Motivos para não dizer adeus

Motivos para não dizer adeus Garota Final

Resenhas - Motivos para não dizer adeus

Nely.Silveira 05/04/2020

Sobre depressão e a importância do amor
Este é um conto sobre Ezra, um adolescente que vive em luta consigo mesmo. Sua mãe abandonou a ele a seu pai que sofrem com essa separação a cada dia de suas vidas. E agora ele decidiu que não deseja mais viver, pois para ele a vida não tem sentido e ele não passa mais de um corpo sem alma que vaga sem rumo.

Valentina é sua melhor amiga e não vai permitir que ele faça isso e, como última tentativa, o faz jurar que vai deixa-la lhe mostrar que ele tem motivos para viver.

Essa história fala sobre depressão e sobre as dificuldades desta doença. eu indico a leitura a todos que um dia já pensaram que é "frescura" ou "bobeira" e entendam que é o pior sentimento de todos.

site: https://www.instagram.com/p/B-pCuHCD14J/?utm_source=ig_web_copy_link

May 27/06/2019

MOTIVOS PARA NÃO DIZER ADEUS
?? CONTEÚDO SENSÍVEL, SE ESSE CONTEÚDO FOR UM GATILHO PRA VOCÊ, POR FAVOR NÃO PROSSIGA. ??

Ezra, um garoto que mora em Minas Gerais tem uma profunda depressão, causa ou intensificada pelo abandono de sua mãe. Agora ele não vê mais sentido em sua vida.

Em um dia comum, Ezra decide tirar sua vida, mas sua melhor amiga Valentina chega no momento exato e o interrompe. Ela fica horrorizada ao presenciar aquela cena e perceber que poderia perder uma das pessoas que mais amam.

Valentina decide dar motivos para Ezra não dizer adeus a ela. Em pequenos momentos ele vê felicidade, e que a vida se encontra em pequenos momentos.

Esse livro é pequeno porém intenso, mostra as recaídas que a depressão causa, dias bons e dias ruins. Mas vale a pena viver, sempre valerá. E esse livro nos ensina essa lição.

? "Se as pessoas começassem a tratar a depressão com a gravidade que ela representa, talvez muitos de nós conseguissem sobreviver."

Alê 21/06/2019

ALERTA DE GATILHO: TENTATIVA DE SUICÍDIO.
Então pessoal, o livro nos mostra como ficou a vida do Ezra após a saída de sua mãe e ele passou a viver com seu pai, e ele começa a planejar a sua morte só que sua melhor amiga Valentina faz todo o possível para que isso não tenha sucesso e começa a lhe dar motivos para viver, juntos os dois vivem momentos muito lindos porém algo acontece que muda um pouco o rumo dessa nossa história, quer saber o que foi? Recomendo a leitura desse livro que não é longo, não é cansativo, em apenas um dia você lê ele pois a forma como a autora escreve é uma forma de escrita simples, sem muitas palavras bonitas, ou enfeitadas, mas essa forma simples de escrever traz toda uma magia para o livro fazendo com que a sua leitura seja tão gostosa. Então vamos fazer a leitura dele pessoal? .
Ps.: Ele tem um final feliz apesar de estar nessa temática de suicídio, o livro acaba trazendo várias explicações sobre o tema.
Frase marcante:
"Somos como as estrelas é só dar uma chance que brilharemos."

Tha_Bulhões 02/06/2019

Motivos para não dizer adeus
Boa Noite

Esta é uma história de depressão juvenil. E aconselho, quem pensa que depressão é frescura, ler.

Em Motivos para não dizer adeus, conhemos Ezra, um adolescente que, após ser abandonado pela mãe, caí em depressão. As marcas em seus pulsos são sinais das tentativas fracassadas de se matar. E conheceremos Valentina, melhor amiga de Ezra, que lutará para não deixa-lo morrer.

Ezra já tinha decidido como morreria, uma injeção de ar direto na sua veia. Mas Valentina não permitiria isso e, como última tentativa, o faz jurar que vai deixa-la lhe mostrar que ele tem motivos para viver.

Valentina leva Ezra a lugares onde ambos possuem lembranças boas da infância. Vão à bailes de formatura, parques, sorveterias. Mesmo tentando, Valentina não permite que Ezra a afaste dele.

Só que a depressão é uma 'amiga' que vive dentro da cabeça da gente. E com Ezra não é diferente.

Num momento sensível, onde ele se pergunta o que fez para a mãe o abandona-lo, Ezra quebra o espelho do banheiro e corta seus pulsos novamente.

Quando seu pai o encontra, ele já perdeu muito sangue. No hospital, acontece o que ele menos esperava, Valentina abre mão dele.

A perda da amiga faz Ezra acordar e tentar lutar contra a depressão. Será que ele conseguirá? Será que ele conquistará Valentina novamente?

"A depressão pode ser comparada a um penhasco com escadas. (...) Em dias bons ficamos ali admirando a beleza daquele mar que está no fim da queda, pensamos o quão bom deve ser nadar ali. Mas então vem os dias ruins, algo acontece e somos empurrados lá para baixo. Nos afogamos em sentimentos, mágoas, dores e angústias, não conseguimos nos segurar nas escadas ou mesmo subir para a superfície. Somos incapazes. Então nos afogamos e ninguém pode nos tirar dali. Escutamos gritos, mas estamos fracos . Somos tão ineficientes (...) E então alguém precisa de nós ou simplesmente "acordamos" e ferozmente nadamos até a superfície. Olhamos para a escada que leva até a ponta do penhasco e, com uma força incrível, começamos a subir."

rodrigues256 01/06/2019

📚Nota: 5/5🌟 + 💜
Alerta de gatilho: tentativa de suicídio.
"Ezra já havia decidido como seria sua morte. Em sua mente, a vida não merecia mais uma segunda chance.
Valentina, sua melhor amiga, estava decidida a não deixar que isso acontecesse. Em um último ato desesperado ela lhe faz uma proposta um tanto quanto desafiadora: lhe dar motivos para viver. O que não seria nada fácil.
Como ajudar alguém a viver quando ele tem todos os motivos para querer morrer?"
📌"Dizem que só dá para ajudar quem quer ser ajudado, eu discordo bastante disso, a verdade é que sempre queremos ajuda, mas não conseguimos dizer isso."
💔Apesar de ser uma leitura curtinha, traz uma carga emocional muito intensa por abordar a depressão, que ainda é vista por muitos como exagero. Em alguns momentos eu acabei dando uma pausa pois precisava refletir sobre aquilo ou simplesmente respirar fundo e me recompor. Eu me identifiquei com a Valentina e com sua determinação de ajudar o Ezra, mesmo que ele não tenha pedido ajuda diretamente.
📌"Almas gêmeas não precisam necessariamente serem um casal."
💔No livro, percebi o quanto o Ezra e a Val se completam, a amizade deles é uma das mais bonitas e sinceras que eu já vi. Eles permanecem unidos nos altos e baixos do garoto, como o abandono da mãe e a indiferença do pai, além do crescente vazio que ele sente. Com uma ótima escrita, você irá receber uma avalanche de emoções com essa história que já tem um espacinho no meu coração.

My | @_pequenabibliotecaria 07/05/2019

Não indico para todos
Neste conto temos a história de Ezra, um jovem que planejou como seria sua morte, já que a vida não faz mais sentido para ele. Sua melhor amiga Valentina, ao saber da intenção dele, decide propor um desafio que seria ela mostrando motivos para que ele não tente se suicidar. Mas nem sempre o que os outros veem de bom, faz o outro ver o mesmo.

Apesar do conto ter como tema e ser super importante, a forma como foi passada me deu uma sensação de insensibilidade pelo que o jovem passa. Se tem algo que aprendi sobre isso, que os mesmos motivos que podem me fazer querer viver podem fazer uma outra pessoa morrer, e não entender isso e tentar uma outra forma de ajudar o amigo, me fez ficar um pouco incomodada. Além disso, a escrita em si é bem simples, nada é aprofundado, nem o próprio tema. A autora simplesmente jogou um garoto que quer se matar e por cima, colocou um ?romance? acobertando muito esse assunto tão importante.

O conto em si é bem curto e de leitura fácil, mas não pode ler esperando algo tocante porque, justamente por não ter aprofundamento do assunto principal, acabamos ficando alheios aos personagens, de certa forma.

Não é um conto que recomendo para quem passa por esse dilema porque a forma como as coisas são resolvidas muito fáceis não condiz com a realidade e acredito que possa fazer mal.
A+ 04/02/2020minha estante
Fico triste que tenha pensado isso. A história é praticamente uma biografia minha e o romance que foi criado é mais uma amizade que o ajuda. Tentei deixar claro, principalmente no fim e ao decorrer, que ele só conseguiu começar a melhorar quando percebeu que ELE deveria por si próprio e mais ninguém, mas que apoio sempre será necessário. Entendo seu ponto de vista e agradeço a resenha.