Adolescência Normal

Adolescência Normal Aberastury Arminda...

Resenhas - Adolescência Normal

Gabriel 28/03/2023

Adolescência e a sua complexidade.
A escrita aqui trabalha bem alguns aspectos da possível fase mais complexa da nossa vida. É na adolescência que estamos em luto pelo nosso corpo infantil, e que estaremos em preparação para a dificultosa vida adulta. O livro foi publicado entre as últimas décadas dos anos 1900, então temos uma visão da adolescência daquele período, mas que não deixa de descrever a mesma fase passada pelos dias de hoje. Porém, sabemos que em meio ao avanço da tecnologia, da internet e da modernidade em que vivemos, existem diversos outros assuntos para serem abordados e levados em conta nos adolescentes de hoje. Não só nos adolescentes, né? No mundo de hoje!

Lincol Pedro 03/02/2014

Uma preciosa obra para todos os estudantes e profissionais de Psicologia, assim como, para educadores do público jovem.
E como toda obra psicanalítica, é imprescindível a companhia de um dicionário e um glossário de termos psicanalíticos. Sem estes, a compreensão de determinados conceitos pode não ser elucidada, e por consequência, empobrecerá o estudo.

Lôh 12/03/2023

Adolescência Normal
Arminda Aberastury foi pioneira no estudo da psicanálise de crianças e
adolescentes na América Latina. A autora dedicou grande parte do seu trabalho ao
aprofundamento da problemática da adolescência. Para ela, “a adolescência é um
momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de
desprendimento".

De acordo com a autora a entrada no mundo adulto, tão desejado e ao mesmo tempo tão temido, é para os adolescentes a perda definitiva da sua condição de criança. Um momento da vivencia do ser humano, que observamos a elaboração de três lutos fundamentais: luto pelo corpo infantil; luto pela identidade e pelo papel infantil e luto pelos pais da infância. E somente quando o adolescente é capaz de aceitar e elaborar esses lutos se torna possivel uma estruturação de uma identidade saudavel e entrada de fato no mundo adulto.

Também é abordada na obra como dentro da vivencia normal do processo da adolescencia, são manifestados comportamentos e sintomas semelhantes de patologias, e como no adolescente essas vivencias são transitorias, reforçando a importância dos profissionais que trabalham diretamente com esse publico terem cuidado para não patologizar suas manifestações sem criterios ou analise atenta e critica.

É um livro pautado na visão psicanalitica freudiana, ou seja, bem centrada na questão sexual. O que, pessoalmente, me cansa um pouco, por ter uma base mais junguiana. Porém, tenho que reconhecer que é uma leitura fundamental para o entendimento do processo de desenvolvimento da adolescencia e seu manejo dentro da clinica psicologica.

Dai 22/04/2020

Adolescência
O livro apresenta uma outra forma de pensar as transformações e mudanças no período da adolescência.

Nazrat 28/09/2021

Conceitos interessantes
Ver a adolescência como uma síndrome e ao mesmo tempo como algo normal, com um viés psicodinâmico. É uma proposta interessante. Em alguns pontos é possível perceber que os escritos estão um tanto datados, mas ainda assim é uma leitura válida.

lidi 09/04/2023

O livro em questão foi lido por ser referência em concurso.
Fala sobre adolescência no olhar da psicanálise - normalidades, produções de anormalidades, psicologização e medicalização de condutas, etc.

Beatriz 23/04/2023

Livro ótima para entender todas as mudanças que acontecem na adolescência. Fala sobre as suas transformações sociais e psíquicas

Alice 23/08/2023

A maior ou menor anormalidade da síndrome normal será em grande parte devida aos processos de identificação e luto que o adolescente possa ter realizado. Na medida em que forem sendo elaborados os lutos, que em última instância são os que levam a identificação, o adolescente verá seu mundo interno mais fortalecido e então essa anormalidade normal será menos conflituosa e, portanto, menos perturbadora.

Jacqueline Marinzeck 23/08/2023

Ótimo! Indicado para psicanalistas
A obra possui um teor conceitual maravilhoso para quem estuda o desenvolvimento humano e precisa alinhar-se ao processo de luto na adolescência. É compreender a tal da ?rebeldia sem causa? que a autora mostra que há muita causa por trás de cada comportamento. O maior foco está nos três lutos fundamentais dessa fase: luto pela infância, luto pelo corpo e luto pelos pais.

São capítulos escritos por pessoas diferentes, acredito que supervisandos de Aberastury. Por isso, o formato da escrita muda e a leitura pode se dar mais rapidamente ou mais enrolada.

De básico e simples não tem nada. A adolescência é complexa e merece todo seu cuidado. Atenta, no último capítulo, para a pressão que os adultos reforçam nos adolescentes com base em seus próprios valores construídos pela vivência na sociedade e como isso gera angústia nos projetos a jovens adultos.

Nathi 25/02/2011

Aborda a adolescência do ponto de vista psicanalítico, foi uma leitura para fichamento/resenha na faculdade - 2º período.

erica.leituras 19/03/2023

Mesmo parecendo básico, é ótimo para entender esse ponto do desenvolvimento humano que é tão incompreendido que é a adolescência, trabalha de forma básica e dinâmica os pontos principais desse momento

Marceli.Machado 04/10/2023

Redundante
Pra ser sincera, ler até o capítulo 2 é o suficiente para entender o livro todo.
Palavras da autora: ?Insistimos que consideramos absolutamente necessária a repetição - muitas vezes deliberada - de certas ideias porque são, a nosso ver, as que mais contribuem para o nosso propósito esclarecedor?.
Essa é a última frase do livro, mas teria sido esclarecedor, de verdade, se fosse a primeira.