Da Guerra E Da Paz

Da Guerra E Da Paz Maquiavel

Resenhas - Da Guerra E Da Paz

Mariah 14/07/2022

Una-note:

_“A única razão válida que pode explicar uma guerra é enriquecer-se, empobrecendo o inimigo, e nenhum outro motivo existe para procurar a vitória e fazer conquistas que não seja o de fortalecer a si próprio e enfraquecer o adversário.”

“Se o rei de França pudesse atacar e conquistar Nápoles com os seus próprios recursos, deveria fazê-lo, mas, não podendo, não devia, em caso algum, partilhá-lo com outrem. Que partilhasse a Lombardia com os venezianos, pode ser desculpado, porque só desse modo podia pôr pé em Itália. ”_

___((((IPPP)))“E como Dante diz que não se faz ciência sem registar o que se aprende, eu tenho notado tudo nas conversas que me parece essencial, e compus um pequeno livro chamado “De principatibus”, onde investigo profundamente esse assunto, debatendo o que é um principado, que tipos de principado existem, como são conquistados, mantidos e como se perdem.”_

“RESISTÊNCIA À MUDANÇA
Os homens vivem tranquilos se mantidos nas antigas formas de vida. A sua incredulidade faz com que acreditem no novo somente quando adquirem uma sólida experiência, A natureza dos povos é muito inconstante: é fácil convencê-los de alguma coisa, difícil é mantê-los convictos.”

“SIMULAÇÃO E DISSIMULAÇÃO
É necessário ser um grande simulador e dissimulado: e os homens são tão simples e submetem-se a tal ponto às necessidades presentes que aquele que engana encontrará sempre quem se deixe enganar. Cada um enxerga o que aparenta ser, mas poucos tentam conhecer quem és realmente. A falta de prudência do homens leva-os a iniciar uma coisa, e devido às vantagens imediatas que apresentam, não percebem o veneno que por debaixo está escondido.”