou que tinha acabado com os adoradores de Deus mas se esqueceu que Deus só precisa de homem com convicção ( que Só Deus ) para mudar a situação. O impressionante é que Deus é o único que pode mudar a vida da pessoa e transforma-la em uma bomba, Cristo tem o poder de transformar o caráter tornando-los justos.
As pessoas não se inquirição no que vamos falar mas sim no que vem na nossa vida e por isso que o cristianismo é o movimento mais revolucionário do mundo.
O fato não é se cremos em Deus mas sim se na nossa vida existe algo que prove a existência de Deus para que as pessoas se conversão.
Ex: Pai pedindo para mudar o coração do filho.

2º Ponto Elias tinha certeza que era representante de Deus.

“ Perante cuja face estou” (1 Rs 17:1)
Temos que ter certeza que estamos servindo a Deus.
Muitos de nós nos colocamos numa posição cômoda enquanto o mundo pede socorr, lembre-se nós temos a solução P/ o mundo e Deus quer nos usar
O que significa Ministério
Temos que saber pra quem estamos trabalhando
Sabe como Deus reage as crises? Convocando seus servos
Precisamos estar sempre disponíveis a ordem de Deus e não nos enchermos de tarefas e não ter tempo para o que Deus quer.
Deus esta trabalhando ( história do avião )

3º Elias tinha certeza de que o poder de Deus estava a sua disposição

Elias disse que só choveria na terra se ele desse ordem
Como Elias tinha certeza disto? Ele era diferente de nós? O que diz em Tiago 5:17
Elias orava e tinha contado com Deus e isso o dava convicção.

O mundo esta precisando ardentemente da palavra de Deus e você tem o mesmo poder de Elias.

Comunhão

Estamos na obra do Senhor e nos envolvemos em terefas e coisas pra fazer e nos esquecemos do principal, a comunhão com Deus.
Elias tinha uma comunhão tão grande com que seguia sua ordens sem questionar.
Existem quatro palavras chaves que descrevem a passeguem de 1 Reis 17:2-7 Ordem promessa, resposta e teste

1ª- Ordem

O relato começa assim: “ Veio-lhe a palavra do Senhor dizendo: Retira-te daqui: vai para a banda do oriente e esconde-te junto à torrente de Querite fronteira ao Jordão” (1 Rs 17:2,3 )
Já imaginou o que passou na cabeça de Elias?
Nós temos dificuldade de obedecer a ordem de Deus por que não temos comunhão com ele
Deus precisava preparar Elias para o próximo passo mas para isso Elias deveria se retirar para ficar a sós com Deus.
Jesus seguiu esse principio
2ª - A Promessa

Deus nunca ordena nada que não podemos cumprir, ele nunca nos chama ao trabalho sem nas fornecer as ferramentas ( 1 Rs 17:4 )
A provisão do Senhor era simples mas suficiente
Se desejamos comunhão é necessário que creiamos que ele susterá nossa dificuldade.
Deus é Deus de Promessas e de Milagres

3ª - A resposta

Quando Deus ordenou a Elias que se retirasse, qual foi a resposta? ( 1 Rs 17:5-6 )
Como vc reagiria?
Quem obedece revela uma atitude de confiança e uma aptidão para o aprendizado.
A história de Saulo e de Ananias

4ª - Teste

( 1 Rs 17:7 )
Que situação constrangedora! Lá estava Elias, obedecendo a Deus tanto publicamente como em sua vida pessoal, confiando em sua promessa. Mas agora sua única fonte de água se secara

Jesus ensinava na pratica

Estamos acostumados com uma vida fácil e reclamamos das coisas.
Pedimos pra Deus trabalhar conosco e quando Deus começa nós reclamamos

Mentorear

História do Escritor

Esse homem deixou sua marca no mundo
E vc Qual será seu legado ? ( no dicionário : Valor ou objeto que alguém deixa a outro em testamento )
Precisamos achar alguém que tenha o interesse por aprender
O melhor jeito de influenciar o futuro e influenciar a vida de alguém
Qual será nosso legado pessoal para próxima geração.

História

Não faz muito, um senhor chamado Walt morreu na cidade de Filadélfia. Walt tinha muitos familiares, mas nenhum deles famoso. Não possuía muitos bens, porque, apesar de aposentado, seu salário de fabricante de parafusos nunca lhe permitira exessos. Não deixou livros ou qualquer outra obra literária, pois completara apenas a 6ª Série. Em Suma, a morte de Walt não mudou o curso da humanidade. Duvido que seu obituário no jornal tenha ocupado mais de uma ou duas linhas.
Mas acredite-me, aquele homem continua tendo uma impacto protundo no cristianismo. E foi só isso que ele sempre desejou. Quando jovem, Walt fundou uma classe de escola dominical para meninos. Não era muito grande e a congregação da igreja de que fazia parte também não era digna de nota. Contudo, dos treze alumos da classe de Walt, onze entraram para o serviço cristão, muitos dos quais ainda trabalhem para o Senhor. Eu sei, porque sou um deles. ( Howard Hendricks )

Isso que é legado!!!! É influenciar pessoas com sua própria vida e ajudar a pessoa a descobrir seus talentos e crescer espiritualmente.

Deus trabalha a longo prazo
O que é sucesso pra vc?
Elias e Eliseu é um exemplo de fracasso ou Sucesso ?

Temos que deixar nossa marca, mas isso pode durar a vida inteira.