Recursion

Recursion Blake Crouch

Resenhas - Recursion

Lissss 06/02/2024

Viciante!
Que livro incrível ! A história é frenética e não te dá nem um pequeno momento para respirar. Amei a construção dos personagens e tem um final ótimo
vale a leitura ;)

Wilson 26/11/2023

Mais complexo, mas não tão bom quanto Dark Matter
Embora a história seja mais densa e complexa, o que me agradou, o livro demora a engatar. Assim como Dark Matter, o autor consegue conectar todas as pontas soltas e faz você pensar mais na sua própria vida e decisões. Recomendo a leitura para quem gostou de Dark Matter.

Mylena 14/11/2023

Livro incrível, te prende bastante e te deixa apreensivo a todo momento de como vão solucionar determinadas situações. Aborda também conceitos científicos interessantes ao decorrer da obra.

Luana.Aguiar 08/11/2023

4.5 ??
Recursão foi uma ótima surpresa! Primeiro livro de ficção científica que li e já foi uma experiência agradável e diferente da leitura de outros gêneros. Adorei o desenvolvimento dos personagens, me emocionei tanto pelo luto do Barry pela filha quanto pela relação da Helena com os pais. Achei super fluido, sem enrolações, bem direto ao ponto. Tinha dado 5??, mas depois de quase 2 meses após terminar o livro, resolvi tirar 0.5 ??, porque tinha a expectativa de ter mais romance ou mais tempo do casal juntos, e, por mais que o gênero não seja esse e mesmo que eles fiquem juntos no final, isso me decepcionou um pouco no fim e achei que fosse me emocionar mais. Ainda assim, amei o livro e fui surpreendida positivamente em vários momentos pela genialidade da estória e da escrita do autor. Então, pretendo ler outras obras do Blake Crouch SIM, simplesmente GENIAL ???

@raycobalt 11/09/2023

?memory is all we?re made of?
Um dos livros mais lindos, geniais e marcantes que já li em toda minha vida.

eu não tinha dúvidas de que ia amar essa história antes mesmo de começar a ler mas, nunca pensei que um livro de ficção científica pudesse me fazer transbordar tantas emoções.

um livro que me deixou impressionada não só com a genialidade da história mas também com a beleza dela.

é impossível não se conectar com o barry e com a helena e não sentir cada emoção que eles sentem ao longo da história.
o desespero, a angústia, medo, os conflitos, a esperança, o amor?
vou carregar essa história e esses personagens pra sempre comigo.

esse livro é lindo, genial, emocionante, devastador e muito único.

recursão é um livro que me mudou pra sempre.

Bernardo.Zanetti 05/09/2023

Que tempo é o agora?
Mais uma história perfeita do Blake, o homem é incansável, brinca mais que brincadeira!
Livro dinâmico, cheio de mudancas de direção, narrativa fluida e cativante, te faz ver que o tempo é ao mesmo tempo seu aliado e inimigo. Personagens fodas pra uma historia foda, alem um final perfeito.
Simplesmente n sei mais quem ocupa meu top1, se é recursao ou matéria escura, mas o fato é que o Blake é o maior de todos

Micaela 22/04/2023

PERFEICAO???
Gente que isso aqui? Melhor livro da vida. Eu conto a história pra alguém e a impressão foi de que eu acabei de ler 1500 páginas. Acontece tanta coisa mas ao mesmo tempo é tão rápido e profundo e sem enrolação. Que ator incrível! A forma que te toca.
Memória é vida.
biaaa 22/04/2023minha estante
Mil histórias dentro de uma só, perfeito

pedromaximo0 08/04/2023

3.75
Uma premissa muito legal, 100% enredo. Esse livro foi bastante imersivo a princípio, cheio de ação a todo momento, muitos acontecimentos e focado em sua maior parte em acontecimentos sequenciais, o que pode se considerar a marca do Blake Crouch.

A escrita é boa e bem fluída, ele soube misturar bem as partes do thriller frenético com a ficção científica e as construções dos conceitos. Porém, sinto que isso acabou deixando o livro com pouquíssimas nuances. Blake tenta o tempo todo de explicar tudo o que o personagem sente, cada conceito mirabolante e não deixa aberto a interpretações por parte do leitor, o que acabou deixando as últimas partes do livro repetitivas até demais.

Pelo fato do livro ser EXTREMAMENTE cinematográfico, e não focar tanto no desenvolvimento de personagens (relacionando principalmente com o conceito da doença SFM), acabou deixando os monólogos finais muito bregas, juro! Vibes sessão da tarde 2012.

Em suma, não é o meu tipo de livro, apesar de ter gostado do conceito geral e das partes iniciais dos personagens, principalmente da Helena, acho que ele funciona bem mais como adaptação. Se você gosta de livros mais enredo, com muita ação, dê uma chance, pode ser que vire um favorito seu ou te tire da ressaca literária.

Pedro 17/03/2023

Mais uma obra prima do autor!
E mais uma vez vem o Blake Crouch e me surpreende com uma obra prima dessa? É até difícil descrever o livro sem dar spoiler.

Depois de ler Dark Matter (ou Matéria Escura) do mesmo autor e ter amado, eu achei muito difícil Recursion ser tão bom quanto. A real é que na minha opinião não foi só tão bom quanto, quanto superou! Uma trama muito bem fechada, personagens complexos, sentimentos fortes envolvidos e tudo escrito de uma maneira simples pra qualquer um entender.

Resumindo, vale MUITO a leitura pra qualquer tipo de leitor, mas principalmente, se você gosta de umas ficções bem entrelaçadas, com mistérios e uma trama inteligente envolvida!

Vivi 20/01/2023

Livro muito bom, mesmo não sendo o gênero que eu normalmente leio (que é romance), eu gostei bastante deste livro.
vende ou troca?

Iris Cristina 14/01/2023

Gostei muito! Leitura fácil e bem fluida! Como muitos falaram, não da para falar muito dele sem dar spoiler! Mas recomendo principalmente para fãs de ficção científica!

Cianthe 04/01/2023

"You look like you want to buy me a drink"
Essa história foi uma jornada épica, frenética, confusa, linda e arrebatadora.
Eu sei que não tenho em mim as palavras necessárias pra fazer jus à o que eu li, à todas as linhas temporais que eu vivi sem de fato sair da minha casa. Se você for ler, saiba que algumas respostas eventualmente vão ser entregues, mas outras você vai precisar procurar e entender por si só ? e é extremamente extasiante construir essas respostas!
A escrita do Blake Crouch é incrível, ele sabe muito bem como trabalhar o científico com ação e como fazer com que ambos os gêneros combinem com a narrativa poética e contemplativa que ele constrói sobre o ser humano, sobre memórias, sobre o tempo e sobre tantas formas de amor e arrependimento.
O livro é dividido em cinco partes e cada parte é chamada de "livro". Em certo ponto, eu olhei para a parte 1 / livro 1 e pensei: "Realmente parece um livro diferente", porque acontece MUITA coisa e a mudança nos personagens (por conta das antigas e novas memórias) é gradativa, mas tão evidente que eu senti como se também tivesse atravessado e vivido várias realidades.
O romance não toma uma grande parte do livro, mas, ao mesmo tempo, amarra toda a história. Nunca vou me esquecer do amor de Barry e Helena; de como eles lutaram para salvar o mundo enquanto também salvavam um ao outro através do espaço-tempo, por mais de duzentos anos.
Esse livro é incrível. Apenas.
Me fez enxergar as memórias, o tempo e a vida no geral de uma forma nova e linda (e até um pouquinho assustadora).
Passado, presente, futuro... É tudo invenção nossa. Tudo está acontecendo agora. Memória é o tempo e o tempo é memória. Só há um passado porque eu sou capaz de me lembrar dele. Só vai existir um futuro porque eu me lembro do passado e estou vivendo o presente. Só há um presente porque eu me lembro do passado ? seja ele o passado de ontem, ou o passado de um nanossegundo atrás, que aconteceu quando o meu cérebro ainda estava processando o que captei do ambiente. O que eu acho que estou vendo, ouvindo ou sentindo neste momento, na verdade já aconteceu. Se mudarmos a velocidade com a qual o nosso cérebro trabalha, mudamos o conceito de "agora". O presente é uma ilusão e uma questão de percepção; o presente é o passado; o passado é memória, o presente é memória e o futuro é memória.
E, claro, o ser humano não está preparado para lidar com o controle da realidade. Blake Crouch nos mostra isso. Durante algumas mudanças de realidade, eu fiquei pensando: "Puts, olha quanta merda poderia ter sido evitada se você só tivesse aceitado que era pra ser daquele jeito". E eu acho que é exatamente sobre isso. O que nos torna humanos é poder viver toda a beleza da vida, mas toda a dor também, e algumas coisas acontecem exatamente como deveriam, porque a dor pode não funcionar sem a parte bonita, mas tampouco a beleza funciona sem a dor.
O primeiro livro do meu ano e eu com certeza vou carregá-lo de 2023 pra vida.

???????? - Citações (6):

"He's lived long enough to know that the memory hurt because many years ago, in a dead timeline, he experienced a perfect moment."
? ?????

"I don't want to look back anymore. I'm ready to accept that my existence will sometimes contain pain. No more trying to escape, either through nostalgia or a memory chair. They're both the same fucking thing. Life with a cheat code isn't life. Our existence isn't something to be engineered or optimized for the avoidance of pain. That's what it is to be human?the beauty and the pain, each meaningless without the other."
? ?????

"Time is an illusion, a construct made out of human memory. There's no such thing as the past, the present, or the future. It's all happening now."

"I want to breathe the same air as you every minute of every day of my life, no matter how many timelines I live."
? ??????

?I don't know how you do this, H. I don't know how you carry this weight. But as long as it's on your shoulders, it's also on mine. We will find a way to solve this. If not in the next life, then the one after. And if not in that one, then the one..."
? ?????

"Life can only be understood backwards; but it must be lived forwards."
? ?Ø??? ???????????

5. After the Storm - Mumford & Sons
6. Run - Daughter
7. What a Heavenly Way to Die - Troye Sivan

Cianthe 02/03/2023minha estante
Oi! Não tenho ele físico ?

Josiane250 09/12/2022

Recomendaria para cada pessoa que cruzasse meu caminho
Não costumo ler sci-fi, não é meu gênero favorito, mas preciso reconhecer um livro bom quando o leio.

Eu gostei de cara da proposta do livro. É o meu primeiro contato com escrita do Blake e eu a achei maravilhosa, muito fácil (tirando as partes técnicas da física) e instigante. A história se desenvolve com maestria nas mãos do autor, ele te faz imergir no mundo e entra sob a sua pele.

Vi muitas pessoas comentando que do meio pro final fica chato, lento e/ou repetitivo, mas para mim não. Para mim, tornou-se ainda melhor em 50/60%, e eu acredito que nada foi repetitivo, pelo menos não sem razão. Aqui cada diálogo, cada cena, é importante.

Eu me apaixonei por Recursão. O livro me fez chorar, me fez refletir profundamente sobre o tempo, a família, nossa memória e quem somos. Ele me moldou. Há um antes e depois desse livro, posso afirmar.

Definindo em uma palavra: sensacional.

Dayanne Porto 20/07/2022

Favoritíssimo!
Recursão é um livro sensacional e eu não vou tentar nem começar a explicar o significado e a mensagem dele.
Só digo que leiam e que aproveitem a profundidade dele.

Com certeza um favorito.