Puro

Puro Julianna Baggott

Resenhas - Puro

Fernanda309 23/07/2020

O que achei de Puro (+ quotes)
EDIÇÃO: Eu amo as capas dessa série, tanto as originais dos EUA, quanto essa versão espanhola, apesar das modificações. As nossas teriam ficado lindas também se a Intrínseca não tivesse abandonado a série. Faz tanto tempo que li a versão brasileira que não poderia comparar as traduções. A versão espanhol não é desconfortável, mas meu bloqueio com o idioma deu trabalho.

ESCRITA: Nada de especial aqui. Baggott entrega um livro longo, onde acontece muita coisa, e acredito que seu maior mérito tenha sido tecer a trama e ir largando várias pistas. Eu não lembrava que era em 3ª pessoa, só lembrava das perspectivas da Pressia e do Perdiz (Partridge na versão original e na brasileira); e foi bom redescobrir muita coisa. Algumas partes são lentas, outras muito tensas. Geralmente as lentas são as divagações dos personagens, mas a ambientação da autora é incrível, é o que mais deixa o livro profundo: ela transmite toda a hostilidade e crueldade do universo que criou.

ENREDO: Uma das distopias mais originais que já li nesse quesito. A autora fez muitas pesquisas, cientistas foram consultados, artigos foram lidos, em especial sobre os eventos de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Ela amarra muito bem o enredo, na verdade até me impressiono com a quantidade de respostas que temos já nesse primeiro volume, o que só alimenta minha curiosidade para o que pode ser revelado nos próximos. Por várias vezes eu fiquei angustiada com a realidade criada pela autora, principalmente quando descrevia as mutações das pessoas que sobreviveram. É um enredo tenso, progressivamente violento, grotesco, triste. É longo e intrincado. Eu tô realmente muito curiosa para os próximos.

PERSONAGENS: De cara, não me apeguei a nenhum. Pressia tem tanto partes com as quais concordei (maioria) e algumas que não faria, mas não chegou a incomodar de fato. Perdiz já foi mais tranquilo, mas não o senti tão complexo. Para os outros dois pontos de vistas, achei-os necessários para dar andamento no enredo, e não sei se continuarão narrando. Talvez tenham mais espaço nos próximos. Dos terciários (sim, são muitos), acho que a autora já começou o primeiro livro com cada arco muito bem planejado, e acredito que há coisas a serem revelados sobre quase todo mundo ali. E deve ser daquelas descobertas de cair o queixo.

+: Eu li Puros (no Brasil) em 2012, e a experiência foi bem parecida com a dessa vez: enredo muito bom, mas lento em alguns pontos, o que dificulta o engajamento. Infelizmente, eu levei um ano e meio pra terminar a leitura em espanhol, tanto pelo livro sim quanto pelo idioma (que não gosto, mas preciso aprender) e pela enorme ressaca literária de e-books que me assolou por praticamente todo o segundo semestre de 2018. Eu espero que o os próximos não sejam tão difíceis de terminar, por já estar habituada ao vocabulário e porque é meta finalizar a série esse ano.

"Nos dejaron aquí para que muriésemos. Quieren borrarnos de la faz de la tierra, junto con el pasado, pero no se lo vamos a permitir."

"Sabe que en ocasiones los rumores pueden servir de algo, a veces traen algo de cierto, aunde, por norma general, no son más que cuentos y mentiras. Este es de la peor clase, de esos que te engañan y te dan esperanzas."

"Así es cómo funciona el olvido: eliminando el pasado e no hablando nunca de él."
"[...] sé que no te puedes fiar de todo lo que te dicen."

"Y ahora que estoy aquí recuerdo que lo feo es lo que hace que lo bonito sea bonito."

"Estas son las cosas que la gente debería apreciar, los placeres sencillos; es lo único que tiene ahora mismo."

"Ahora todo es un juego [...]. Si pierdes, estás muerto. Y lo único que significa ganar es que sigues jugando."

"En un mundo distinto, ¿sería mejor persona? Puede que todos lo fuesen."

"Nuestras historias son lo que tenemos, lo que nos conserva."

"La pureza es un lastre, lo hemos descubierto con el tiempo. Cuando dejas de ser puro, cuando ya no tienes que proteger eso, te liberas."

"Prefiero que sea verdadero a que sea feliz."

"Es posible encontrar belleza si te esfuerzas en mirar."

"¿Así funciona el mundo: un constante toma y daca? Es cruel."

"No siempre se puede ser quien se desea."

"[..] haría lo mismo que están haciendo: jugar a dos bandas para tratar de sobrevivir."

"Si bien ninguno de los dos ha expresado en palabras los sentimientos que comparten, están unidos, y con más fuerza que nunca porque han estado a punto de quedarse el uno sin el otro."