Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo

Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo Paulo Caroli

Resenhas -

rafasantanaa 30/03/2023

Indico
Livro ótimo. Direto, traz muito insights. Conteúdo de primeira. Leitura leve, com aprendizados e enriquecimento de conhecimento. Recomendo! ?

Ggarro 29/12/2023

Muito prático e didático
Precisava fazer uma inception com o time e não confiava no facilitador hahah li em poucas horas e na semana seguinte fizemos 3 dias de inception e foi incrível! Recomendo

ATHOS 10/04/2024

Lean Inception: Um guia prático para construir o produto certo
## Lean Inception: Um guia prático para construir o produto certo

**Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo**, de Paulo Caroli, é um livro prático e direto que oferece um roteiro detalhado para realizar um workshop de criação de produtos de sucesso. O autor, especialista em desenvolvimento ágil, propõe uma abordagem inovadora que combina princípios do Lean Startup com técnicas de Design Thinking para gerar alinhamento entre stakeholders, definir um MVP (Produto Mínimo Viável) e iniciar o desenvolvimento de forma rápida e eficiente.

**Pontos fortes do livro:**

* **Metodologia clara e estruturada:** O livro apresenta um passo a passo detalhado do workshop Lean Inception, desde a definição dos participantes até a criação do roadmap do produto.
* **Ferramentas e técnicas práticas:** São oferecidas diversas ferramentas e técnicas para facilitar o processo de brainstorming, priorização de funcionalidades e definição do MVP.
* **Exemplos reais e estudos de caso:** O autor apresenta exemplos de empresas que utilizaram a metodologia Lean Inception com sucesso, ilustrando os benefícios da abordagem.
* **Foco no cliente e na validação de ideias:** O livro enfatiza a importância de colocar o cliente no centro do processo de desenvolvimento e de validar as ideias através de feedback e testes rápidos.

**Conclusão:**

**Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo** é um livro essencial para qualquer pessoa que deseja criar produtos de sucesso. A metodologia proposta por Paulo Caroli é prática, eficaz e oferece um roteiro claro para gerar alinhamento entre stakeholders, definir um MVP e iniciar o desenvolvimento de forma rápida e eficiente.

Paulo.Enrique 12/04/2022

Abordagem Lean
O livro apesar de pequeno abordou os principais pontos. Podemos até dizer que o autor utilizou Lean Inception para produzir o livro.

LGPLAUCK 10/02/2022

Um bom livro trazendo uma visão da Lean Inception por um dos maiores especialistas em agilidade no Brasil.

Carla.Zuqueti 20/06/2019

Opinião
??????????????????
Muitas empresas têm dificuldade em criar novos produtos ou definir a direção que a organização deve tomar.
??????????????????
A Lean Inception é uma metodologia de direcionamento da empresa através de workshops para definição de MVPs.
??????????????????
Desde o brainstorming inicial para a definição de produto e persona, até a organização das funcionalidades, o autor demonstra através de exemplos práticos como criar um produto de forma ágil.
??????????????????
É um livro bem prático, que trabalha basicamente exemplificando os conceitos apresentados no livro Startup Enxuta de Eric Ries.
Pontos importantes:
??????????????????
1. Procure entender o tipo de resultados que queremos, as funcionalidades que achamos que irão guiar esses resultados e como avaliamos a eficácia do produto.
2. Inception: fornece alinhamento entre o negócio e o pessoal técnico e cria uma linha ordenada de histórias de usuários com estimativa além de um plano de lançamento de produto.
3. Pensar grande ter uma visão ampla, mas começar pequeno e aprender rápido.

Yasmin1132 08/09/2021

Muito claro e simples para aprender
Gostei bastante da metodologia e da forma que o autor explica cada passo a ser executado. O livro é repleto de gravuras, o que facilita a compreensão, possui exemplos práticos e também atividades quebra gelo super divertidas para fazer com a equipe. Vale a pena a leitura!

Vitor 22/08/2021

Para iniciação de projetos/produtos
Excelente livro para guia no momento de iniciar projetos ou ideação de produtos. Peguei boas dicas para aplicar no trabalho. Muito bom!

Júlio Quadros 08/06/2021

Livro Técnico
Livro rápido e gostoso de se ler, traz boas práticas e exemplos práticos do mundo de Lean Inception.

Sandra 26/02/2021

Curto e Objetivo
E um livro curto e objetivo que traz conceitos de fazer um produto rápido com trabalhos de 1 semana...
A leitura é simples.

Débora Magnago 06/01/2020

Bons exemplos
Se você gosta de dinâmicas, esse livro é pra você. Conteúdo bem explicado. É preciso ler e logo colocar em prática para não esquecer.