O Torneio dos Campeões

O Torneio dos Campeões Stamato

Resenhas - A Era do Abismo

Pedro P. R. 25/02/2021

Uma aventura de RPG em sua essência
Esse era um livro que eu queria ler a bastante tempo e que valeu a pena agora que li.
O Torneio dos Campeões me traz lembranças de partidas de RPG de mesa com os amigos. A primeira sessão para unir o grupo, o objetivo individual de cada um, a troca de membros seja por morte ou ausência, a interação dos membros, o desejo por aventuras, mesmo aquelas que não nos dizem respeito.

Os momentos no final de cada capitulo para mostrar uma interação entre o grupo é muito bom. Me lembrou alguns jogos de RPG de PC e Console onde podemos interagir com personagens do grupo nos momentos de descanso dos personagens. Criando assim uma afinidade entre eles.

A historia me lembrou muito também a Light Novel Goblin Slayer com suas características de RPG e as missões dos aventureiros.

Algo que me incomodou um pouco no inicio foi o habito de se lançar em todos os problemas que surgissem pela frente altruistamente de alguns personagens. É meio difícil imaginar uma pessoa real como aquela, mas ao desenrolar da historia fica mais claro porque ele age assim e seu desenvolvimento é muito bom também.

No inicio da historia há algo que pode ser tido com problema pra uns e normal para outros. A historia segue um ritmo mais acelerado no inicio com cada capítulo mais parecendo pequenos contos de um grupo de aventureiros. Só um pouco mais para frente que a historia parece ir se conectando mais entre os capítulos.

No fim, é uma leitura que super vale a pena para leitores de fantasia e jogadores de RPG, e mesmo se você não joga, ainda vai ser uma boa experiencia.

Rosy-@mother_ofbooks 25/09/2019

Melhor fantasia do ano!!
Fantasia: ''Obra criada pela imaginação'⁣
⁣Stamato levou a sério a definição de fantasia e leva o leitor a viajar em sua própria mente, explorando a criatividade que nem sabia que ali habitava.⁣

"A Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado.⁣⁣

Um dos grandes nomes da fantasia nacional, Stamato me surpreendeu, trouxe inovação em um gênero que aos poucos se torna tão saturado. De tanto ler fantasia, as vezes é difícil me ver presa de corpo e alma em uma e foi exatamente isso que aconteceu. Ignorando completamente os conselhos do autor, eu me apeguei aos personagens, são extremamente cativantes e a evolução ao longo do livro é nítida, me apeguei tanto que até tentei me tornar uma rsrs⁣⁣
A história de amizade de Gladius e Draco, me comoveu bastante, mostra o quanto não somos nada sozinhos. Os mistérios que rondam Zhi Wu⁣ me deixaram presa, querendo descobrir tudo sobre ela. Todos os personagens tem traços marcantes, mesmo que seja um sem noção como é o caso do Marcus.⁣

Batalhas, humor, lealdade, amizade, heroísmo e até um tímido romance se fazem presentes. Um livro completo, com tudo que se pode esperar de uma fantasia. ⁣

A única coisa que me incomodou, foi a forma como tudo começou, senti falta de mais detalhes do início da aventura do grupo, entendo que possa ser dessa forma para não alongar muito, mas se o livro fosse um calhamaço de 900 páginas, eu leria alegremente.⁣

site: https://www.instagram.com/p/B2zMFZdg6lD/

José R. Cerqueira 03/10/2019

Um livro fenomenal, emana a essência da fantasia nacional
Durante o enredo do primeiro livro (O Torneio dos Campeões) somos apresentados a sete personagens únicos: Draco, Gladius, Alberich, Zhi Wu, Marcus, Rosa e Ravenlla; cada um com sua voz, personalidade e capítulos únicos. Com toda a carga "Tolkeniana", Stamato reaviva o significado de fantasia com toques pessoais e arrasadores, além de sempre ter uma carga niilista e assustadora – que me fez questionar vários conceitos e visões de mundo já estabelecidos. O livro é extremamente cativante e o autor tem uma escrita mais que fenomenal, que belisca o limiar entre a simplicidade e complexidade; além de ser prazerosa, a leitura do Torneio dos Campeões é extremamente cativante, e talvez esse tenha sido o motivo de ter passado a última página no terceiro dia de leitura. Ressaltando, também, as explosivas descrições de embates e lutas, faz muito tempo que não encontrava um livro que cumprisse com essa tarefa tão bem quanto cumpre o Torneio dos Campeões.
Bernardo Stamato nos traz uma fantasia arrasadora e assustadora, digna de estar entre os grandes nomes da fantasia nacional, além de ser uma ótima pedida se procura por uma primeira leitura do gênero.
---
---
"Vocês também comem o quanto querem, matam o quanto querem e fazem o que querem com o morto. Não finja ser melhor do que eu." – O Torneio dos Campeões, p.62

Alice que Lê @aalicequele 12/03/2020

Uma história de tirar o fôlego!
Confesso que não sou muito fã do gênero fantasia, talvez por ter lido livros em que a trama é saturada, com artifícios errôneos para prender o leitor, contudo, nesse livro me surpreendi positivamente!
O livro traz uma história com roupagem fresca que nos deixa preso sem ficar cansados, os personagens são muito bem estruturados, apesar de ser do gênero fantástico, temos personagens com características humanas que nos fazem identificarmos com eles, trazendo uma proximidade a história.
A trama é muito bem construída, sem furos e com tudo muito bem amarrado, além de ser uma história maravilhosa e de tirar o fôlego. Mais um livro da literatura brasileira que me prendeu do início ao fim!

Nina 21/03/2020

Literatura nacional e com uma temática que me atrai? Perfeito, né?! ❤
A escrita do autor é bem fluida, sem muitas palavras complicadas e que deixa a leitura do livro de maneira mais dinâmica. Nada de ter que ir ao dicionário pesquisar o significado das palavras (não que enriquecer o vocabulário seja uma ideia ruim, mas muitas vezes acaba desanimando o leitor de continuar a leitura). A divisão dos capítulos ser baseado no ponto de vista de cada personagem é bem interessante. Em cada capítulo é um personagem narrador apresentando o que ocorre sob a ótica dele. Não lembro de ter lido tantos livros que sigam essa estrutura. Também é interessante que ao final da leitura há um capítulo destinado a explicar o cenário, a linha do tempo, um pouco dos personagens. Bem legal essa parte.
(Continue a leitura no blog)

site: https://lostmemoriesplace.blogspot.com/2020/03/resenha-era-do-abismo-o-torneio-dos.html

ISABELLE TRAVASSOS 26/05/2020

SURPREENDENTE!
O livro já surpreende por seus vários narradores, todos eles personagens da trama.
Várias espécies de criaturas e uma aventura a cada capítulo. Todas as cenas muito bem descritas. E as de ação são detalhadas: tanto o ambiente quanto a luta, fora o que o narrador está sentindo física, emocional e psicologicamente.
Pra quem não leu ainda, prepare-se: o autor não tem o menor receio em matar um personagem.
E pra mim, que fico submersa na fantasia. de faltar ar e tudo... É muito massa!
Parabéns ao autor, que escreve com destreza e parabéns pelo trabalho paralelo que faz ajudando e dando dicas a novos escritores.
Obrigada pelas obras e por ser brasileiro!

Jean.Kuri 22/07/2020

Era do Abismo
Muita influencia de games e cenário de RPG de mesa bem narrado e conduzido com bons personagens entre desafios e momentos que entrelaça os personagens em suas jornadas pessoais, recomendo a todos leitores de fantasia dar oportunidade conhecer essa obra.

Thata 31/08/2020

Um prato cheio para fãs de rpg
Um livro muito épico e cheio de referências. Todo fã de RPG se identificara. As histórias começam mornas até se entrelaçarem e você estar chorando no final.