Favela Gótica

Favela Gótica Shiva

Resenhas - Favela Gótica

Renata Rocha 24/08/2023

Não me lembro como conheci esse livro mas me recordo de ficar louca para ler, é um livro pesado, que traz e esfrega as mazelas da sociedade na sua cara sem dó e nem piedade, te choca, o que te leva a refletir, o livro traz elementos fantasiosos mas que de certa forma fazem uma alusão perfeita a realidade, esses efeitos fantasiosos tornam a história ainda mais assustadora e real, a leitura inicialmente é um pouco difícil mas depois vai fluindo bem, com o desenrolar da história você vai se envolvendo, chegou um momento que nada mais fazia sentido e o livro finalizou em um contexto que eu não entendi

Paula823 15/07/2023

Marcante
Resenha do ?" Favela Gótica" do autor Fábio Shiva

A livro traz um futuro distópico, com uma gama de elementos entre eles temos: ficção científica, realidade de alguns brasileiros, um pouco de fantasia e de investigação. Um verdadeiro mix que agrada diversos gostos. Saliento que algumas cenas são fortes e até perturbadoras, não recomendo para pessoas com psicológico frágil.
O enredo conta a história de Lica (Liana/Angélica), uma viciada em uma droga chamada Z (pois com o tempo transforma os usuários em zumbis), ela passa por inúmeras dificuldades, uma pior que a outra. No desenvolver somos apresentados por um Plot Twist gigantesco.
A história vem recheada de personagens, temos alienígenas super avançados, temos monstros, temos criminosos, traficantes, enfim uma mescla incrível de informações, o qual o autor soube administrar de maneira inteligente e surpreendente.
Uma questão interessante, que a cada informação nova ou desconhecida, é apresentado em um parágrafo à parte, todas as explicações, e no decorrer apresenta uma segunda narrativa, que conduz ao Plot Point.
Com um final intrincado e chocante, o livro é forte e marcante, que prende o leitor do início ao fim.

?Sou Viviane Ferraz, uma leitora voraz, Licencianda em Letras e escritora.

?Siga-me no Instagram: https://instagram.com/vivifrrz

?? Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/vivifrrz

?? Acompanhe meu blog:  https://literatura-adorando.blogspot.com/

?Meus livros estão disponíveis na Amazon e no KU:
O Arvoredo https://a.co/d/g9IGOoX
Edazes de Almas  https://a.co/d/9VFHXc0

Uedison Pereira 27/03/2024minha estante
Comecei minha leitura de "Favela Gótica".

Linne 24/05/2022

Sensacional!
Fábio Shiva muito obrigado pelo convite de ler o seu livro. Nossa que aventura maravilhosa!??

Eu amei a história da Lica e como foi feita a construção da personagem. Foi uma obra que eu realmente não esperava por nada que tivesse acontecido.

Eu nem sei o que falar para não soltar nenhum spoiler, mas é uma obra que deveria ser lida por todos. A ideia de toda a sociedade ser definida sendo monstros, tendo os menores abandonados como seres invisíveis, os viciados em zumbis e a polícia sendo lobisomens com a violência gratuita com o nascer da lua, não poderia dizer mais do que a sociedade em que vivemos. Sem falar das explicações sobre os termos e os acontecimentos que aparecem na história dentro dos Registros Akáshicos, dão uma guinada na história e percebe-se o quão rico é o universo criado.

A escrita é super fluída, o início é um pouco lento até se acostumar com a história dentro da história, mas quando a narrativa engata não tem condições de parar. Só leiam esse livro!

"Mesmo a pior monstruosidade acaba tornando-se banal depois de ser repetida à exaustão. E por aqui nada é mais banal que topar com um monstro em cada esquina."

Karine.Maco 16/02/2022

Pobreza x teorias da conspiração
Esse livro traz um plano de fundo de impacto social enorme. Mostra a realidade de pessoas que vivem nas favelas e trabalham as margens da sociedade para sustentar o vício em drogas. Ao mesmo tempo a história é permeada de fatos relacionados a conspirações envolvendo a protagonista, a Lica, e a existência de uma organização extraterrestre infiltrada com objetivo de controlar a economia na terra. Essa história mostra que o dinheiro acompanha d
o poder, e para ter os dois há pessoas são capazes de tudo. Além disso, em contrapartida mostra o nível de humilhação ao qual um viciado pode descer a fim de obter a droga de que necessita.

P.s Ficar a história inteira dizendo que as pessoas sofrem do mal de Circe ficou repetitivo. Se já foi explicado uma vez não vi a necessidade de ficar repetindo isso ao longo da história.

Arlefe_ 02/02/2022

FAVELA GÓTICA
Gostei bastante do livro, mas confesso que em alguns momentos a leitura não fluiu tanto. Fora isso ele é realmente incrível, a quantidade de detalhes enriquecedores, a imaginação, quê imaginação!!...
Escrito com uma imensa criatividade e inteligência.

Rayanne48 23/01/2022

Me traumatizou um pouco, não vou mentir
Antes de tudo, eu agradeço ao autor Fabio Shiva por ter entrado em contado e me dado a oportunidade de conhecer essa obra, que de outra maneira eu poderia deixar passar.

Vamos à história: Liana é uma jovem menina de 18 anos, viciada em Z (a droga final), que está tendo, talvez, o pior aniversário da sua vida. Não vejo alguém tão atarefado num só dia desde Robert Langdon em O Código da Vinci, é desgraça atrás de desgraça. E enquanto Lica (seu apelido) tenta descobrir como vai resolver seus problemas, o mundo de Favela Gótica vai sendo pintado para nós. Monstros parecidos com humanos e humanos parecidos com monstros, você nunca sabe com qual dos dois a Lica vai topar na próxima esquina. Mas apesar disso, ela é forte e segue em frente, traçando uma jornada que nem sabia que tinha que fazer, mas que completa, justo quando descobre quem é e qual é sua missão.

A linguagem do livro é bem contemporânea, com gírias do mundo real e do mundo fictício, nada que atrapalhe o entendimento, ao contrário, serve para caracterizar os personagens e o ambiente em que estão. Os eventos apresentados também são muito atuais, de uma forma ou de outra, tanto que me lembrou de vários debates que já vi pela internet. O mundo eu achei bastante criativo, com as diferentes criaturas e suas peculiaridades, além de ter contexto o suficiente para sentir que possui realidade fora do enredo da Lica. Muito do livro pode ser entendido como metáfora para a nossa realidade, mas os paralelos não são bonitos, muitos pontos são um completo denude dos problemas da nossa sociedade, sem tirar nem por. É de um criticismo engenhoso.

Foi uma leitura nacional surpreendente. Espero que mais gente conheça a obra e a aprecie, mas aviso de antemão que não é uma leitura rápida e fácil, os temas são um tanto pesados, tenha cautela! Quando baxei minha guarda achando que as coisas iam melhorar, veio o capítulo das freiras e eu tive pesadelos! kkkk Mas garanto que vale conhecer a Lica, ela é carismática como ninguém e você não vai querer parar antes de descobrir como ela vai superar os perrengues da vida.

Duda 29/12/2021

Favela Gótica
Bem diferente do que estava esperando. Liana é uma personagem interessante, os outros personagens servem mais para o crescimento da Lica.

Regina279 24/10/2021

Convite para leitura aceito, e valeu a pena!
Favela Gótica é uma dark fantasy nacional muito boa, com a qual tive contato aqui mesmo no Skoob por meio de seu autor, Fábio Shiva, a quem agradeço.

É uma história forte, dura, cruel e aterrorizante, não recomendada para quem tem sensibilidade à violência física e psicológica. Porém, nenhum desses elementos é gratuito no texto, e tudo vai fazendo sentido enquanto acompanhamos a protagonista em sua jornada de sobrevivência e descobertas permeada pelo vício, pelo medo e pela fome - de Z e de sentido.

A narrativa tem uma das estruturas que mais me agradam: a que joga o leitor no olho do furacão junto com a protagonista, e a gente que lute para descobrir, juntos, o que está acontecendo ? No decorrer dos capítulos tudo - ou quase tudo - vai se encaixando num final surpreendente, que poderia só ser um pouquinho menos corrido.

Fora isso, muito boa leitura- até mesmo para mim, que me borro de medo de zumbis! ?

Mari 21/09/2021

Amei
Livro muitooo bom!!!!! Leiam
Recebi o convite para ler ele em e-book e só amei muito,apoiem os escritores brasileiros.

Diana279 28/08/2021

Leitura nacional
O livro é bom, eu só não dou 5 estrelas, porque o começo foi meio difícil de entender, com muita informação, mas depois desenrolou bem. A história é vem construída, e tem um final que eu não esperava de jeito nenhum.

Fat212 27/08/2021

E se a vida real for terror tb?
Eu não gosto de livros de terror/suspense. Quando vi esse livro achei que não fosse conseguir terminar.
Me enganei. O autor mostra que o ?terror? está nas ruas, bem pertinho da gente.
Uma mistura inusitada de zumbis e aliens faz dessa narrativa uma aventura pra lá de interessante.
Cheio de críticas sociais e muitas citações inesperadas, esse livro mostra um autor de profundo conhecimento do ontem e do hoje.
Favela, drogas, polícia, bandido e ?o sistema??

Mauricio109 03/08/2021

A feiúra do mundo escancarada
Gostei bastante da experiência. Com certeza é um livro difícil de ler. Não pela escrita em si, mas pelos eventos narrados. A primeira parte foi bem difícil. Eu tive que digerir muita coisa antes de continuar a leitura. A segunda parte foi mais de boa, talvez, por eu já estar acostumado com toda a bizarrice que, apesar de se passar em um mundo fictício, está totalmente ligado com o que acontece todos os dias no mundo real também.

Ainda não sei o que dizer sobre o final, espera mais. Talvez eu tive expectativas demais. Espera um gran finale, mas pareceu o fim de só mais um capítulo. De qualquer forma curti muito a leitura :)

Leonardo T. 03/08/2021

Panchamahabhutas tropicopunk .°.
Talvez, com Favela Gótica, Fabio Shiva tenha reinaugurado a prática tropicalista de antropofagia cultural e instaurado uma era new weird brasileira, um novo "novo estranho" na literatura brasileira. Em se tratando de cultura védica, existimos a partir de cinco elementos, os panchamahabhutas: ?akasha? (éter), ?agni? (fogo), ?prithvi? (terra), ?jala? ou ?ap? (água) e ?vayu? (ar). Shiva abraça o Akasha e o devora num corpo de cultura brasileira, corpo este: sentado diante de um televisor que revela em sua tela lobisomens, zumbis, metamorfos, jacarés, etês e vampiros. Estranhamento desde o "É uma vez..", mas o estranho instiga, fascina, não é? Um Panchamahabhutas tropicopunk .°.

Rafaela 28/07/2021

"Favela Gótica" é um livro o quanto horripilante que nos causa repulsa para meio em que vivem os personagens e como vivem. Talvez seja uma forma covarde em lidar com a realidade porque dificilmente não esteja a lembrar, até porque, acontecimentos que sucede é atual. A estória conta à vida de uma jovem - cujo nome é Liana - que é viciada em componente "Z" e para "alimentar" esse vício se prostituí. O autor faz uma mescla entre zumbis, lobisomens e vampiros que me fez lembrar de George Orwell em " A Revolução dos Bichos", uma obra crítica ao socialismo autoritário, que acontecera na Rússia, onde cada personagem representa "alguém" dentro daquele regime. Não sei se foi a intenção.
A obra é uma crítica social bem interessante e vale à pena ser lido. Sendo assim, recomendo a leitura.