Paixão Índia

Paixão Índia Javier Moro

Resenhas - Paixão Índia

Maria Elegiani 14/03/2014

Esperava mais!
Não sei se fiquei comparando com a linda historia do Sari Vermelho mas esperava mais do livro. Achei que Anita,iria ser uma mulher forte e conquistar, em algum momento, as mulheres do marajá. Então, nao conquistou.

Paty 14/11/2013

Chanchada água com açúcar de Bollywood, a meca do cinema indiano.

Eliane Maria 10/10/2013

Minhas impressões do livro : Paixão Índia - a Verdadeira História da Princesa de Kapurthala - Javier Moro
Me encantei com a história de Anita Delgado, uma bailarina andaluza muito jovem que conquistou o coração do marajá indiano. Viveram uma história de amor muito conturbada, pois o choque cultural entre oriente e ocidente fez-se presente o tempo todo.
Paixão Índia, apesar de ter tido algumas passagens meio maçantes, porém necessárias a serem explanadas para melhor entendimento do leitor sobre os fatos históricos. Para mim o contexto em si foi maravilhoso. Adorei a história , aprender os costumes antigos daquele povo em forma romanceada foi inesquecível.

CARLA 30/09/2013

Estou de luto, o livro que amei acabou...
Nossa, que livro lindo, apesar de tudo...
Não só pelo romance, mas a parte histórica, aprendi muito com o que li sobre a Índia, já admirava o país e seu povo, agora então...
Acabei pesquisando muito mais fatos, descobri o site oficial de Kapurthala, que nos dá uma certa continuidade do livro, e com grande quantidade de fotos...
Vale muito a pena ler!

Nilce 08/06/2013

Paixão
Este livro fala de um marajá indiano que se apaixona perdidamente por uma bailarina. É tocante, vale a leitura....

Katia 15/03/2013

Adoro ler sobre a Índia, e esse livro me deu a oportunidade de conhecer,ainda que de forma romanceada, um período da história indiana que não conhecia.

Patrick Rosário 31/05/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: PAIXÃO íNDIA - Javier Moro
Este é um romance histórico, onde nos apresenta uma história densa e rica em detalhes, dentro de uma ambientação divergente à nossa, uma época tradicional. Um livro com vários elementos, como: amor, paixão, traição, sofrimento, dor, altruísmo, riqueza, ambição, entre outros, envolvendo Anita Delgado, Jagatjit Singh, o príncipe de Kapurthala, e alguns personagens secundários cruciais para a formatação da trama emocional de Anita. No princípio, um belo conto de fadas, onde o príncipe se apaixona pela jovem bela e pobre, e a torna uma princesa, e posteriormente, uma forte desconstrução de todas as ramificações mágicas, dando um toque de realismo a obra.
Neste livro, somos apresentados à Anita Delgado, a nossa protagonista, até então, apenas uma dançarina de 17 anos, juntamente com sua irmã, do café-concerto, o Kursaal. A espanhola tem uma beleza característica, porém era desprovida de bons estudos e pertencia há uma família muito humilde.
Dentro de uma ocasião importante na Europa, o rajá de Kapurthala, Jagatjit Singh, visita o Kursaal e, acaba se apaixonando perdidamente por Anita.
"Enquanto este em Madri, o rajá foi todas as noites ver Anita dançar. Devia ser o único cliente que pagava para ver as furantes, e não as famosas cantoras anunciadas no cartaz." (Página 37)
O rajá oferece uma fortuna para a família Delgado pela mão de Anita em casamento, no início se mostra repugnante, pois é nítido que quer comprá-la. Mas, Anita e a família vão cedendo aos honrosos e exagerados mimos do príncipe e acabam efetuando o casamento. Anita Delgado o ama e essa paixão é recíproca. Ela passa por uma série de ensinamentos, como: se alimentar corretamente, postura formidável de uma dama, idiomas necessários para se comunicar, entre vários outros. Tudo isso seria de extrema importância, pois ela se tornaria a princesa de Kapurthala.

Anita viaja para Kapurthala e aquele conto de fadas vai se desconstruindo num processo doloroso, pois as outras mulheres do rajá a desprezam por inveja, pelo fato de Anita ser branca, europeia e princesinha que todos admiram por sua simpatia e beleza, além do choque cultural de um povo exótico para Anita.
Em seguida, o vazio a preenche, mas situações polêmicas vão se introduzindo, nos levando para um cenário denso e corrompido. As ideias começam a tomar um novo rumo e vamos percebendo que nem tudo são flores, nem mesmo para os poderosos da época.
Gostaria de detalhar muitas cenas e até mesmo dizer o que acontece com Anita Delgado, todavia, anularia as sensações inovadoras que a leitura poderá causar em vocês. A história é muito envolvente e escrita de forma muito inteligente. A desconstrução perfeita dos nossos ideias de contos de fadas. A realidade emocional em foco.

A diagramação do livro físico é confortável. Bons espaçamentos e imagens ilustrativas enriquecedoras. Editora Planeta está de parabéns pela edição em português da obra do historiador e antropólogo Javier Moro.

Por fim, amei o livro e super recomendo para os amantes de romances históricos, estes que apresentam uma série de fatos verídicos com datas e imagens. O romance nos oferece um belo e importante passeio por uma Índia colonial, onde destaca com veemência o domínio do Império Britânico sobre o subcontinente indiano. Em outras palavras, vale muito a pena.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-paixao-india-javier-moro.html

Vanessa Costa 04/11/2012

Com mais de 300 mil exemplares vendidos somente na Espanha, Paixão Índia encanta os leitores com a história de Anita Delgado, a jovem bailarina andaluza que se transformou em princesa na Índia. Anita era apenas uma bailarina quando um marajá indiano se apaixonou por ela, construiu um palácio e a transformou em princesa, mas não em sua única mulher. Na Índia colonial do início do século XX, Anita e o rajá de Kapurthala viveram uma história de amor que provocou um inevitável choque cultural entre oriente e ocidente, mundos, na época, com costumes completamente diferentes. As outras mulheres do marajá e seus súditos viam em Anita uma ameaça à tradição hindu, o conflito entre os dois lados era inevitável. Apesar de estar cercada de vassalos e luxo, a jovem vivia na mais completa solidão.

Hélio 13/10/2012

Um romance leve e saboroso que se inicia como um "conto de fadas" e vai adquirindo outras facetas. O cenário exótico em que está ambientada dá um colorido especial a essa história.

Georgia 25/09/2012

Gostei muito desta estória... Ela nos leva há tempos em que a Índia era algo muito mais cosmopolita e bastante dividida... A paixão vivida entre o príncipe e a espanhola êh realmente linda e representa bem o conflito de pensamentos entre o ocidente e Oriente....
Porém, para mim faltou algum tempero que os romances arrebatadores nos trazem, por isso coloquei somente 3 estrelas.
A parte histórica e a pesquisa do autor são realmente impecáveis. Adorei as fotos escolhidas pelo autor!! A história parece que fica muito mais palpável!!!
Enfim, super recomendo pois a descrição da Índia e das suas variadas culturas êh extremamente enriquecedora....

Drika 09/11/2012

Paixão Índia
Paixão Índia é um livro interessante de Javier Moro onde ele trata com riqueza de detalhes a época em que os marajás reinavam na Índia. Sabe aquela expressão "vida de marajá" é muito mais luxo do que possamos imaginar.
Neste livro o autor em especial relata a história do marajá de kapurthala,que por ter sido criado por tutores ingleses se apaixonou pela Europa e principalmente pelas mulheres, até que conheceu Anita Delgado uma dançarina de kursaal, o marajá ficou perdidamente apaixonado por ela. Ensinou-lhe idiomas, boas maneiras e transformou-a em princesa. Mas, o que começou como um fabuloso conto de fadas, acabaria em um dos maiores escândalos da Índia britânica.

Luciana Sabbag 20/07/2012

Incrível!
A biografia de Anita, a princesa de Kapurthala (Índia), escrita em forma de romance, é envolvente e sedutora, exatamente como a biografada.
Fatos históricos como a construção do Taj Mahal, a primeira e a segunda guerras mundiais, o domínio britânico sobre a Índia, personalidades como Pablo Picasso e Gandhi floreiam e servem de fundo para a intrigante história de uma simples espanhola que viveu um conto de fadas, casando-se com um príncipe de verdade.
Conflitos, escândalos, amores, dinheiro... Paixão Índia é um livro imperdível!

Beatriz Ribas 21/08/2012

Comprei pensando que iria me interessar pela história da princesa, mas descobri que esse tipo de livro não é para mim. Achei excessivamente monótono, e não consegui passar da metade. Chegou em um momento em que pulava as páginas para capítulos mais interessantes e nem precisei ler tudo para saber qual seria o escândalo e o desfecho do livro.
*Bocejos*
Mas admito que é muito bem escrito levando em consideração o contexto histórico, os detalhes e a veracidade... porém reforço que não é meu tipo de leitura e se você não interessa pela Índia, ou por romances históricos que consegue descobrir tudo abrindo apenas a página do google aconselho que nem perca seu tempo.