Paixão Índia

Paixão Índia Javier Moro

Resenhas - Paixão Índia

Ivi 21/11/2012

PAIXÃO ÍNDIA (Javier Moro)

E a 38ª leitura foi concluída com satisfação. O livro PAIXÃO ÍNDIA (Javier Moro) foi uma leitura fascinante e de aprendizado, de abertura de mente e de quebra de paradigmas. Lindo!!! Este livro chegou até minhas mãos pela minha prima e amiga Tatiana, que sempre indica livros bacanas e este não foi diferente.
O livro trás a história de Anita Delgado, a jovem espanhola que se transformou em princesa na Índia. Anita era apenas uma bailarina quando um marajá indiano se apaixonou por ela, construiu um palácio e a transformou em princesa. É o verdadeiro conto-de-fadas que toda mulher sonha realizar, mas que poucas - ou nenhuma - tem a chance de faze-lo. Anita Delgado, a jovem espanhola de 17 anos, conhece um dia o belo Rajá de Kapurthala, o conhecido internacionalmente Jagatjit Singh, um homem dividido entre o Oriente Tradicional e o Ocidente Moderno, que tanto o encantava como intimidava. Apaixonando-se por uma jovem desprovida de educação, o Rajá providencia para que ela aprenda aquilo que ele considera como sendo importante para que sua "esposa" possa acompanhá-lo em suas viagens. Ele quer uma companheira de aventuras, uma amiga e amante, com quem possa compartilhar seus anseios e pensamentos cosmopolitas. Algo impensável de se encontrar na Índia. Anita aprende tudo com afinco, e logo está pronta para ingressar na viagem que mudará toda a sua história. Mas nem tudo foi perfeito. Na Índia colonial do início do século XX, Anita e o rajá de Kapurthala viveram uma história de amor que provocou um inevitável choque cultural entre oriente e ocidente, mundos na época, com costumes completamente distintos. As outras mulheres do marajá e seus súditos viam em Anita uma ameaça à tradição hindu, o conflito entre os dois lados foi inevitável. Apesar de estar cercada de servos e luxo, a jovem vivia na mais completa solidão. Ela percebe que essa sociedade tão diferente daquela na qual foi criada vê com medo essa mulher de pele clara, que tem liberdades impensáveis para as mulheres indianas. Sentirá a indiferença de uma sociedade machista e arrogante, que não a aceita, mas que se deixa fascinar por uma espanhola atrevida e curiosa, que será alvo de um dos maiores escândalos que a Índia Inglesa já teve notícia. Como se trata de uma história real, entendemos que ela não é perfeita e o autor nos apresenta o fascínio da Índia através de uma pesquisa deliciosa de se ler. E nos vemos lendo um conto-de-fadas onde o final pode não ser exatamente o que havíamos imaginado!!! Recomendo!!!
Mariela Duarte 18/02/2013minha estante
Oi! Bom dia, poderia me dizer se o livro "O Sári Vermelho" é uma continuação do livro "Paixão Índia"?

Kah 28/08/2013minha estante
Oi Mariela!
Eu tenho "O Sári Vermelho" e apesar de ainda não tê-lo lido, eu sei que ele NÃO é a continuação de "Paixão Índia". Um livro que é de outro escritor, mas que é quase como uma continuação seria "A Neta da Maharani" escrito por Maha Akthar, que é neta de Anita Delgado. Procure saber mais sobre esse livro, ainda não tenho ele, mas está na minha lista. Parece interessante!

KamillaBarcelos 22/01/2009

Além de ter uma linda história, com esse livro se aprende muito do contexto de dominação inglesa que a Índia vivia! Recomendo!
Renatinha 23/10/2010minha estante
concordo com você! o livro une duas coisas que eu adoro: a história do lugar e um romance...

Fabi 14/01/2022

Uma verdadeira, real e linda história de amor! (triste também...) É a história de um Rajá que se apaixonou e casou com uma espanhola de 17 anos na década de 1900. Além de ser totalmente baseado em fatos reais, o enredo todo é permeado por detalhes e curiosidades sobre a Índia. O autor soube unir tão perfeitamente uma linda história de amor com os fatos reais e históricos, sem ser maçante ou cansativo. Adorei!
Fernanda 01/08/2022minha estante
Você também foi pro Google saber sobre os envolvidos?

DIRCE 28/01/2010

Carencia de Inspiração
Propus me a fazer a fazer a resenha do Paixão Índia, mas que carência de inspiração...Talvez porque achei o livro “morno” nada empolgante.
Em nenhum momento achei que o marajá nutria grande paixão pela bailarina espanhola que se tornou princesa – pra mim ela estava mais para um troféu a ser exibido e para inflar ainda mais o ego desse marajá que, como os demais, eram fascinados pelas mulheres européias e pela ostentação.
Tenho grande admiração por Javier Mora, mas se eu tivesse que indicar um livro dele para alguém, com certeza, indicaria O Sári Vermelho. Esse livro, sim , nos permite conhecer um pouquinho mais sobre esse país tão pluralista que é a Índia e também sobre as personalidades admiráveis como Ghandi, Indira e Sonia (uma grande mulher que se dedicou a família e também aos interesses do País onde passou a viver e ganhou o respeito e admiração de todos).
De Paixão Índia me restou o consolo (ou seria desconsolo?) de conhecer a Índia no tempo em que os excêntricos marajás eram sustentáculos da colonização inglesa.
Em respeito a Javier Moro que se baseia em ricas pesquisas para escrever seus romances – inclusive são ilustrados com fotos- eu darei 3 estrelas.

Luciana Sabbag 23/07/2012minha estante
É que, na verdade, não era intenção de Javier mostrar a Índia, mas a vida de Anita. O livro não é um romance, é uma biografia em forma de romance. :)

Olgashion 13/06/2012

Podia ter sido melhor... Muito cansativo o livro... Já li biografias belíssimas, fluidas, mas, essa deixou a desejar... Serviu para enriquecer o conhecimento sobre outras culturas!
Fernanda 13/08/2012minha estante
Nossa mas o livro é maravilhoso, é uma história verídica cheia de reviravoltas!

Eli 04/10/2011

Um conto de fadas?
Não deixa de ser uma história de amor, mas bem diferente daquelas que estou acostumada a ler. Um romance com todos os detalhes de um conto de fadas: um príncipe indiano (um rajá) se apaixona por uma jovem dançarina espanhola, de família muito humilde, e a pede em casamento, não antes de lhe oferecer uma educação apropriada, para que ela possa ingressar em seu reino. A jovem Anita, encantada com o cavalheirismo desse Rajá 19 anos mais velho do que ela, se envolve com um mundo até então desconhecido, e parte rumo a uma Índia dominada pela Inglaterra, mas que ainda mantém tradições milenares da cultura hindu e muçulmana. Só esse pequeno resumo já deixaria qualquer romântica com os quatro pneus arriados, mas o conto-de-fadas de Anita estava longe de ser real: seu marido tem mais quatro esposas, e com elas tem quatro filhos. Anita é rejeitada pela sociedade britânica residente na Índia, como também pelas esposas de seu marido, que não entendiam o porque dela viver com o marido separado delas. Com o passar do tempo, uma paixão proibida fará Anita repensar suas decisões e atitudes.
Javier Moro é um contador de histórias exímio. Consegue narrar essa história tão irreal de maneira que nos coloca no lugar de Anita e de seu marido Rajá, não conseguindo nos fazer ter uma visão maniqueísta em nenhum momento. Temos aqui uma jovem mulher, entregue a uma vida luxuosa, que busca sentido para sua vida quando percebe que sua liberdade custaria muito mais do que ela poderia imaginar: a perda de seu verdadeiro amor!
Rubia 12/04/2017minha estante
Comprei esse livro hoje..acredita que não conhecia..fui atras do livro Sari vermelho e me mostraram esse..estou louca para ler..amei sua sinopse!

Esther 13/04/2009

Lindo. Mas as personagens me frustaram um pouco no fim.

Janaina.Granado 18/07/2011

Muito Bom!!!
Li esse livro meio que por acaso, não sabia o que ler ai ele foi o primeiro que peguei da pilha de livros, e simplesmente me encantei por ele...
A história de Anita nos prende do inicio ao fim, você fica querendo ler mais e mais para saber como foi a vida dela na Índia depois que deixou a Europa, os costumes tudo é novo para essa jovem...Lendoa livro você faz uma viagem a Índia sem sair de casa.
Recomendo a todos...
O Livro é muito bom, e por se tratar de uma hisória real fica mais fascinante ainda.

Domi 25/03/2024

A espanhola princesa da Índia
Qual a probabilidade de um raja indiano riquíssimo se apaixonar perdidamente por uma dançarina de cabaré espanhola? Se fosse cena de um filme com certeza todos achariam demasiadamente fantasiosa tal hipótese. Porém foi o que aconteceu com Anita Delgado, que de uma situação de pobreza de repente se vê cercada de todos os luxos que jamais poderia imaginar na vida e tendo que aprender a viver em um país cujos costumes se baseiam nas tradições e no sistema de castas.

Um livro riquíssimo em detalhes a que o autor dedicou muitas pesquisas , e que além de nos contar sobre a história de amor improvável nos conta também sobre os costumes, paisagens e tradições desse país oriental conhecido pelo taj mahal.

E ao final, por se tratar de uma história real, ainda nos conta o destino que os personagens tiveram.

Nem preciso dizer o quanto amei e indico essa leitura!

Cíntia 28/02/2009

História, costumes e força de uma mulher
Leitura bastante agradável sobre a vida de uma menina que por sua beleza e graça tornou-se uma princesa e que por seu trabalho mereceu seu título.

No início da leitura visualizei Anita Delgado como uma mulher da vida, que nascera para se vender e me desinteressei um pouco do livro. Entretanto, conforme as páginas passam, vemos uma criança que foi morar num país desconhecido quase sem querer. Que se tornou uma princesa ao se tornar uma representante exemplar para sua novo lar, Kapurtala, que desafiou a poderosa coroa britânica que mandava e desmandava na Índia e na 'nobreza' decadente da terra. Que apesar de tantos obstáculos, e apesar de suas próprias fraquezas, não desistiu de alcançar a felicidade.

Talvez muitas mulheres pudessem se tornar princesas se tivessem a oportunidade, mas muitas, a maioria, não conseguiria. O livro fala também de casamentos de principes indianos com europeias que acabaram em tragédia (inclusive suicídios).

Contém fotos antigas, maravilhosas, algo que parece tão longe, mas que existiu.

Além dos fatos históricos que se entrelaçam com a estória dos personagens, entre os quais a decadência da nobreza indiana, um tempo de luxos e ostentação que não voltará.

Annelise 23/10/2009minha estante
Li no original ,em espanhol o exemplar pelo correio enviado ano passado como presente de aniversário de uma grande amiga que estava peregrinando pela India !!!!!

A leitura fascinante ainda possuía o contraponto de vários 'tesouros' a marcar páginas,com indicações e aromas dos lugares onde minha amiga estava conhecendo simultâneamente à leitura do que era ali descrito.

Tudo me agradou em cheio,desde a fluência de Javier Moro nos detalhes preciosos da narrativa,a iconografia belíssima e a contribuição afetuosa ao longo das páginas sinalizadas nessa dupla jornada pela INDIA em que transformou encantadoramente o meu livro!!!!!!!

...ah...ainda bem que já me devolveram(emprestei- tamanho deleite merece ser compartilhado) pois um gostinho de releitura 'paira' agora ao redor...!!!!!

Elis 13/04/2009

Romance onde um Raja quer mudar a cultura de seu povo por amar uma estrangeira. Ele deseja torná-la princesa, porem tem de ir contra tudo e contra todos. Uma história veridica onde no começo tudo é um conto de fadas, no entanto termina em traições, morte, saudade e vitórias.
Além de ser inesquecível, ensina palavras,lendas e tradições indianas. Nota 10.

P.S: Mostra como as pessoas podem ser invejosas, mesquinhas, vingativas e audaciosas.
Faz nós pensarmos, no que estaríamos dispostos a fazer por amor. E se seguimos o coração ou a tradição de nossas famílias. Outra questão levantada é se você aceitaria qualquer coisa para deixar sua família segura na questão material o resto de suas vidas.

Karine Coelho 17/06/2010

Conto de fadas.
Foi ano retrasado que li esse livro, logo, não me lembro com muitos detalhes da história. Mas eu me lembro que foi uma bela história, um verdadeiro conto de fadas, e que aconteceu de verdade!

A história é bem conhecida, até mesmo banal. Uma garota pobre que se apaixona por um príncipe. Existem milhares dessas por aí, mas essa é diferente. A garota é Ana Delgado, Anita, dançarina espanhola andaluza. O príncipe, mais do que isso, é o Rajá de Kapurthala, o equivalente a um rei do interior da Índia. Ele a vê num espetáculo na Espanha e se apaixona por ela, que recusa seu amor, por achar que ele só quer comprá-la. Mas, aos poucos ela vai cedendo e acaba casando com ele apesar de todas as dificuldades, inclusive o fato de o rajá ter mais quatro esposas. No meio do amor florescente dos dois, vemos a adaptação de Anita à cultura indiana e à nova realidade que a cerca.

À medida que as páginas vão sendo viradas, percebemos o esfriamento do romance. O ódio das outras esposas por ela, a européia, branca, a princesa que todos amam pela simpatia e beleza, e um novo caso de amor inusitado: a paixão entre Anita e o filho mais velho do rajá, e a paixão do próprio rajá por uma dançarina inglesa. Da alegria, das cores, do amor e da novidade da nova cultura, somos levados para um ambiente mais sombrio, frio. É o fim do amor, do conto de fadas. Anita se entrega ao enteado e acaba voltando para a Europa, porém, continua sendo ajudada pelo rajá, que não deixa que nada lhe falte.

O livro de Javier Moro, trazido para o Brasil pela editora Planeta nos traz um conto de fadas real, verdadeiro e, como a própria realidade em que vivemos, imperfeito. Essa é a beleza do romance do escritor espanhol.

Thalita 04/12/2010minha estante
Após ter lido a resenha, pode concluir que é fiel ao livro, mas se me permite uma observação Anita ñ se apaixona pelo filho mais velho do rajá, e sim pelo 4° filho que o rajá teve.

Karine Coelho 17/07/2011minha estante
É mesmo, Thalita? Rsrsrs. Bem, como eu disse no começo da resenha, eu o li há algum tempo e não me lembrava dos detalhes pra fazer a resenha. Obrigada pela correção. :-)

Mari Mayfair 12/03/2010

O livro conta a vida de Anita , uma bailarina espanhola que é levada a um mundo de conto de fadas na India no final do século 19 quando o marajá se apaixona por ela. No decorrer da historia eu realmente consegui ver esse mundo de luxo e esplendor de uma India distante.

A principio pensei que o livro seria como a ultima novela da Gloria Perez Caminho da Indias. Mas não é. É um outro periodo onde o leitor consegui ver a India pela visão de uma estrangeira que se vê envolta por um mundo que nunca sonhou que existia. A narrativa é gostosa, não se torna cansativa em nenhum ponto do livro. Recomendo para quem gosta de ler romances para passar o tempo.

Léia Viana 05/06/2011minha estante
Eu quase comprei este livro outro dia... mas não gostei do que li na contracapa. Sua resenha me tirou a dúvida.

San... 08/09/2009

Belíssima história. A leitura levou-me aos confins da Índia do século 19 e 20, fazendo-me espectadora dos costumes de uma época onde a suntuosidade e a miséria caminharam emaranhadas. Um conto de fadas verídico, pungente em suas revelações. Para quem gosta de história é um livro que deve, por certo, ser lido. Há uma coletânea de fotos imperdível que proporciona ao leitor um contato mais estreito com o enredo. Em se tratando de uma história real, desnecessária a imaginação, afim de fornecer rostos aos personagens, o que é feito pelo acervo fotográfico inserido no contexto. Servirá sim, a imaginação do leitor afim de edificar palácios, jóias e momentos minuciosamente descritos pelo autor da obra, afim de trazer a vida os personagens reais da trama, o que vem a fazer do livro uma excelente leitura. Como dito por Diego de Savedra "...maior o efeito da imaginação que o dos sentidos."

Cissa 23/08/2010minha estante
San...
Adorei sua resenha. Parabéns! Também concordo com você. Belíssima história.