A desgraça do ateísmo na educação

A desgraça do ateísmo na educação Org.: Felipe Sabino de Araújo Neto

Resenhas - A desgraça do ateísmo na educação

DouglasCruz 22/11/2023

Torturante
Foi torturante ler este livro, tanto que demorei muito tempo para realmente sentar e fazer a leitura completa.
O autor tece boas críticas à educação estatal, mas se perde na noção do ensinamento religioso, onde o estado, não deveria de forma alguma ter um papel presente.
Acredito fielmente que a educação escolar deva estar sim mais próxima ao " ateísmo" da mesma forma que a educação das igrejas deva ser mais próxima do teísmo.

É sim possível que o estado crie um programa educacional que não seja pautado na religiosidade, mas que respeite a religião. Acreditar que todos os jovens devem ser ensinados seguindo qualquer que seja o preceito religioso, é apenas substituir a doutrinação estatal pela doutrinação cristã, impedindo ou dificultando o livre pensamento.

Mateus Guarnieri 05/02/2022

Gostei
Gostei do livro, dentro do esperado, um combate bem firme à educação estatal e a todo o secularismo presente nela.

Ivanilson 03/08/2020

"Atenção! Escolas públicas podem ser prejudiciais à saúde do seu filho!"
O livreto é uma coletânea de artigos de 3 pesquisadores da educação: Robert L. Dabney (1820-1898), R. J. Rushdoony (3 artigos) e John Frame. No geral, os autores criticam o sistema escolar tradicional, afirmando que as escolas públicas se tornaram mais prejudiciais que o tabagismo. Os autores no geral apoiam a educação domiciliar. A leitura não é tão simples, às vezes, mas vale a pena.