Jenny Marx

Jenny Marx Françoise Giroud




Resenhas - Jenny Marx


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Luiz Pereira Júnior 03/08/2022

A difícil vida fácil da esposa de um gênio
Uma narrativa biográfica da esposa de Karl Marx, contada como se fosse em um site de fofocas. Sem maiores aprofundamentos psicológicos, mas atendo-se aos fatos e à própria família e à do esposo imensamente célebre, proporcionando uma leitura agradável e uma contextualização histórica em que apenas os fatos principais são citados. Portanto, não procure profundidade nem detalhismo se quiser realmente conhecer a biografia de Karl Marx (será que interessaria ao leitor comum ler outra biografia da esposa dele?).

Um ponto positivo no livro é mostrar o lado obscuro do grande filósofo, visto como aproveitador, descaradamente preguiçoso para qualquer trabalho que não seja intelectual, bom vivant à custa dos outros, chegando a fazer um retrato pouquíssimo lisonjeiro dos intelectuais, vistos como pessoas que não trabalha, apenas pensam, e que, para isso, precisam ser sustentados pelos que de fato trabalham (os trechos em que o casal Marx pede dinheiro para amigos, parentes e qualquer um que o tenha para depois gastá-lo em viagens e futilidades se multiplicam na narrativa).

Enfim, uma obra biográfica leve como uma pluma, superficial como uma piscina infantil, parecendo uma daquelas revistas de fofocas (“O casal Marx parte para breves férias no litoral francês”... bem, não há essa frase no livro, mas você já captou o sentido), mas com a capacidade também de desmi(s)tificar, de humanizar e também de demonizar uma das figuras mais importantes de todos os tempos. Vale a pena!
comentários(0)comente



Debora696 22/01/2015

Karl Marx por uma socialista
É um livro bem neutro, que mostra a vida de Marx de um ponto de vista predominantemente doméstico.
Tendo em vista o posicionamento político da autora, não existe nenhuma tentativa de endeusamento de Karl Marx, em que ele é mostrado como era: ganancioso, hipócrita e bon-vivant.
É um bom livro para quem quer conhecer o socialismo, a fim de não ter ilusões com essa ideologia e seu fundador. O grande defensor do proletariado não passava de um vagabundo metido a aristocrata.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR