Vá e vença: Decifrando a tropa de elite

Vá e vença: Decifrando a tropa de elite Paulo Storani

Resenhas -

graazifarias 29/03/2024

???? Razoável
Costumo avaliar um livro me fazendo a seguinte indagação: "o livro cumpriu com o seu propósito?"

Nessa leitura, eu senti que não há um foco temático. O título supõe que percorreremos pelas entranhas da preparação dos caveiras, de como eles chegam até lá, superando um curso operacional altamente exaustivo.

Porém, há uma mistureba de assuntos (todos temas interessantes), pois começa com um relato de como o elenco do filme Tropa de Elite foi preparado (o que me surpreendi positivamente), depois expõe sobre valores/comportamentos de equipes de alta performance como o BOPE, finaliza com pinceladas de coaching e liderança, e nesse meio todo, durante todo o livro, tece críticas sobre a mediocridade brasileira.

Então, o livro é razoavelmente bom, mas em 200 páginas falar sobre tudo isso achei muito aleatório.

Daniel 24/02/2024

Livro bacana
Livro que expõe alguns detalhes do filme tropa de elite, porém principal assunto que é exposto no livro é sobre o histórico da alta performace, misturando a evolução social(parentesco, exemplos de pessoas no seu desenvolvimento) com evolução do homo sapiens (busca por alimentos e crescimento).

João Farias 10/01/2023

Um bom tapa na cara.
O livro traz uma reflexão sobre a cultura da mediocridade enraizada no Brasil. Desde o período pós ditadura militar, criou-se um estímulo às facilidades, ao ?figurantismo?, onde a pessoa que se destaca é considerada errada. (PELO AMOR DE DEUS, O LIVRO NÃO DEFENDE DITADURA, GALERA!!)

O autor faz isso traçando um paralelo entre a alta performance na vida, seja pessoal ou profissional, com a alta performance dos caveiras, operadores especiais da polícia militar.

O livro é legal, de verdade, agora achei que pincela muito todos os assuntos. Não dá pra se esperar muita profundidade em 190 páginas.

Por fim, o livro da uma chacoalhada na pessoa. Fez eu reconhecer o quanto me nivelo pelo ordinário e o quanto posso dar mais de mim para atingir o protagonismo. Estabelecer missões é a chave e ?missão dada, é missão cumprida.?

Recomendo a leitura e talvez volte a ler num futuro mediano.

Marcos 25/09/2022

É click bait mas não deixa de ser um bom livro
Comprei o livro achando que falaria exclusivamente de como é o Bope e mentalidade para passar no curso e se manter um membro da força. O livro faz uma comparação entre a sociedade brasileira, equipes de alta performance corporativas e o Bope, e nesses quesito acho que o autor executa muito bem as comparações. As melhores partes do livro são o começo em que ele aborda como ajudou na preparação dos atores para o filme e as partes onde aborda como a mentalidade de um caveira e o alto desempenhos de pessoas ou equipes são vistos com mal olhares pelo que se tornou a medíocre sociedade brasileira.
graazifarias 23/05/2023minha estante
Você encontrou algum outro livro que realmente fale do BOPE? Tô procurando.

Estevam 22/08/2022

Mais do que eu esperava!
Livro super indicado para os jovens, na minha opinião. Fala um pouco de tudo que é necessário e para ser aprendido, tem inúmeras indicações de leituras para um melhor entendimento.
Livro bom não tem muito o que falar, simplesmente indico a leitura.

Diogo 30/05/2021

Horroroso
Definitivamente, livro de ambiente corporativo não é para mim.
Comprei o livro pensando que nele seriam detalhadas algumas operações do BOPE. No entanto, o autor fica o tempo repetindo clichês já conhecidos no meio corporativo. Enfim, a sensação que tenho é que esse livro de quase 200 páginas poderia tranquilamente ser resumido em um vídeo de 5 minutos no Youtube.

Rafael 19/10/2020

Contra a mediocridade
O autor tenta passar a dinâmica e o perfil de um policial de operações especiais, exemplificando com alguns métodos utilizados em suas seleções e treinamentos. Confesso que aprendi muito mais sobre o ser humano e sua formação, do que a respeito do alto desempenho. Porém não deixa de ser uma ótima leitura para fazemos uma auto análise a respeito de nós mesmos e de nossos propósitos.

Nathalia MN 02/01/2019

Protagonismo numa tropa de elite
Ainda na linha 'Tropa de Elite', Storani trás exemplos do Bope aplicados ao mundo corporativo.
Nesse livro em específico, faz jus aos anos de estudos q ele fez em Antropologia e adaptar seus conhecimentos do comportamento humano x empresa, naquilo q chamamos de 'cultura empresarial ', a partir disso, a importância de ter um bom recrutamento e seleção de modo que fatalmente construa sua tropa de elite, ou seja, pessoas engajadas com a missao/visao/valores da empresa.
O livro é recomendado não apenas a empresários e/ou gestores, mas aqueles que querem ser protagonistas de sua própria carreira, independente de sua hierarquia.
Também trata-se de um estímulo e a importância de se auto conhecer, através de técnicas militares x coaching.

Complementando o título, ressalto uma frase extraída do livro :
Entre fugir e lutar, decidi vencer