Onde Morrem os Aviões

Onde Morrem os Aviões Lito Sousa

Resenhas - Onde morrem os aviões

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo 25/01/2024

Welcome to Africa Operations!
Leiturinha muito bacana! um relato sobre as aventuras de um mecânico de aviação paulista, que, nos anos 90, foi contratado para recuperar aviões aposentados da antiga Varig a fim de voarem até o Zaire, na África, onde lá seriam novamente operados por uma companhia local como aeronaves de carga. Além disso, nosso amigo iria também treinar a nova equipe de manutenção, já em solo africano.

É fato que na aviação não se permitem improvisações, e as sucatas voadoras deram muitos sustos, após terem sido transformadas em kombis de asas, transportando desde frango congelado a tambores de gasolina, sem qualquer controle de carga, fora o fato de que GPS e Internet ainda eram novidades; tudo era feito baseado nos manuais de mecânica e no sentimento da equipe de bordo.

O auge acontece quando se descobre que nem sempre havia pistas de pouso asfaltadas, às vezes apenas clareiras na mata com estradas de terra.... coisa de louco de mesmo. Todos os limites de segurança eram desafiados diariamente, desde que conseguissem trocar frangos e utensílios plásticos por diamantes, no interior do interior da África.

Em suma, um livro despretensioso, às vezes técnico demais, mas que entregou muito, e que agradará aos raros leitores que, assim como eu, gostam de histórias de aviação, viagens na África e reparos mecânicos feitos com rebite e durepox.
DEA 11/03/2024minha estante
Esse livro é muito bom. ?

João 24/04/2021

Pra quem ama a aviação esse é um livro muito gostoso de ler. Acompanhar o relato do Lito, o ?popstar? da aviação no Brasil é incrível! Queria mais 144 páginas de histórias da aviação by Lito Sousa

Vinicius Nathan 23/10/2022

Livro pequeno e com uma leitura rápida, mas um belo passatempo, bem escrito, li o livro narrando com a voz dele.
Senti que faltou contar como foi a sua chegada de volta ao Brasil, recomendo a leitura para quem é fã da aviação.

Jean.Michel 26/12/2018

Regular mas emocionante
Gosto muito do canal do Lito no YouTube, talvez se tivesse a chance conversaria por horas a fio com ele sobre aviação, experiência profissional, etc... e também talvez por isso esperava que o livro fosse uma conversa mais lenta, mais esticada e mais profunda. Entendo que o tempo dele na África foi curto, mas a história dele com os Electras... essa eu creio que renderiam 9 exemplares de 600 páginas cada :) Mas foi uma leitora rápida (1 dia) e bem divertida, pude me emocionar com a descrição dele da volta para o Brasil e dos comentários sobre os aviões e seus destinos.

Samuel 25/04/2020

Um boa conversa
Avaliei o livro com 3, não por ser ruim, mas não é exatamente uma "obra literária", até porque não foi escrito pra ser.
É como ver um longo (nem tanto) vídeo no "Aviões e Músicas", incrível como o Lito transmite simpatia até na forma de escrever, e escreve com simplicidade e de forma despretensiosa.
Eu adquiri o livro devido a simpatia que o autor transmite nos vídeos, adquiri a versão autografada pela admiração que ele me despertou e a leitura foi uma gostosa e tranquila "conversa".
Com certeza sentaria em um bar com Lito pra escutar essa e diversas outras histórias.

Rick.Pimenta 20/08/2023

A leitura mais tensa e emocionante que li esse ano. Se você ama aviação esse livro é pra você. Vc se sente dentro do Electra nessa aventura do mestre Lito ??

Matheus 24/05/2021

Lito Mestre
Para os apaixonados por aviação, essa é uma história real de um mecânico brasileiro que se aventurou a transladar algumas aeronaves da Varig até a África ( em plena Guerra Civil ). Leitura rápida e confortável.

Janis 02/01/2022

Que livro!!! Conta um pouco da aventura do Lito no continente africano, da sua coragem e paixão pelos Electras. Para quem é fã a leitura é essencial!

Cibele 11/05/2020

Um ótimo livro para pessoas que adoram aviação, muito interessante entender os limites dr um avião.

Queila.Noemi 06/10/2020

Foi muito interessante conhecer esse pedacinho da vida do Lito, ainda bem que ele sobreviveu ou não teríamos seus vídeos incríveis.

VinAcius49 23/06/2022

Ótimo
Conhecer mais sobre a história do Lito, uma pessoa que acompanho o canal a muitos anos. A paixão pela aviação se transmite entre os aficionados pelo mais pesado que o ar. "Welcome to Africa operations"

Luis.Felipe 30/05/2022

Welcome to Africa Operations
A forma que esse livro foi escrito é simplesmente incrível, você se sente imerso e inserido nos perrengues da aviação, recomendo

Camilab 04/08/2020

Rápido, singelo e comovente
Uma narrativa rápida e objetiva sobre o translado e início das operações dos Electras aposentados da ponte aérea da Varig no continente Africano.
Um prato cheio pra quem gosta de história e de aviação. Leitura simples no que tange jargões aeronáuticos e linguagem técnica. Tudo muito bem explicado para leigos.

Cheguei ao final desse livro feliz por ter lido um livro bom e triste por finalmente saber onde, e como, morrem os aviões.

Fernando Britto 02/09/2020

Simplesmente lindo!
Uma surpresa como esse livro nos envolve! A história vivida por Lito, numa experiencia que só a aviação poderia proporcionar, empolga, e as vezes emociona.
Muitas curiosidades sobre autor, e também sobre a precariedade da aviação em alguns lugares do mundo nos faz admirar mais ainda esses profissionais e os seus atos heróicos para superar as dificuldades.
Livro essencial pra quem curte o assunto!

Jota 31/12/2020

Lito, o contador de histórias
Lito do canal do YouTube Aviões e Músicas possui um carisma enorme para contar histórias que nos prendem e nos faz interessar pela aviação.

É uma leitura leve que conta a história do autor quando passou uma rápida temporada na África, acompanhando os aviões Electra. Onde podemos ver o fascínio do autor pela aviação.

Acredito que alguns pontos poderiam ter sido mais aprofundados ou mais explorados pelo autor, mas o livro cumpriu muito bem sua proposta.

1 | 2 | 3 | 4