Um Casamento Americano

Um Casamento Americano Tayari Jones

Resenhas - Um casamento americano

Michele.GaviAo 21/04/2024

Gostei de vê como fica a relação tanto familiar quanto conjugal de uma pessoa que sofreu injustiça. Um leitura densa e crua sobre a realidade de muitas famílias.

Beatriz 29/02/2024

Verdadeiro
É assim que consigo resumir esse livro, se fosse preciso utilizar apenas uma palavra. A verdade com a qual a autora cria e descreve seus personagens, me fez sentir raiva de todos eles. E pude observar, lendo outras resenhas, que não fui a única. Mas entendi no decorrer da narrativa que Tayari estava apenas nos apresentando o que se passava na verdade de seus personagens. O que pensamos e sentimos onde não tem ninguém vendo? Onde ninguém pode nos acessar? Creio que a exposição honesta dos personagens nos faz sentir raiva deles. Mas... Humanos são falhos.
Um casamento americano é real também na temática, visto que o encarceramento em massa da população negra é uma dolorosa realidade. E os desdobramentos que podem ter uma condenação injusta são inúmeros, mas nunca paramos pra refletir sobre isso.
A situação na qual Roy e Celestial (e até mesmo Andre) se encontram é complicadíssima, e é um exercício tentar não julgar de maneira simplista, pois não é uma situação simples. Por esse motivo eu acho que é difícil para o leitor se conectar com as personagens mas eu gostei muito da narrativa da autora e quero ler mais coisas dela.

Elisa 23/02/2024

Exceção
É a primeira vez que não me sinto confortável para resenhar um livro para o "público geral". Fiz uma resenha falada só para um pessoal mais íntimo mesmo.

Só direi a famosa frase: prometeu tudo e não entregou nada.

Letícia Motta 04/02/2024

Livro emocionante
A história é bem fluída e não consegui parar de pensar que daria um belo de um filme, é muito emocionante!

Viviane 26/01/2024

Nem sei o que dizer o Roy passou por tantas coisas e celestial ficou com ele até um certo tempo porém depois simplesmente disse não posso mais

Rê Vaz 24/01/2024

Leitura envolvente mas não fácil.
Esse livro tem uma escrita muito fluida e envolvente, mas achei um pouco previsível em muitas partes. Não me surpreendi muito. Mas tem partes muito tristes e injustas. Achei que faltou desenvolver melhor algumas personagens e amarrar algumas pontas que a meu ver ficaram soltas.

Rabelo 20/01/2024

Cru. É isso que tenho a dizer. Cru e verdadeiro de uma maneira que poucos escritores conseguem. Uma surpresa tremenda!

Mel 18/01/2024

Esse livro não é um romance
Seu eu fosse descrever toda a onda de emoções que me atingiu lendo esse livro em uma palavra, seria "sufoco".

O livro, que se propõem a tratar de um triângulo amoroso diante da libertação de um dos envolvidos, fala sobretudo sobre relacionamentos e o impacto que uma injustiça pode ter não só naquele que está diretamente envolvido, quanto nos que estão a sua volta, dando enfoque a toda carga emocional que isso carrega.

Por isso, durante toda o desenrolar do livro, nos é apresentado uma narrativa construída sobre uma crescente emocional desesperadora, ao ponto das relações parecerem convenientes, forçadas - pelo menos foi essa impressão que eu tive ao final do livro.

Dito isso, afirmo que os personagens são detestáveis, mas acho que esse era o intuito da autora: pessoas reais com erros e acertos, que vão fazer escolhas contraditórias e duvidosas.

Não acho que a Celestial foi egoísta, mas acho que foi covarde de não ter enfrentado a situação de frente. E no final de tudo, quem mais sofreu foi o Roy, perdeu tudo por algo que ele nem fez.

Enfim, é uma ficção com personagens e situações bem próximas da realidade. Porém, como eu leio pra fugir dela, não me caiu tão bem, apesar de ser bom.

Obs: Merece destaque um pensamento meu que me acompanhou desde o começo do livro e foi confirmado posteriormente: O dre é um bananão!

Regiane @agentejaleu 15/01/2024

Esperava mais
Não me conectei nem tive empatia com quase nenhum personagem. Somente Big Roy se salvou. São todos personagens dúbios, a história do crime que Roy foi acusado injustamente quase não é explorada . O triângulo amoroso não torci por nenhuma das partes. Não goste de ler com altas expectativas mas achei que ficou devendo.

Wania Cris 12/01/2024

Quanta injustiça alguém pode suportar?
Seguindo recomendação do parça Barack Obama, comprei esse e-book e fiquei esperando pela oportunidade de lê-lo. A oportunidade apareceu em uma leitura conjunta e lá fomos nós.

A temática nos impede de esperar uma leitura feliz e, de fato, os momentos felizes são bem raros. Roy estava tendo a vida dos sonhos quando foi atirado no pesadelo de uma prisão injusta. Daí pra frente é só pra trás e quem quiser saber vai ter que ler.

O livro não é sobre as injustiças do Poder Judiciário e do sistema carcerário, mas também é sobre isso. É, principalmente, sobre pessoas e sentimentos. Sobre valores e pertencimento. Sobre lealdade aos outros e a si mesmo. Sobre escolhas e consequências.

Personagens absurdamente reais. Tão reais que terminei odiando a todos e cada um. Parabéns à autora pela construção deles. No final eu já não julgava ninguém pelas escolhas e lamentava pelas consequências que recairam sobre eles. Ninguém saiu da estória sem marcas.

Boa parte da sensibilidade do texto foi preservada pelo brilhante trabalho de tradução de Alves Calado. Boas escolhas de palavras, de construções frasais e manutenção da escrita da autora.

Recomendo a leitura para quem está apto a lidar com leituras que não atendam suas expectativas. A vida é assim...

R. K. 06/01/2024

Cuidado: gatilho
Começa tão normal que quando o foco aparece você toma um susto que joga o livro longe e deixa por lá por eras. Pelo menos, foi assim comigo. O título esconde o jogo e a expectativa é muito mais em torno do casamento entre duas pessoas do que o "casamento" entre etnias que convivem em um ambiente de tensão em que pouco se pode fazer dentro desse relacionamento abusivo de uma sociedade que estratifica por cor, vestes e aparência. Triste realidade americana.

Paiva 03/01/2024

Pessimo
Um dos piores que li na vida, protagonista é um machista sem noção e egoista, livro mega parado e chato