A Jornada para Encontrar a Felicidade da Mamãe

A Jornada para Encontrar a Felicidade da Mamãe Alec Silva

Resenhas - A Jornada para Encontrar a Felicidade da Mamãe

Adeline Shade 02/04/2019

Todo o potencial de Rube
O leitor não precisa ler os contos para ler essa novela, porque todas informações sobre a Rube e sua mágica e doce história estão aqui nesse livro, senti como se eu estivesse relendo-os. Não sei se isso é bom ou ruim. Pra quem não os leu com toda certeza é bom. Acho que essa novela é apenas uma pontinha do iceberg. Do mesmo jeito que esse foi o começo da jornada da Rube, essa novela foi apenas uma amostra para todo o potencial que a história dela pode ter numa série de livros com tramas talvez mais longas e elaboradas. Eu vejo muito potencial ainda a ser trabalhado nela. O livro não tem nenhum erro gramatical, de revisão, nem diagramação, nada. Foi muito bem feito e editado.
Já de cara pudemos fazer algumas viagens em alguns clássicos da literatura infantil.
A protagonista é um doce, mas os seus fiéis companheiros, o Sr. Coelho e o camundongo Radolfo roubam a cena na maior parte das vezes.
O primeiro livro da Rube é mais melancólico e aborda metaforicamente a depressão da mãe da personagem, mas também tem muita aventura e passagens bem humoradas.
Para quem gosta de uma BOA fantasia infantil, A jornada para encontrar a felicidade da mamãe é uma leitura rápida e uma ótima pedida.
Estou muito ansiosa pelos próximos livros da pequena Rube.

Anderson.Rodrigues 24/03/2019

Falar sobre A jornada para encontrar a felicidade da mamãe e sobre a pequena Rube me pareceu um pouco complicado, pois ao ler, senti algo mais pessoal do que apenas uma obra de ficção. Acompanhar o autor, Alec Silva​, me ajudou a ter essa percepção. Ainda assim, pretendo abordar todos os pontos que me saltaram aos olhos.
Aqui, acompanhamos a jornada da pequena Rube, uma garotinha de seis anos muito especial, que ainda não sabe muito bem os motivos que a tornam especial. A vemos no seu dia-a-dia, seu relacionamento com a família, com o Sr. Coelho, seu coelho de pelúcia, e os amigos que vai conhecendo ao longo do livro, um camundongo guardião das letras chamado Radolfo, um Leão azul e outras criaturas fantásticas encontradas numa jornada literária em busca da felicidade de sua mãe, o qual ela julgava quebrada.
Dos aspectos técnicos, o livro está impecável, começando pelo empacotamento cuidadoso, passando pela diagramação caprichada e, definitivamente um dos elementos mais chamativos, as artes encabeçadas pela talentosa Laura SaintCroix​ tornam o livro realmente muito bonito. Minha arte favorita é o abraço da raposa, tanto o contexto quanto o esquema de cores aquecem o coração.
A novela da Rube é singela. Não tenta ser algo grandioso, e, dado o contexto, vai muito bem no que se propõe. Algumas vezes não é o mundo que precisa ser salvo, mas apenas um coração por vez.
Essa não é a primeira história da Rube, ela veio ao mundo em outros dois contos, que o autor disponibilizou gratuitamente aos compradores da pré-venda. Esses contos, entretanto, não precisam serem lidos para acompanhar a novela, que se sustenta muito bem sozinha.
Para ser mais exato, os contos não são apenas dispensáveis, como podem atrapalhar a experiência da leitura, pois embora sejam as primeiras experiências da pequena, parte deles foi adaptada ao começo da novela, então nos primeiros capítulos vemos cenas que soam familiares para quem leu os contos antes. Podem ser apenas detalhes, mas essas passagens me soaram meio truncadas em relação ao resto do livro. O autor poderia repensar a forma de distribuir esses contos, talvez como precursores do que viria a ser a novela, ou apenas a caráter de curiosidade.
Os personagens são bem encaixados na trama, cada um com a sua importância e personalidade. Com exceção do Leão azul, ele ainda que tenha vindo com um objetivo bem perceptível na trama, introduzir um novo tipo de ser e dar pano de fundo para o momento o momento que a mãe precisou ir ao hospital, acabou sendo meio afastado de cena ao longo da trama, voltando apenas no fim.
Pessoalmente, preferiria que o momento da decisão pela jornada, ou os eventos com o coelho branco viessem um pouco antes, a jornada da Rube pelos livros é de um caráter mágico que poderia ser mais explorado, dado a sua beleza.
A jornada para encontrar a felicidade da mamãe define o seu tom logo no começo, é uma história bonita, que embora infantil, não se torna boba demais, sendo assim agradável para todas as idades. Ela não é engraçada do ponto de vista cômico, mas consegue pôr um sorriso no rosto pelo caráter melancólico, com um fundo esperançoso. Essa melancolia abordada tende a deixar as coisas bem densas para um olhar mais atento, mas ainda é prazerosa.
Por fim, é um belo livro com uma bela história, a parceria entre Alec Silva e Laura SaintCroix foi acertadamente um dos pontos altos, as diversas aquarelas que se espalham pelo livro complementam o seu caráter mágico com uma pitada de histórias antigas (ou de infância?) que tornam o livro uma experiência bastante agradável.

site: https://www.facebook.com/umanovaprosa/?ref=bookmarks