Chega de plástico

Chega de plástico The Orion Publishing Group

Resenhas - Chega de plástico

Júlia Friedel 10/03/2024

ótimas dicas
Excelente para quem quer conhecer mais do assunto, além de trazer mtos dados (com referências óbvio) oq é importante pra provar o quão sério é, além de mostrar detalhes que por vezes passam despercebidos por nos serem tão comuns no cotidiano

Brupagfar 04/07/2023

Muito bom e introdutório
As dicas desse livro são muito boas e importantes, porém são coisas mais básicas no quesito sustentabilidade. Seguindo algumas contas sustentáveis nas redes sociais te dão o mesmo conhecimento, porém estarem organizadas em um livro pode ser mais prático para algumas pessoas.

Thais Sasaki 19/01/2023

100 dicas para não consumir plástico
Leitura fácil, dinâmica e com dicas criativa#s que nos ajudam a repensar nossa relação de consumo e nos posicionar como consumidores mais responsáveis e atentos a questões ambientais, sociais e sustentáveis.
Muitas das dicas/ideias propostas já fazem parte do nosso cotidiano. Outras já estão em
andamento.
Algumas mais ousadas/desafiadoras, podemos pensar como sementes que vamos cultivar, cuidar para que possam florescer.
#boratentar1diasemplastico?

Marina516 26/10/2022

Dicas úteis e realistas.
um livro muito completo, com dicas interessantes e praticáveis e uma base cientifica muito válida escrita de uma forma simples de entender. Gostei bastante.

Ecocrente 21/07/2022

Livro bom, mas é só mais do mesmo
O livro é bom, porém não apresenta um conteúdo muito aprofundado. Apresenta ideias superficiais e monótonas de como acabar com o plástico.

Não é um desperdício, mas com certeza o gasto de papel utilizado em sua produção foi um tanto desnecessário. (E ironicamente ele veio embalado em plástico celofane quando comprei, coisa que o livro repudia e fala contra do início ao fim)

Davi.Paiva 28/11/2021

Um bom ponto de partida
Já vi este livro à venda em um shopping em São Paulo por apenas 10 Reais. Mas esperei o mesmo ficar em promoção via Kindle para poder fazer a aquisição e a leitura.

Aprendi muita coisa com ele? Sim. Eu já sei como o plástico demora mais para se decompor. No entanto, eu não tinha noção de como consumimos tanto plástico, como tão pouco é reciclado e como isso prejudica o meio ambiente. E mesmo que ele seja escrito pensando na comunidade britânica, a realidade brasileira não acaba sendo diferente (é ainda pior).

Agora na parte das 101 dicas eu achei que os autores quiseram cumprir tanto a meta de dar 101 dicas que algumas forçaram a barra, como a de tomar menos banhos (?), não usar preservativo (??) ou a de não comprar produtos pela internet porque muitas vezes eles são embalados com muito plástico, sendo que na maior parte do livro os produtos alternativos para redução do uso de plástico são precedidos pela dica "procure na internet".

Por outro lado, há dicas muito legais como presentear crianças com brinquedos já usados, reutilizar papel (separar algum papel já usado como papel para anotações. Sim. O livro também tem dicas para redução de consumo além do plástico) e ter consumo consciente, que é algo praticado pela galera que curte a filosofia do minimalismo.

Portanto, considero que "Chega de Plástico" pode não ser o melhor livro de seu tema e nem o definitivo. E muito menos o mais aplicável dada a realidade em que vivemos (diferente de quem vive na Inglaterra e/ou tenha casa para cultivar os seus próprios temperos ou verduras). No entanto, é um bom ponto de partida para quem quiser repensar a sua visão de ecologia.

Recomendo!

euraquelcristina 13/06/2021

Legal pra quem está querendo começar a aprender sobre esse assunto
Escrita simples e leve. O livro é curto e objetivo. Muitas informações são facilmente encontradas em sites e blogs.

Maria.Guimaraes 09/04/2021

Útil e rápido
O livro tem várias dicas legais, algumas já são conhecidas mas é sempre bom lembrar e reforçar, as vezes também precisamos falar o óbvio. É uma leitura bem rápida e prática. Recomendo!

Isabela 20/03/2021

É livro introdutório para quem não viu nada sobre plástico
Achei um livro bom, principalmente se vc quer começar uma vida mais sustentável e não tem ideia de como. As dicas são boas, e a grande maioria é fácil de se aplicar.
Mas se você é uma pessoa que já pratica algumas atitudes para ter uma vida sustentável, não acrescentará muita informação pra você.

Luiza 19/02/2021

Importante
Muito bom para entender sobre as consequências do uso exacerbado de plásticos
E saber alternativas sustentáveis para embalagens/objetos

Thayane 06/11/2020

Muito útil. Simples e direto. Dicas ótimas para quem quer reduzir o consumo de plástico (algo que todos nós deveríamos fazer). Utilizo algumas e pretendo acrescentar outras que nem mesmo tinha pensado até então. Recomendo muito.

Gabriella Chame 17/09/2020

O que?
Pra começar: quem escreveu esse livro? Eu tive que buscar bastante na internet pra chegar a um nome, "The F team", e mesmo assim não estou muito certa disso. Além do mais o conteúdo parece ter tido informações sobre o Brasil adicionadas na versão brasileira, o que é ok, mas seria legal ter essa sinalização.

A Bibliografia é um monte de links de notícias da internet??? Sabe, parece um trabalho que adolescentes fariam. Fora que é tudo muito vago "os cientistas estão estudando". Que cientistas? Da onde?

Fora propostas que beiram o inconsequente, tipo não usar camisinha só porque está numa relação monogâmica estável e já usa um diu, por exemplo.

Das 101 dicas, só 2 eu marquei como realmente aplicáveis na minha vida sem precisar de mais explicações. As outras ou eram absurdas ou completamente óbvias.

Achei total perda de tempo.

Rebekah 23/08/2020

Leitura super leve e inspiradora. A maioria das ideias que ele tá dá são boas, outras nem tanto. Mas no geral, vc fica inspirado querendo salvar o planeta. E eu amo isso!

Helena 23/08/2020

Curto e divertido
Um livrinho quase de bolso, com uma linguagem simples e dicas super práticas que qualquer pessoa pode adotar no dia a dia.

Tem ótimos comentários cômicos e várias imagens fofas para deixar a leitura ainda mais fluida.

Super válida a experiência!

Sarah 15/05/2019

Chega de plástico
Um livro incrível e muito rápido de ser lido para quem quer dicas de como ajudar cada vez mais o meio ambiente.
Ele traz 101 dicas todas práticas, mas umas um pouco mais fáceis do que as outras, que nos ajudam a reduzir a quantidade de plástico no nosso dia a dia e também o nosso pensamento com relação às nossas ações, das mais simples as mais complexas.
Dicas como deixar de usar copos descartáveis e passar a usar garrafas reutilizáveis, parar de usar lenços, absorventes, fraldas, talheres, pratos... descartáveis tão praticáveis mas que passam batidas no dia a dia de muitos.
É um livro que todo mundo deveria ler! Não é só porque o plástico é reciclável que isso realmente acontece. Pouquíssimo lixo acaba sendo de fato reciclado. E de qualquer forma, a reciclagem é a opção pra o que já foi usado, melhor ainda se você puder evitar usar e gerar mais esse lixo.
Além disso, existem diversos documentários na Netflix sobre esse assunto que eu recomendo muito! Um deles é o Oceanos de plástico!