Boy Erased

Boy Erased Garrard Conley

Resenhas - Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Victor Dantas 27/05/2020

O CIStema religioso. O Deus problema.
A obra trata-se de uma autobiografia de Garrard Conley, em que ele relata todas as suas experiências na Amor em Ação, uma organização fundamentalista cristã dos EUA que prestava serviços de reorientação sexual para jovens LGBT.

Garrard foi criado por pais cristãos e conservadores, vivendo na sombra de suas crenças e valores do cristianismo.
A sua história se passa no sul dos Estados Unidos, no estado de Arkansas, região essa que possui um histórico cultural do conservadorismo, racismo, homofobia.

Ao se assumir gay aos 18 para a sua família, os pais de Garrard acreditaram que o que estava acontecendo com ele era algo passageiro, uma patologia, ou até mesmo, a ausência de hormônios masculinos suficiente no corpo filho.

Isso então deu motivo para eles irem em busca de “ajuda” para seu filho na igreja. Acaba que, os pais de Garrard decidem inscrevê-lo num programa de reorientação sexual para jovens “desviados do caminho de Deus”, ou que vão de desencontro da “ordem natural da criação divina”, ou seja, jovens LGBT.

Garrard, com medo de decepcionar ainda mais os seus pais, passa acreditar que talvez ele possa mesmo mudar, corrigir sua postura e seus impulsos sexuais e, por isso, decide participar programa.

Mas, ao chegar na Amor em Ação, e à medida que ele vai conhecendo mais da instituição, dos outros jovens que estão ali com ele, Garrard percebe cada vez mais que, a mudança que ele acredita que pode ocorrer na sua vida, está dentro de si. Aceitação.
Mas, estaria Garrard disposto a se aceitar?

A obra possui duas linhas temporais, o leitor acompanha os dias que o Garrard passou na instituição de reorientação sexual, ao mesmo tempo os acontecimentos que o levaram até ali.

A escrita do autor não é cansativa, no entanto, a forma como ele conduz os acontecimentos, o enredo em si, não possui uma linearidade, o que faz com que o leitor se perca em alguns momentos, até conseguir acompanhar a narrativa. Mas, talvez isso se explique pelo fato de ser um livro autobiográfico, de memórias pessoais, afinal, sabemos que nossas memórias nem sempre possui uma linearidade precisa.

Este foi o único ponto negativo que eu encontrei na obra durante a minha leitura, no mais, é um bom livro e que deve ser lido por qualquer público, lgbt ou heterossexual, cristão ou não cristão. É um livro que mostra muito bem como a religião pode ser usada para negligenciar um ser humano, discriminá-lo, até mesmo levá-lo a morte, pelo fato dele ser “diferente” ... afinal, não somos todos diferentes?

O livro também deixa para gente alguns questionamentos, sobre religião, sobre o Deus, e como muitas das vezes, isso é utilizado para sustentar não só discursos homofóbicos, mas, o machismo, o racismo, o sexismo.

Recomendo que assistam o filme (que por sinal é bem fiel a obra) depois da leitura, pois, isso vai complementar ainda mais a experiência com a história. Apesar do livro não ter me arrancado lágrimas, o filme pelo contrário, fez eu chorar em várias cenas.

E se assim como eu, você é um leitor lgbt, acredito que o sentimento ao terminar esta leitura provavelmente vai ser o de coragem e empoderamento para reafirmar ainda mais a nossa presença nesse mundo que, ainda persiste em nos olhar como seres de outro planeta, anormais, e que a cada dia mata um jovem lgbt, ou faz com que esse jovem tire sua própria vida, em nome de um Deus branco, viril, masculino e hétero.

Mas, o que eles não sabem, é que: não é o seu Deus que lhe faz, pelo contrário, é você quem faz o seu Deus.
matisse 02/09/2021minha estante
deixa eu te perguntar, chega a ter algum romance nesse ou é mais sobre a vida de Garrard?

Victor Dantas 02/09/2021minha estante
Oi Matisse, o Garrard cita duas experiências afetivas no livro. Mas não chega ser um romance (namoro).

marianamanzano 01/10/2020

só quem sente na pele entende
esse livro me machucou profundamente, principalmente por eu entender perfeitamente a dor dele. foi uma leitura dolorosa e real que me pegou de jeito.
sempre vou defender essa causa, que também é minha, até que não precisemos mais sofrer por sermos quem somos.
esse livro me trouxe muita angústia, revolta e tristeza, mas também me trouxe muita, muita esperança.

Ketyyy28 17/08/2021

Já tinha ouvido diversas vezes que existiam grupos em igrejas que iriam "tirar" a homossexualidade de alguém mas ao ler a história do autor me fez entender o quão real isso é, além de me lembrar coisas que eu mesma ouvia dentro da igreja e ficar em reflexão por horas. Fiquei um tanto confusa ao longo da narrativa por não ser algo linear porém não foi um texto difícil de entender.
Steh18 17/08/2021minha estante
Queroooo muitooo ler esse livro! Vi o filme por esses dias e fiquei tão revoltada, triste, sei lá... ?

nkog.neato 20/07/2022

Um momento difícil
Não me sinto confortável criticando a história em si por ser uma autobiografia, massss a forma que foi escrita me incomoda um pouco. Não deve ter sido fácil relembrar de tudo aquilo e ainda colocar num papel, admiro a coragem dele.
Foi angustiante ler tudo o que houve com o autor, realmente de partir coração, e é mais angustiante ainda pensar que existem pessoas que acreditam na "cura gay" em pleno 2022! Ao aceitar essa "cura" as pessoas só estão negando aquilo que elas são, é um absurdo! Enfim, fiquei feliz ao saber que atualmente ele está casado, feliz e lutando para que mais ninguém tenha que passar por tudo aquilo.
No geral, o livro é bemmm mediano, não tem nada de uau, sabe?

Clara 04/05/2021

"Eu de fato perdi contato comigo mesmo durante todos aqueles anos porque estava muito ocupado tentando ser outra pessoa."
Acho que muitas pessoas LGBTQ+ que cresceram em uma família cristã conservadora, tenham sentido empatia nas palavras do autor e até mesmo, se identificado em várias situações narradas por ele. Antes mesmo de sequer entender e desbravar minha orientação sexual, aqui vou contar um breve relato pessoal que pode ser irrelevante pra muitos, fui 'condenada' por pessoas da comunidade cristã que eu frequentava por simplesmente não condenar o filme/livro azul é a cor mais quente. A história de Clémentine e Emma, retratados no livro, simplesmente despertou em mim emoções tão fortes, toda a questão do amor e dor, e as lindas ilustrações, que em meio a um post enquanto uma adolescente navegava pelo famigerado facebook, compartilhou sobre tal livro. Isso levou a áudios intermináveis de uma catequista super conhecida da igreja pedindo para ter uma conversa séria com os meus pais sobre meu comportamento "desvirtuoso". O que seguiu daí foram torturas psicológicas e físicas dentro da santa casa onde, acreditava, ser um local onde o mal não entrava.
Para muitos, este livro pode ser arrastado e cheio de detalhes que não trazem muito para o livro, mas para mim, é o retrato que senti nos anos em que convivi com o medo e com o nojo que tinha de mim mesma, causados por aqueles que diziam querer o meu 'bem'.
Querem nos moldar e nos tronar iguais, fazendo com que esqueçamos até quem somos.

Itsgabs2 05/05/2021

Uma história boa, porém?
Como se trata de um história real e barrada pela próprio autor, em alguns momentos eu pude me perder no período que o livro abordava, visto que uma hora estávamos em um local e depois íamos para o passado, sem nenhuma marcação evidente. Contudo, o próprio autor deixa uma nota alertando sobre essa distinção de tempo, tirando isso achei uma história muito forte e muitas das vezes dolorida de se ler.

Nick 15/08/2021

Não há cura para o que não é doença
Você não vai conseguir mudar uma parte tão intima de ti a menos que perca sua essência, delete a sua sanidade mental e tudo que torna você. É exatamente isso que vemos em Boy Erased, Garrard quer com todas as forças se tornar heterossexual, quer tanto que sua família e a igreja batista tenham orgulho dele que acaba entrando na AEA (Amor em Ação), terapia de conversão.

É uma leitura pesada, afinal é um livro baseado em fatos reais. Há muitos gatilhos, como estupro detalhado, suicídio e insinuações de suicídio, ataques de pânico e outras coisas mais. Se você quer estudar mais sobre o tema, ou precisa fazer alguma pesquisa sobre o mesmo, este é o livro!

Não curti muito o fato de ter incontáveis quebras de tempo em diferentes datas e épocas, uma vez estamos na terapia, depois antes de tudo acontecer, logo depois exploramos acontecimentos da infância, então voltamos a faculdade e assim por diante. Achei que ficou bem confuso, além de irritante em certos momentos. Também há algumas divagações do autor que economizaria umas cem páginas. Confesso que esperava algo a mais no final, não sei. O livro inteiro retrata a vida do autor e nas ultimas dez páginas uma explosão e só.

Sinceramente ia dar 3 estrelas, mas levei em consideração a história de superação de Conley com muitíssimo respeito, espero que um dia ele se recupere de todas as feridas que lhe foram causadas e que se for da vontade de Deus, que talvez o encontre novamente. Foi preciso ter muita coragem e força para colocar tudo isso no papel, lembrando dos acontecimentos desde o início, sentando com a mãe junto do gravador, reviver gatilhos, apagando e ajeitando a história e depois de tudo, publica-la. Vale a pena dar uma chance, continua sendo um bom livro.

Mayara Mendes 05/12/2022

Decepção. Um relato sem emoção. Deixou muito a desejar. Esperava muito mais pela divulgação desse livro. Me arrependi de comprar. A narrativa não me envolveu, achei que ele vai e volta nas mesma história picando elas o que torna o livro cansativo. Uma pena pois o tema me cativa demais. Não deixa de ser um livro com um tema fantástico que nos faz tentar ser pessoas melhores. O filme é bem melhor conseguiu fazer essa linha de tempo que o livro não tem.

dani 27/06/2021

Uma história que não foi apagada
Uma leitura bem difícil e perturbadora, transmitiu muito bem a experiência vivida por Garrard Conley.

Durante esse mês de comemoração do Orgulho LGBTQIA+, é bem comum nos depararmos com várias recomendações de histórias bonitas de aceitação e romances que romperam barreiras. Mas a proposta deste livro é diferente.

O autor, que cresceu frequentando uma igreja conservadora, compartilha experiências de sua infância e adolescência, culminando no período que passou por uma terapia de conversão sexual, a infame e odiosa "cura gay".

O próprio Garrard demorou bastante tempo para ter coragem de voltar a essas memórias, tamanhos os traumas deixados pelos acontecimentos. Mas ele conseguiu escrever com maestria um relato que emociona e que ao mesmo tempo serve de alerta e denúncia.

É necessário lutar por uma sociedade sem preconceitos e com mais informação, na qual cada pessoa seja amada e respeitada como é. Que nenhuma história seja apagada.

LuizHardacore 01/06/2021

sufoco de ler porem gostei

Gabriel 16/11/2020

77 mil pessoas estão em terapia de conversão sexual nos EUA.
Boy Erased é um livro de memórias de Garrard Conley, jovem que é colocado pelos pais em um centro de terapia de conversão sexual. Filho de um pastor e de uma mãe tradicional, o garoto de 19 anos é confrontado após confessar que é homossexual: ou muda ou não fará mais parte da família. Certo de que está fazendo os pais sofrerem com a sua ?escolha?, Garrard aceita fazer a terapia e encontrar o caminho de Deus e voltar a ser um jovem ?normal?.

Os pais de Garrard amam profundamente o filho e a violência no livro não é física ou verbal, é profundamente e torturamente psicológica. Muitas vezes o que é descrito é inacreditável, a postura de muitos personagens é inacreditável e é revoltante saber que tudo aquilo foi baseado em uma experiência real. A não aceitação do próprio protagonista, o medo de contrariar a família, a Igreja e Deus é tão assustador e nocivo ao ponto de anular a existência de Garrard Conley, seus sentimentos, sua identidade.

Além de ser uma autobiografia, é nítido que o livro não foi escrito como forma de entretenimento, mas sim como uma forma de denúncia. Porém, não tem como deixar de lado algumas coisas que não agradaram a leitura. As transições temporais são confusas, e a narrativa extensa não ajuda nisso. Outro ponto é que o autor deu ênfase às memórias e aos sentimentos e pouco discorreu sobre as sessões e terapia em grupo a respeito da "cura gay", não que seja algo negativo, mas uma das minhas expectativas do livro era justamente saber mais sobre essa terapia de reversão. Poderia ter mais páginas sobre isso para que houvesse equilíbrio entre estas partes.
E, por mais que a narrativa seja muitas vezes monótona e cansativa, é uma história que PRECISA ser lida.

Ah, sempre bom lembrar que NÃO EXISTE CURA PARA O QUE NÃO É DOENÇA!!
Nicole 16/11/2020minha estante
Que resenha boa! Já marquei como ?quero ler?.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 08/06/2021

História ótima, resultado Ok!
Esperava muito desse livro, principalmente pelo tema abordado e por se tratar de algo que realmente aconteceu, mas o resultado final foi bem abaixo da expectativa!

Acho a história de Garrard subaproveitada, principalmente por estar inserida em um livro longo, lento, inchado e cheio de digressões que acrescentam se não pouco, em nada a história!

Uma história incrível e extremamente importante de ser contada (principalmente frente a uma corrente reacionária aos avanços sociais que tem ganhado força), mas que perde parte da sua potência pela escrita.

Ana Pereira 30/03/2021

Este é um livro de memórias com uma escrita sensível e impactante , abordando temas como homossexualidade, preconceito, família, religiosidade... sofri com os acontecimentos.

L.Felipe 16/08/2020

Resenha: Boy Erased
Boy erased é um relato autobiográfico de Garrard Conley. Publicado no Brasil pela editora intrínseca em 2019.

Após um colega de faculdade ter o abusado sexualmente e revelado seu segredo para sua família, Garrard conta sua jornada ao entrar numa instituição de reversão sexual chamada Amor em ação, cujo objetivo é cura-lo de sua homossexualidade e torná-lo puro novamente aos olhos da sociedade e dos seguidores de Deus.

Quebrando o tabu, os relatos de Garrard Conley revelam coma a bíblia e a fé podem ser utilizados como ferramentas para praticas desumanas. Durante sua estadia de 2 semana na instituição, ele revela os abusos físicos e psicológicos que sofreu e presenciou praticados pelos colaboradores da instituição.

Além das passagens detalhas sobre os abusos sofridos. Ele revela também seus sentimentos de angústia e solidão ao se ver tão imoral e impuro aos olhos de Deus e daqueles que tanto ama.

Em minha opinião, este é um livro necessário e que durante a leitura algumas páginas me jogaram cisco nos olhos. Quando se trata de fé e espiritualidade, ao mesmo tempo que é reconfortante saber que não estamos sozinhos e que há pessoas ao redor do mundo passando pelo mesmo, é doloroso lembrar como a sociedade pode afasta-lo de sua fé e tentar apagar a sua identidade.

Andrey 31/12/2020

Um livro necessário para todos
Foi uma leitura bem boa, apesar de ter sido um pouquinho confuso em certas partes e que no começo tive a impressão que estávamos conversando porém foi se perdendo durante a leitura, mas não achei que atrapalhou a leitura ou a deixou arrastada por mais que seja um livro de memórias dele, a história foi pra mim muito reveladora e inspiradora, me deu ainda mais força para acreditar na lutar contra a ignorância e preconceito que precisamos enfrentar todo dia.
@Ju 02/02/2021minha estante
Em muitos momentos me peguei chorando, pois quem vem de um ambiente familiar extremamente religioso entende o quão doloroso é passar por tudo isso.