Boy Erased

Boy Erased Garrard Conley

Resenhas - Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Lorrana 13/04/2024

Ai gente me desculpa, mas não me senti tão tocada assim pela história. 90% dele é muito descritivo e extremamente metafórico, e isso fez com que eu não imergisse no que estava sendo contado, por mais que eu saiba o quão triste foi. Foi cansativo e chato de ler, só terminei pq tenho esse compromisso de terminar de ler.

carlamariaa00 25/02/2024

"...mas as vezes agradeço a Deus por ter acontecido."
?Gostaria que nada disso tivesse acontecido. Mas às vezes agradeço a Deus por ter acontecido.?

comecei essa "resenha" com essa frase porque desde o dia que eu li ela, ela me pegou.
literalmente, só quem viveu algum tipo de processo de "cura gay", entende algumas situações que o Garred descreve no livro e sabe como é odiar todos os segundos daqueles dias, mas em outro dia, agradecer por ter passado e se libertado dessa ideologia totalmente distorcida.

a nota é baixa porque eu esperava mais do livro, a narrativa em alguns momentos era confusa e entediante (mas o máximo de respeito pela história do Garred, divo que passou por tudo aquilo sem surtar kkkk).

finalizo por aqui com esse trecho que COM CERTEZA vai martelar na minha cabeça por muito tempo

"E Deus. Eu não vou rezar para Deus em nenhum momento dessa década de luta...

... o que aconteceu comigo tornou impossível a nossa comunicação...

...sempre sentirei o mesmo peso morto dentro de mim. Sempre sentirei a dor de um amor profundo ausente na minha vida".

Adelino.boy 13/02/2024

Como relato, incrível
Eh mt bom como relato e mt necessário mas falar q eh um grandeeee livro seria uma mentira. Mas mt importante pelas informações que traz

Sévio 23/01/2024

Pesado e pessoal
Estava muito ansioso pra ler esse livro. Me senti muito conectado com a narrativa em vários momentos devido a semelhanças que tenho com o personagem, entretanto achei algumas partes do livro muito lentas e chatas.

Enfim, um bom livro, mas não foi espetacular.

mariafollador 16/11/2023

Uma vida apagada e secreta
Quando eu descobri que o livro era baseado na experiência do autor tudo se tornou ainda mais intenso. A descrição de uma terapia de conversão sexual já é aterrorizante e saber que isso realmente aconteceu (e ainda acontece) me traz sentimentos estranhos. Garrard sabe escrever muito bem e alterna entre passado e presente na narrativa. Gostei muito do estilo de escrita dele e em certos momentos consegui sentir exatamente o que ele sentiu quando vivenciou aquilo.

books.byluc 15/11/2023

Frustrante
Esse livro foi doloroso de ser lido, demorei um pouco mais de um mês para terminar porque queria absorver, refletir e sentir tudo. O processo de leitura dessa história - real - que retrata um período horrível da vida do autor, foi frustrante, pelo fato de saber que aconteceu e provavelmente ainda acontece atualmente. Essa história mostra até que ponto uma religião ou crença pode te levar, a abandonar o próprio filho e tortura-lo psicologicamente. É bizarro ver como eles colocam pedófilos, viciados em sexo, pessoas que cometeram zoofilia e estupradores no mesmo patamar que gays e lésbicas, argumentando que tudo é ?vício sexual condenado por Deus?. A gente vê o autor se esgotar ao máximo tanto fisicamente quanto psicologicamente para agradar seu pai e também em prol de um sistema religioso que condena. Essa história mostra o fanatismo religioso, a distorção de uma religião e mostra a existência de um meio terapêutico sem nenhuma base. Mas principalmente é sobre um período da vida um homem de 18/19 anos que passou por uma terapia de conversão sexual pois foi lhe ensinado que sua homossexualidade era um vício que deveria ser tratado. Esse livro é uma leitura necessária, mesmo que você não goste, é preciso refletir sobre ele especialmente nos dias atuais.

Gabs 24/10/2023

Vazio
Achei a escrita muito pouco envolvente, com suas idas e vindas do passado fica difícil de criar uma narrativa consistente, sem falar que a falta de capítulos e explicação do momento narrado deixa tudo meio confuso. Achei que a descrição de cenas não foi muito bem feita também, pois,p me peguei em vários momentos tendo dificuldade em conjurar as imagens em minha mente.

Fiquei surpreso em como achei o drama repetitivo e sem nunca passar do superficial. Os traumas e dores são postos de formas tão corriqueiras que fica difícil de se importar ou criar paixão com o personagem. Acabo o livro com uma sensação vazia, achei a resolução meio besta e nem entendi direito a jornada do herói. Realmente esse não foi pra mim.

Jonas 25/09/2023

Um relato extremamente dramático sobre um jovem adulto que se submeteu à terapia de reorientação sexual, a popularmente chamada cura gay.
Por muitas vezes os acontecimentos são bastante chocantes e comoventes, mas importantes para levar ao conhecimento de outros os absurdos praticados em tais "tratamentos".
Apesar de em alguns pontos o autor voltar a fatos anteriores ao seu período na AEA, quebrando a narrativa, tal fato não me incomodou.
Recomendo muito a leitura.

Rafael Reis 18/09/2023

Só quem viveu sabe
A leitura desse livro é difícil. Primeiramente por saber que tudo isso é real, mas existe uma cama mais profunda quando você se identifica em vários episódios narrados, principalmente, aqueles que descrevem os pensamentos do autor.

Se descobrir é gay dentro de um ambiente fundamentalista religioso é um martírio, porém algumas existências são ainda mais sofridas, como a do Jared. Ter um pai pastor torna a pressão muito maior e daí começam as minhas primeiras identificações.

O livro conta vários detalhes da luta interna do Jared para não ser gay, sua grande dificuldade nos casos homoafetivos que vivenciou no armário, a humilhação de ter sido arrancado de lá e a tortura psicológica nos dias que participou de um programa de reorientação sexual.

Apesar dos capítulos da obra ter uma marcação temporal, Jared nos mostra sua história do jeito que sua mente se tornou, uma confusão de memória, onde em alguns momentos ele questiona a veracidade dos fatos. Esse aspecto deixa a leitura um pouco confusa em alguns momentos, mas é um ótimo recurso para transmitir ao leitor o resultado de múltiplos traumas.

E para aquelas pessoas que assistiram o filme, no livro sabemos muito mais detalhes sobre a história do pai e pastor. Entende-se melhor do seu passado, a razão dele agir como tal, sua conversão ao cristianismo e as lembranças que o Jared tem de poucas conversas e episódios da convivência rotineira.

E a cereja do bolo do livro é ter acesso aos pensamentos do Jared. Acredito que essa é a grande contribuição para a causa LGBT. Qualquer gay que conviveu com o cristianismo, principalmente na infância e adolescência, vai se identificar bastante com essa personagem.

No final do livro conta que o Smid, o conselheiro da reorientação, agora está com sua proposta de terapia atualizada, com foco no celibato. Porém no filme já sabemos que ele desistiu desse entendimento e acabou casando com outro homem. Com tantos episódios violentos, pelo menos saber que vítima e algoz, ambos gozam de uma família homoafetiva.

Joice.Helena 23/07/2023

Boy Erased - Garrard Conley
Um livro extremamente bem escrito e que faz refletir muito sobre o que a homofobia é capaz de fazer com um ser humano. Conley perdeu a noção de quem era, tentou de todas as formas tirar uma parte de si, até finalmente perceber que isso era impossível.
Um livro muito importante e esclarecedor. Mostra como a pessoa é destruída nessas instituições. E se alguém acha que isso é melhor que sentir atração por alguém do mesmo sexo eu realmente gostaria de entender sua visão de mundo, porque para mim isso não faz o menor sentido.

Cayo18 13/07/2023

Boy Erased. Uma verdade anulada
Gostei até, é uma leitura que tem MUITOS tópicos para debater, em questão de religião e social. Eu me identifiquei muito com a história, pois eu cresci em meio aos crentes e sou diferente pra eles. Eu amo ser diferente, qual é a graça de ser igual, a única igualdade é que somos todos seres humanos, o resto é de pessoa para pessoa, e eu amei isso que o livro trouxe. Essa reflexão. Dou 4 estrelas pra ele, e recomendou bastante!

Liih 04/05/2023

Muita expectativa
Não que o livro seja ruim com tudo criei expectativas altas em relação ao enredo e o mesmo não chegou a altura das expectativas que coloquei sobre ele. É uma boa história, muito importante, nunca tinha chegado a ler algo parecido com isso, com tudo eu achei meio parado e lento, para mim faltou algo, faltou mais envolvimento, mais emoção, eu entendo que é para ser uma história real e fiel ao que aconteceu e não uma ficção, com tudo não funcionou para mim, ressaltando que isso não faz a história, o livro em si ser ruim, o livro é muito bom só não funcionou para mim.

camsszy 10/04/2023

era mais fácil mentir quando acreditávamos na mentira.
leitura visceral e difícil. é assustador pensar que isso realmente aconteceu e não somente com o autor mas também com muitas outras pessoas no mundo.
é um livro triste e real, um relato de sobrevivência rico em detalhes, então foi muito difícil ler. tive que parar várias vezes no meio da leitura pra dar uma respirada. a escrita densa do autor também corrobora pra isso, e muitas vezes fiquei confusa com as mudanças na linha de tempo, mas nada muito alarmante ou que prejudicasse o entendimento da história.

dei 4 estrelas pro livro mas o garrard merece 5 e muito mais por tudo o que ele passou e aguentou, e por ser um símbolo de resistência hoje em dia, é surreal entrar nas redes sociais dele e ver fotos dele com o marido ou com os pais, realmente uma inspiração que quero levar pra vida inteira.

? "o mundo parecia misterioso para mim: alguém de fora, mas também um pouco extraordinário. muitas vezes eu havia me perguntado se essas pessoas cujas vidas criávamos também faziam o mesmo conosco, se podíamos ser figurantes em seus dramas. era reconfortante pensar que o que estávamos pensando podia ser uma parte menos relevante na produção de outra pessoa."
GotikaOMG 10/04/2023minha estante
Que lindo! Bem profundo ler uma obra real que em alguns momentos chega até parecer uma ficção do tão surreal!! ??????????????????????????????????

camsszy 10/04/2023minha estante
sim!!