Muda Brasil. A Democracia dos Estados Unidos, a Eleição que Estremeceu o Mundo e Uma Proposta Para a Nação Brasileira Eduardo Diogo

Resenhas -

Larissa3718 12/04/2024

Um tanto imparcial, mas muito coerente
É uma excelente leitura, mesmo para leigos no sistema político dos Estados Unidos, pois é explicado tudo desde o básico até o objetivo do livro. Começa introduzindo o leitor no conhecimento da política dos Estados Unidos e sua história motivadora para esse sistema específico, foca nas eleições de 2016 com cobertura total desse evento, e ao fim apresenta as conclusões a respeito do resultado e lições que podem ser tiradas e aplicadas como um novo plano político.
Apesar disso, o livro cita muitas vezes sobre a imparcialidade no meio de dois partidos, apenas como observador, mas por mais que tenha sido imparcial em partes, em outras toma lado e é notório sua defesa muito mais do exarcebada em relação à Donald Trump do que com Hilary. O que me leva a pensar como seria o desfecho do livro se caso Hilary tivesse ganhado ao invés de Trump? E ainda me aguça a curiosidade de quais as percepções do autor em relação ao pós-mandato de Trump? E ainda, trazendo ao Brasil, e quanto ao bipartidarismo Lula e Bolsonaro em 2023?
Ao fim do livro ele traz uma proposta utópica muito boa no início, mas nem tão desenvolvida ao fim. Muito subjetiva e teórica.
Apesar, gostei muito da leitura e análise feita, e recomendo fortemente esse livro de grande valor, tal como o autor muito bem situado no campo da política há muito tempo.

Jéssica 08/06/2023

Não gostei muito da leitura desse livro. Prosseguir com a leitura apenas pq não gosto de abandonar o livro pela metade.

A parte que narra o cenário histórico-político dos EUA pré-eleicão é interessante, mas achei a inclusão do ponto de vista do autor, tanto nos capítulos em si quanto em capítulo apartado desnecessário.