50 ideias de biologia que você precisa conhecer

50 ideias de biologia que você precisa conhecer J.V. Chamary

Resenhas - 50 ideias de biologia que você precisa conhecer

Winne.Cardoso 28/08/2023

Enriquecedor
50 ideias é uma coleção da editora Planeta que reúne diversos especialistas pra discorrer sobre conceitos de diferentes áreas de conhecimento.

Cada capítulo trás um tópico. A construção se baseia em iniciar com conceitos simples, como o que é uma célula, até terminar em conceitos mais complexos, como engenharia genética. O bacana é que o autor também trás um fundo histórico, citando nomes como Charles Darwin, Lamarck, Schwann e Schleiden, dentre outros.

Pode ser necessário pausar a leitura para entender alguns conceitos por conta da linguagem técnica. Adorei a leitura, acredito que vou explorar outros livros da coleção.

Ray 22/08/2023

Conhecimento é poder
Esse livro me ensinou e me lembrou de muita coisa, cada capítulo trás uma gama de assuntos muito importantes e o mais legal de forma bem resumida e didática. Gostei muito de ler.

aandrelipe 03/06/2023

Desbravador
Daqui a 3 meses começarei minha graduação em ciências biológicas e, por isso, decidi aquecer meu cérebro durante esse tempo que fico em casa. Nesse sentido, escolhi esse livro para descobrir conceitos novos. Sinceramente, se você não é um curioso que está em busca de conhecimento, esse livro não é para você. Descreverei minha jornada com essa obra como uma roda gigante em movimento, tendo altos e baixos. Alguns capítulos foram mais simples para entender e interpretar, enquanto outros mais complexos, com uma linguagem mais técnica. O autor trás a tona um panorama histórico para os capítulos, citando diversos autores e cientistas, juntamente com uma gama de repertórios. Por fim, classifico o livro como satisfatoriamente bom.
edilsonjoaquim 12/08/2023minha estante
quero muito ler eleeee

Bob 19/01/2023

Um bom livro, para captar ideias e aprofundá-las.
Para um leitor sem o mínimo de conhecimento científico/biológico, é um livro técnico demais onde um dicionário e o glossário(ao seu final) ajudam um pouco a leitura.

É uma leitura para instigar novas leituras.

Pâmella 28/05/2022

Interessante
Um livro interessante, que não é difícil de entender. Mostra superficialmente assuntos de bioquímica e genética.

bella 04/04/2022

Um guia definitivo para as questões essenciais da biologia e do estudo da vida! Por que as espécies evoluem? Como certas características passam de uma geração para outra? Todos os organismos são feitos de células? O que nos torna humanos?

Escrito pelo cientista e jornalista premiado J.V. Chamary, 50 ideias de biologia que você precisa conhecer é o guia definitivo para essas e outras questões essenciais da biologia explicadas em 50 artigos curtos e envolventes que cobrem desde as teorias clássicas até as pesquisas mais recentes. Dos mistérios do sexo e do sono até a seleção natural, a imunidade e a genética, este livro abrirá os seus olhos para os processos vitais que garantem a vida na Terra, incluindo como os genes controlam o crescimento e o comportamento dos seres vivos, como o corpo se desenvolve a partir de uma única célula e como as forças ambientais criam a diversidade de espécies através da evolução.

Por meio de conceitos-chave explicados em termos simples e com a ajuda de diagramas e linhas do tempo que mostram as principais descobertas científicas no seu contexto histórico, o mais novo livro da premiada coleção 50 ideias proporciona um panorama completo de um dos assuntos mais fascinantes, que vem assombrando cientistas ao longo dos séculos: o estudo da vida.

Patrick 16/11/2021

Ótimo, mas de difícil compreensão.
O livro é incrível para quem está estudando para uma prova, ou mesmo para quem tem interesse em se aprofundar em biologia. Porém, usa termos muito técnicos, tornando algumas partes difíceis de compreender.

CInt_lo 21/03/2021

Gostei muito da linha do tempo criada para explicar e situar o leitor na história da ciência biológica.
Os capítulos são relativamente curtos, sempre possuem uma frase síntese aí final desses capítulos, acredito que isso ajude a reforçar o conteúdo descrito.
Um bom livro para reforçar as ideias da biologia e também um ótimo livro para recordar da ciência!
Vai além do apanhado histórico, mas sem deixar o leitor perdido, explica de forma coerente e explícita.
Literalmente são ideias do básico para entender biologia.
É um livro ideal para quem gosta de saber de tudo um pouco, um livro para polímatas hahaha ?.
Agr lá vou eu para o 50 ideias de física quântica que você precisa saber ??

Mauricio 12/10/2020

Bem desenvolvido
Como os outros livros da série os tópicos são bem desenvolvidos e explicados, mas se torna chato a partir de algum momento.

Sol 10/09/2020

Resumo da biologia
Para quem gosta e não se importa com termos técnicos ou ideias complexas é um livro cheio de informação e explicações.

Deborah.Priscila 28/08/2020

Eu amo essa colecao
E uma colecao incrivel de livros que retraram claramente visões de cada tema... E o de biologia e incrível

Batatinha 07/06/2020

Biologia é linda.
Estou gostando muito da série de livros "50 ideias sobre" principalmente a área de ciências, mas te garanto que não vai ser um livros que você vai ler em uma semana ou até duas, isso porque o livro usa repetidamente o mesmo layout em cada ideia se tornando massante de ler, sugiro ler 2 ideias por dia, assim não se cansa muito e você termina o livro (ou outro da série) em um mês.

mauricioaugusto 17/04/2020

Muito bom, mas bem técnico para leigos
É um livro sensacional, mas muito técnico pra quem conhece pouco da biologia.

Paola.daCosta 16/05/2019

50 lições de Biologia difíceis pra caramba
O livro é muito bom, bem completo. Porém, tem excesso de termos técnicos sem glossário, muita bioquímica. Para um livro popular, é bem chatinho entender algumas partes, até pulei alguns trechos. Mas os que eu entendi, valeram muito a pena, especialmente sobre o ponto de vista biológico sobre a morte. Vale a pena, mas saiba que é uma leitura não muito simples.
Felipe 19/05/2019minha estante
Acho que mesmo as coisas que a gente não entendem deixam alguma marca na cabeça, no nosso pensamento. Se algum dia o tema voltar à nossa atenção, pode ser que algumas ideias começadas se revelem úteis. ;)

Paola.daCosta 28/05/2019minha estante
Gostei, deve fazer parte daquelas informações que a gente fica "nossa, não sei de onde saiu essa informação" hahahah

Allan Tancredo 16/02/2019

É um ótimo livro, porém, muito técnico
Eu peguei o livro para ler como uma pessoa leiga, contudo, me deparei com muitos termos técnicos durante a leitura o que me atrapalhou um pouco para entender os conteúdos, não sei se isso foi premissa do autor de explicar como se fosse para quem já sabe, mas, não deixa de ser interessante.
Para quem quer entender como leigo, recomendo o Richard Dawkins, esse sim, simplifica ao máximo sem minimizar as descobertas.