Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo

Resenhas -

ATHOS 10/04/2024

Lean Inception: Um guia prático para construir o produto certo
## Lean Inception: Um guia prático para construir o produto certo

**Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo**, de Paulo Caroli, é um livro prático e direto que oferece um roteiro detalhado para realizar um workshop de criação de produtos de sucesso. O autor, especialista em desenvolvimento ágil, propõe uma abordagem inovadora que combina princípios do Lean Startup com técnicas de Design Thinking para gerar alinhamento entre stakeholders, definir um MVP (Produto Mínimo Viável) e iniciar o desenvolvimento de forma rápida e eficiente.

**Pontos fortes do livro:**

* **Metodologia clara e estruturada:** O livro apresenta um passo a passo detalhado do workshop Lean Inception, desde a definição dos participantes até a criação do roadmap do produto.
* **Ferramentas e técnicas práticas:** São oferecidas diversas ferramentas e técnicas para facilitar o processo de brainstorming, priorização de funcionalidades e definição do MVP.
* **Exemplos reais e estudos de caso:** O autor apresenta exemplos de empresas que utilizaram a metodologia Lean Inception com sucesso, ilustrando os benefícios da abordagem.
* **Foco no cliente e na validação de ideias:** O livro enfatiza a importância de colocar o cliente no centro do processo de desenvolvimento e de validar as ideias através de feedback e testes rápidos.

**Conclusão:**

**Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo** é um livro essencial para qualquer pessoa que deseja criar produtos de sucesso. A metodologia proposta por Paulo Caroli é prática, eficaz e oferece um roteiro claro para gerar alinhamento entre stakeholders, definir um MVP e iniciar o desenvolvimento de forma rápida e eficiente.

Ggarro 29/12/2023

Muito prático e didático
Precisava fazer uma inception com o time e não confiava no facilitador hahah li em poucas horas e na semana seguinte fizemos 3 dias de inception e foi incrível! Recomendo

rafasantanaa 30/03/2023

Indico
Livro ótimo. Direto, traz muito insights. Conteúdo de primeira. Leitura leve, com aprendizados e enriquecimento de conhecimento. Recomendo! ?

Samuel236 25/02/2023

Direto ao ponto e interativo
Livro bom para pessoas realmente da área de produto e com muitas formas e dinâmicas de lidar com os processos existentes

Não foi muito útil para quem é de fora na minha opinião

Elaine 20/12/2022

Leitura essencial para quem trabalha com agilidade.
Ótimos exemplos e excelentes técnicas a serem aplicadas no dia a dia.

Amanda 01/12/2022

Pra qm trabalha com equipes
O livro tem uns insights sobre trabalho em equipe bastantes interessantes...
A ideia de produto minimamente viável tb é interessante... As vezes a gente fica idealizando o produto perfeito e o q é perfeito na nossa cabeça não é de interesse de ngm... Se vc já coloca a ideia pra rodar, vc vai melhorando de acordo com o feedback do público... Acho q essa idéia pode ser replicada em vários modelos de negócios... Comece pequeno, mas bem e depois evolua de acordo com os interesses do público (ou pelo menos um meio a meio)...
Tive dificuldade em visualizar alguns exercícios, pois li no kindle e os quadros ficaram mto pequenininhos... Ver site do Caroli pra ver se acho... Alguns links no livro estavam quebrados...

Bia Franzoi 02/10/2022

Rápido e prático
O livro apresenta um passo a passo prático de como chegar em um MVP com maiores chances de se conseguir validar/aprender algo.

Apresenta etapas que podem contribuir bastante no planejamento e definição do produto, contando com a colaboração do time para construir a visão do produto e seus objetivos.

Leandro.Lopes 04/09/2022

Prático, pequeno e direto ao ponto!
Livro muito prático e direto ao ponto.
Muitas atividades passo a passo e exemplos ilustrativos que ajudam bastante a entender os conceitos.
Gostei muito do conteúdo, pretendo utilizar muitos conhecimentos adquiridos nessa obra com o meu time.

A2Lan 25/08/2022

Básico bem feito
O livro trata basicamente sobre a importância e criação de um MVP. Monstrando que um bom produto pode nascer com sua natureza básica porém com funcionalidades e planos pré determinados.

Aline Ribeiro 23/08/2022

Livro objetivo e prático
O livro é direcionado para a criação de produtos com premissas na utilização de metodologias ágeis.
São apresentadas diversas ferramentas que apoiam na construção do MVP do produto.
Um livro prático e objetivo que propõe atividades que estimulam o trabalho em equipe com foco em entregas de valor desde a concepção e definição do produto.

nath 19/07/2022

bem curtinho, mas objetivo. Não é um livro técnico, então creio que é um ótimo guia para quem está adentrando nessa área. Bons exemplos de como eficientizar o tempo, poupar dinheiro e criar um bom produto.

Thomas.Lincon 20/06/2022

Excelente
Ótima leitura, muito dinâmica e direto ao ponto.
Recomendo muito para quem está entrando ou trabalha com produtos.

Júlio César 22/04/2022

Prático e claro
Para quem vê dificuldade em estruturar seu produto antes de iniciar o desenvolvimento, esse é um guia prático que te levará a idealizar de maneira segura como planejar suas entregas e testar o mercado de forma assertiva e reduzindo custos.

Paulo.Enrique 12/04/2022

Abordagem Lean
O livro apesar de pequeno abordou os principais pontos. Podemos até dizer que o autor utilizou Lean Inception para produzir o livro.