A Família Agulha

A Família Agulha Luís Guimarães Jr.




Resenhas - A Família Agulha


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Soliguetti 03/03/2017

Altos e baixos
No começo do livro, numa introdução, Flora Sûssekind compara A Família Agulha, livro de Luís Guimarães Jr., a outro clássico oitocentista, Memórias de Um Sargento de Milícias. Apesar de haver boa dose de comédia dramática em ambas as obras e se passarem no mesmo lugar e no mesmo período, as semelhanças acabam por aí.

Ao contrário do Sargento de Milícias, A Família Agulha não é lá uma obra muito coesa. Diversos personagens são criados, tratados com uma certa profundidade, apenas para serem abandonados nos capítulos seguintes. A impressão que se tem é que são personagens para encher linguiça. O que é uma pena, pois alguns deles são muito bons, como a viúva Lampreia, personagem engraçadíssima (talvez a melhor do livro) que foi descontinuada. Errou Flora Sûssekind na comparação.

Flora Sûssekind erra também em suas notas explicativas do livro. Embora de grande ajuda em alguns termos caídos em desuso, por vezes as notas são completamente desnecessárias. Por exemplo, se uma rua é citada no livro, lá vai Flora fazer uma nota explicando toda a história da rua: como se chamava, como se chama hoje, que estabelecimentos ficam no local. Quando um artista ou personalidade são citados, há uma nota explicativa contendo toda a biografia da pessoa. Assim, são raras as notas realmente úteis à leitura, e a maioria daquelas que de fato o são peca pelo excesso.

Luís Guimarães Jr., porém, fez uma obra divertida, com alguns momentos realmente espirituosos, em que o leitor pega-se rindo em voz alta. Infelizmente a trama começa a desandar na segunda fase do livro, quando personagens novos são inseridos e tornam a leitura um tanto quanto massante. O fôlego é recuperado na terceira fase, muito divertida também, mas não superando a história de antes do nascimento de Bernardino Agulha.

A Família Agulha é uma boa leitura, afinal. Para estudiosos no período do Segundo Reinado, é uma fonte interessante de costumes da época. Divertida, tem seus altos e baixos, mas o leitor há de se envolver com a história desta curiosa família.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR