Deuses Falsos

Tim Keller

Resenhas - Deuses Falsos

vhica 18/04/2024

Ídolos
Fiquei surpresa com os diversos ídolos que podemos ter, muitos desses eu nunca tinha pensado antes, enquanto lia comecei a refletir sobre quais seriam os meus próprios ídolos.
Além de apresentar essas diferentes formas de idolatria, o livro também mostra a solução para o problema, não apenas eliminando os ídolos, mas os substituindo pelo que realmente deveria ser mais importante em nossas vidas.
Apesar de a leitura ter sido um pouco arrastada para mim, aprendi bastante e valeu muito a pena.

Igorvieirarodrigues 08/04/2024

Melhor livro da vida!!
Tim Keller, oferece uma análise perspicaz sobre as idolatrias contemporâneas que muitas vezes passam despercebidas em nossas vidas. Keller nos guia através de uma jornada introspectiva, explorando como nossas paixões e desejos podem se tornar deuses substitutos em nossos corações. Com uma escrita clara e acessível, o autor nos desafia a questionar nossas prioridades e a reavaliar o verdadeiro significado de adoração. Este livro é uma leitura OBRIGATÓRIA para todos os cristãos!

Sabrina 30/03/2024

O conteúdo é maravilhoso, como tudo que Keller se propõe a escrever. Achei a leitura pouco fluída e com muitas notas de rodapé, mas no geral é uma escrita rica e cheia de ensinamentos. Acredito ter que reler e reler e reler pra conseguir absorver tudo que tem nessas páginas!

Mara 25/03/2024

Leitura
Eu tenho colocado muita expectativa nesse livro só que ele não tem atendido a tantas assim, mais ele não é de um todo ruim, mais com certeza eu esperava bem mais e esperava que o assunto sobre SEXO fosse bem mais profundo mais foi válida a leitura, mais vejo que a área onde o autor tem se dedicado mais tem sido quando o assunto envolve política ele se dedicou um pouco a mais.

Debsmaddox 10/03/2024

Maravilhoso!
Demorei muito para finalizar esse livro. O motivo: ele não é um livro pra você ler de uma vez só. Você precisa absorver o que está sendo dito e tentar mudar. Não dá pra só ?passar o tempo? com ele.

Muito do que aprendemos sobre idolatria é raso. Esse livro nos mostra a fundo como podemos ser idolatras sem ter a intenção. As vezes com coisas que nem imaginamos.

Leitura ótima para cristãos que querem deixar de lado coisas superficiais e viver a plenitude do que é adorar a Deus.

GabiMaria25 09/03/2024

Perfeito para entender melhor sobre idolatria
O livro "Deuses Falsos", de Timothy Keller, é realmente esclarecedor sobre os ídolos que há em nosso coração (até mesmo aqueles que estão em oculto). Somente o amor de Jesus é capaz de substituir esses ídolos existentes em nossa vida.

Gostei muito dessa leitura, sendo a minha terceira vez relendo, e acabei marcando frases que haviam passado despercebidas nas outras duas vezes.

Um ponto negativo para mim é o excesso de notas, o que acabada deixando a leitura cansativa. Algumas notas não eram tão necessárias e outras poderiam ser acrescentadas ao longo do texto, o que deixaria a leitura mais fluida.

Contudo, é um livro que nos faz questionar sobre os ídolos em nosso coração, na nossa sociedade e cultura, entre outras coisas, além de explicar a solução para derrotá-los. Recomendo.

Raquel.Albuquerque 06/03/2024

Para quem ou o que você se volta quando quer estabilidade, segurança e aceitação para o sustento da vida?
dEuses falsos foi uma ótima leitura, mostra o estrago que acontece quando substituímos Deus por outras coisas, não basta apenas não adorar a outros deus (dinheiro, carreira, pessoas, instituições) é preciso substituí-los, colocando Deus em seu lugar, não de forma branda e superficial mas profunda e diligentemente, como o apóstolo Paulo diria PENSEM NAS COISAS DOS ALTO! É de lá que podemos alcançar a resposta para nossas fraquezas, vulnerabilidades e expectativas.

Tarsila18 29/02/2024

O livro ?deuses falsos? nos faz abrir os olhos para uma outra realidade de deuses, sim, aqueles que são os mais temíveis por nós mesmos, aqueles que nós criamos e alimentamos.

Ao longo da vida você aprende a identificar aquilo que te faz bem, aquilo que te deixa feliz e, sem perceber, isso vai se tornando um ídolo na sua vida. Quando vai ver já é ?tarde demais?, já é algo que você não consegue se imaginar vivendo sem (e não falo disso apenas de coisas materiais). São pessoas, são situações, são sentimentos? todas essas coisas podem se tornar ídolos, falsos deuses.

O livro vai nos mostrando aos poucos que a única coisa que precisamos, o único Deus que pode nos trazer a verdadeira alegria é aquele que deu sua vida para nos salvar, aquele que por tamanha misericórdia morreu na cruz para que nós pudéssemos desfrutar de sua tremenda graça nessa vida passageira, onde deveríamos adorar somente a Ele.

De qualquer forma, vale a leitura para aprendermos a enxergar quem é o Deus verdadeiro e o que são/quem são os deuses falsos, que muitas vezes tomam uma parte muito maior em nosso coração.
Bu_13 29/02/2024minha estante
??????

Danielle.Bevilaqua 29/02/2024

Nosso coração é uma fábrica de ídolos
A obra aborda o profundo anseio da humanidade pela felicidade, explorando o sentimento desesperador que habita em nosso coração, sem sabermos ao certo como satisfazê-lo.

Quantas coisas têm dominado nosso coração e tirado o lugar de Deus?

?Os ídolos distorcem não apenas nosso pensamento, mas também nossos sentimentos.?

Colocamos a razão de viver em deuses falsos, fundamentando nossa felicidade em qualquer outra coisa que não seja Deus. Desde o poder até o dinheiro, sacrificamos tudo em prol desses ídolos, fazemos deles nosso senhor.

?Qualquer coisa pode ser um ídolo e tudo tem sido ídolo.?

Somente através da ação do Espírito Santo conseguimos substituir esses ídolos, colocando o Senhor como centro de nossas vidas, quando Ele enfim se torna a suprema beleza aos nossos olhos.

?A fé no evangelho reestrutura nossas motivações, o entendimento acerca de nós mesmos e de nossa identidade, nossa cosmovisão.?

Ana 20/02/2024

Muito bem escrito e bastante didático. Tem uns insights que eu nunca havia pensado. Tim Keller mais uma vez acertando bastante. Fui muito edificada

Sandro 18/02/2024

Vamos de músicas?
“Dá-me filhos, dá-me filhos
Dá-me filhos senão morro” Fernanda Brum

“Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó prá mim, do meu jeito assim
Que alegre o meu viver” Dominguinhos

“Sou um bom brasileiro
De precisar mesmo
Eu só preciso...
Dinheiro” Rita Lee

"Jacó segurou o anjo
Segurou e nao deixou subir
Jacó segurou o anjo
Segurou e nao deixou subir
E o anjo perguntou dizendo
O que tu queres que eu te faça?
Jacó respondeu dizendo
Me dá minha bênção pra depois subir" Edinaldo do Rio

Tim Keller vai trabalhar, neste livro, sobre deuses falsos! A cada capítulo ele trata de um deus, contando histórias de situações de seu ministério e expondo algumas histórias bíblicas que visam ilustrar o seu ponto.
Passa por Abraão e o desejo de ter um filho, Jacó e Lia, Zaqueu, Naamã, Nabucodonosor, Jonas e por fim, Jacó e o Anjo.
O interessante é que, ao expor os deuses falsos, há argumentos que nos fazem olhar para dentro e ver se os temos. E sim, temos...
A luta contra a idolatria é algo constante e que dura uma vida toda!
Graças a Deus por seu amor misericordioso, que nos salva!
Dayse.Ariane 18/02/2024minha estante
Sim, graças a Deus por seu grande amor salvador. Este livro é espetacular! Ótima resenha ?

Laninha 08/02/2024

"Idolatria é confiar nas coisas criadas, e não no criador, para nossa esperança e felicidade, relevância e segurança."

QUE LIVRO!!! Antes mesmo de começar a ler, eu já imaginava que a leitura edificaria minha vida, mas não tinha ideia do quanto. Finalizei a leitura há alguns dias e até hoje me pego pensando nos ensinamentos que o autor trouxe.

A introdução e o primeiro capítulo já valeram a leitura. Nesse primeiro momento, Timothy Keller explana de modo geral sobre a idolatria e o quanto ela está enraizada em nossas vidas mesmo quando sequer percebemos.

Os ídolos - qualquer coisa que ocupe o lugar de Deus em nosso coração - , são sempre destrutivos e o único modo de nos libertarmos é nos voltarmos para o Deus verdadeiro. Que o Senhor cative completamente meu coração, meus pensamentos e meus sentimentos.

Hoje, entendo que alcançar tudo que eu sempre quis pode ser a pior coisa que me aconteça, por isso sou imensamente grata pelos 'nãos' que o Senhor me deu, mesmo que doa de vez em quando.

Se o livro fosse apenas os dois primeiros capítulos, já me dava por satisfeita. Mas, Keller, consegue ir além na discussão. Nos capítulos seguintes, ele analisa alguns dos ídolos da atualidade (que de atuais não têm nada) a partir de histórias bíblicas, por exemplo: a busca pelo amor, ele relaciona com a história de Jacó, Lia e Raquel e o amor ao dinheiro, relaciona com Zaqueu.

Gostei bastante de ver as histórias de personagens bíblicos tão conhecidos por uma perspectiva diferente. Não posso esquecer de mencionar a análise da história de Jonas, nunca parei pra pensar que a desobediência de Jonas ao Senhor tinha como "causa" um deus falso (leiam pra saber qual era).

No final de cada capítulo, Keller apontava para Jesus, aquele que é o único motivo da nossa esperança. Aquele que é capaz de atender todos os anseios do nosso coração. Aquele que é capaz de nos libertar da escravidão do pecado para a sua maravilhosa Luz.

"Jesus deve tornar-se mais belo para a sua imaginação, mais atraente para o seu coração, do que seu ídolo. É isso que é substituir seus deuses falsos. Se você arrancar o ídolo e não "plantar" o amor de Cristo no lugar, o ídolo tornará a crescer."

O autor consegue falar de um assunto complexo de um jeito descomplicado, mas ao mesmo com tanta profundidade e embasamento bíblico. Louvo ao Senhor por Ele ter conduzido Keller na escrita desse livro e por ter me dado a oportunidade de lê-lo.

Giovanna.Pinhotti 08/02/2024

Sobre idolatria
?Para o que você realmente vive, qual é o seu deus real ? não aquele que professa??

Nossas ações, desejos, sentimentos e decisões são movidos por aquilo que nos governa, ou seja, o senhor de nossas vidas. Como disse João Calvino: ?O coração humano é uma fábrica de ídolos?, que os produz para elevar coisas finitas a qualidades infinitas em nossa concepção, colocando-as como nossa salvação. Essas coisas podem ser o dinheiro, busca pelo sucesso, alguém que amamos, a religião e até nós mesmos. Depositamos nossa redenção nessas coisas - e muitas outras - buscando algum tipo de refrigério que só Deus pode nos dar, buscamos em coisas terrenas o que só o sobrenatural amor de Deus tem para nos oferecer. E muitas vezes, colocamos algo bom em um patamar onde só o Senhor deveria permanecer, a tornando ruim, como o amor. A conclusão que posso chegar é que sempre vai existir algo que está tomando as rédeas de nós, se Deus não é o Senhor de nossas vidas, outro será, algum ídolo, oculto ou não, assim, cometemos idolatria.
Eu amei o livro, me edificou muito, me ensinou muito. Remexeu em coisas em mim que nem sabia que precisavam ser expostas para que Deus continuasse a forjar o caráter de Cristo em mim. Foi uma experiência única!

PriCandidoRocha 03/02/2024

Livro maravilhoso!
Palavras minhas para vocês ??
Deus em sua infinita bondade e misericórdia, nos transforma, nos ensina, nos exorta e nos auxilia através do seu bondoso Espírito Santo e quando nos deixando ser moldado por Ele, Ele vai removendo os ídolos do nosso coração, um de cada vez, conforme damos liberdade para Ele trabalhar nas áreas da nossa vida, para que O adoremos conforme é do agrado dEle, com humildade e submissão ao Seu senhorio.

Evandro138 01/02/2024

Somos uma fábrica de idolos
Tim Keller diz nesse livro que ídolo é tudo aquilo que você pensa o tempo todo de forma espontânea. E essa é uma reflexão interessante porque ao longo do livro ele vai mostrando como coisas boas, como trabalho, família, a religião, o desempenho, o poder, a reputação e tantas, podem acabar virando nosso ídolos e se tornar nossa esperança, moldando nossa identidade, fazendo com que coisas boas sejam usada para trazer sofrimento e dominacao.