Nana Nenê

Nana Nenê Gary Ezzo...

Resenhas - Nana Nenê

Cinthia.Barbosa 05/04/2017

Este livro chegou a mim através de uma amiga, ela me emprestou logo no inicio da gravidez, mas deixei para lê-lo mais no final, para as informações ficarem mais frescas na mente.
Os autores nos apresentam uma estratégia de criação de filhos, a AOP ( Alimentação Orientada pelos Pais), que segundo eles, foi elaborada para atender às necessidades nutricionais, físicas e emocionais do bebê, assim como as necessidades de toda família.
A AOP consiste em estabelecer um rotina para o bebê, logo no início, de alimentação, atividade e sono, com um intervalo de aproximadamente 2h30 a 3h entre cada período de alimentação. Segundo os autores, ter uma rotina para o bebê trará benefícios ao seu metabolismo, pois ficará mais regular e com isso o bebê terá menos cólicas. Estabelecendo e regulando a alimentação do bebê, aqui no caso a amamentação, você também regulará os ciclos de sono da criança, assim ela poderá vir a dormir a noite toda muito mais cedo, por volta dos dois meses.

Obviamente , essa técnica é contrária à Amamentação em Livre Demanda, que é o que está mais em voga hoje em dia. Segundo os autores a amamentação em livre demanda ( ou como eles chamam, alimentação determinada pelas exigências do bebê) coopera para um descontrole do metabolismo e a maior incidência de cólicas, a criança será menos comportada e mais chorona, porque acha que tudo sempre tem que ser atendido quando ela quer, entre outras coisas. Para eles, a amamentação em livre demanda não significa que você está dando mais carinho e amor para o seu filho, e ele não ficará prejudicado ou com fome com uma rotina estabelecida, mas que essa rotina é sinal de amor e dedicação ao bebê.

Sobre o choro, a grande pergunta é: "Mas se meu bebê chora ele deve estar com fome, portanto eu o amamento, mesmo que não tenha passado as 3h." Eles afirmam que nem todo choro é fome e as vezes, se o amamentar você pode contribuir para o choro, no caso de um desconforto intestinal. Defendem que depois que souber identificar o choro do bebê e constatar que não tem nada de errado com ele, mas mesmo assim ele continua chorando, para deixá-lo chorar até que se acalme sozinho(que dó).

O livro trás muitas informações e eu aprendi muito com ele, mas esse é apenas um ponto de vista, que ao meu ver é meio rígido em muitos aspectos, como o do choro!
Acho que cada família é uma família, com seus jeitos e hábitos, e o que pode funcionar para a minha pode não funcionar para a outra. Temos que procurar orientação e conhecimento dos dois pontos de vista e ponderarmos aquele melhor se encaixa conosco e com nosso bebê.
Como disse, o livro contém muitas informações que podem ser úteis, mas no meu ponto de vista, não são absolutas. Siga seu instinto de mãe e seu bom senso, se ele te dizer para criar uma rotina mais rígida, esse livro será muito útil para você.

Lili 23/12/2016

Nana Nenê
Livro "pega mãe de primeira viagem". Tinha lido quando tive meu primeiro filho, há cinco anos, e agora reli pois me lembrava de ter visto muitos conselhos úteis. Não sei se esta edição é totalmente diferente da primeira ou se minha visão do livro mudou radicalmente, mas achei bem fraco o conteúdo. Muitas regras e poucas orientações sobre como segui-las. Quem tem filho sabe que na prática as coisas são totalmente diferentes da teoria e não adianta dizer somente como é o "mundo perfeito" se não houver boas dicas de como chegar lá.

Não recomendo.

LaraF 16/10/2013

depois de ler muito sobre maternidade, maternagem e estudar desenvolvimento humano, percebi que, de fato, esse livro nao é exatamente um bom metodo para cuidar de bebes! embora tenhamos que cumprir uma serie de horarios, acredito que isso deve acontecer paulatinamento, ao longo da vida e de acordo com as responsabilidades que vao aparecendo ao longo da vida..no entanto, um bebe, recem chegado ao mundo, cabe a ele, apenas ser um bebe e nao cumprir horarios ou se encaixar em padroes. acredito que respeitar o ritmo de cada individuo é mais salutar do que faze-lo adequar-se a qualquer custo!

....

12/07/2012

Dicas de como criar uma rotina para o bebe - incluindo, o sono ao longo da noite! Um dia eu vou testar pois parece razoavel! ;)