Auto da Índia

Auto da Índia Gil Vicente

Resenhas - Auto da Índia

Manda :) 04/08/2023

Auto da Índia
°?Minha última leitura de Gil Vicente, até que fim consegui acabar "Os autos e farsas de Gil Vicente". Este livro retrata a história de uma Ama no qual seu marido embarcou em uma viagem para as Índias (reinado de D. Manuel) e com isto ela se encontra com 2 amantes durante seu período fora, o Lemos e o Castelhano. Durante o livro ela menciona que não gostaria de seu retorno, porém quando ele retorna a Ama vem com várias falsidades falando que chorou muito em seu período fora e logo começa a mencionar o dinheiro que seu marido conseguiu nesta viagem! O livro é uma crítica ao governo de D. Manuel e em como as grandes viagens afetaram a vida dos portugueses.

linne 29/06/2022

Muito bom ver as complexidades das personagens femininas nessa peça. Aprendi muito com as particularidades de Gil Vicente.

Dani Ramos 18/03/2020

Gil Vicente...
Mais uma obra lida do Gil Vicente. Mais uma obra interessante e boa para conhecermos a época.

Nath @biscoito.esperto 29/09/2016

Ah, as famigeradas leituras acadêmicas...
Li essa peça para a faculdade. Temos cinco personagens: a Ama Constança, cujo nome significa fidelidade, mas que trai o marido durante a viajem dele para a Índia; o Marido, que vai à Índia em busca de riquezas; a Moça, criada de Ama; Castelhano Juan, um rapaz fanfarrão, um dos amantes de Ama; e por fim, Lemos, um dos amantes, esse mais educado.

A peça fala de Ama, cujo Marido está indo para a Índia. Ama não está feliz com seu casamento e quer que ele vá embora e, quando finalmente ele parte, Constança fica livre para trair o marido. A criada Moça não aprova o comportamento, a pesar de de certa forma ajudar a Ama. Temos uma cena engraçada em que Ama está com os dois amantes tentando requisitá-la ao mesmo tempo, e ela tenta despistá-los dizendo que Castelhano é um vendedor e que Lemos é seu irmão.

No final da peça o Marido, contra as vontades de Ama, volta da Índia vivo e rico. Ama não o quer pois ele está gordo e "tostado", mas ele acaba por dizer que ela tem que ser fiel a ele. Ele conta sobre alguns perigos pelos quais passou na nau a caminho da Índia, e Constança mente dizendo sobre as vezes em que rezou para que ele ficasse bem. Ela termina a peça indo ver as riquezas do marido após dizer que "vida sem marido é uma vida de tristezas".

A peça deve ter sido muito divertida na época, mas foi difícil encontrar o humor na leitura tendo que consultar comentários em notas de rodapé a cada fala de personagem. A crítica da peça é interessante e seu valor histórico é importante, mas não é uma leitura que eu faria por hobbie.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Li 08/06/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JUNHO - PEÇAS TEATRAIS *LIVRO 3*
Sinopse: O Auto da Índia fala do adultério como consequência das viagens dos Descobrimentos. Constança, insatisfeita com seu marido e ao que tudo indica casada apenas por interesse, arranja dois amantes (um castelhano chamado Juan de Zamora e um português chamado Lemos) enquanto o marido está numa viagem com destino à Índia.
A cena desenrola-se em sua casa, com a cumplicidade a contragosto de sua empregada, designada simplesmente por Moça, que tenta a custo defender a moral do seu Senhor. No final do auto o marido retorna à casa, e Constança, cheia de cinismo e falsidade recebe-o de braços abertos, pois este retorna cheio de riquezas.

Então, foi um tiro no escuro porque eu tinha certeza de que não ia gostar de nenhum dos textos programados para este mês, mas até que gostei de Gil Vicente, para minha sorte já que tinha escolhido dois dele. Também será o último deste mês, para mim, no DL!

Bom, gostei muito mais da farsa de Inês Pereira! É mais engraçado, sei lá, talvez eu tenha gostado mais da personagem principal... Constança (a principal deste, que é chamada de Ama durante praticamente todo texto) é muito chata, aliás todos os personagens são chatinhos, só gostei um pouquinho de Moça, a criada.
O texto é bem escrito e tem sua graça e apesar d´eu não confraternizar com as ideias de Constança com relação ao tema, é de se pensar no assunto: Os maridos viajavam para um país distante, todo mundo sabia que a chance deles voltarem eram mínimas e as esposas tinham que ficar esperando... Olhe, Constança já tinha um extinto adúltero, mas como dizem, a necessidade também faz o ladrão...

“(...) Ama: Ah!, ah!, ah!, ah!, ah!, ah!, ah!
Est´era bem graciosa,
Quem se vê moça e fermosa
Esperar pola ira má!
I se vai ele a pescar
Meia légua pólo mar...
Isto bem o sabes tu.
Quanto mais a Calecu!
Quem há de tanto d´esperar?*
*É muito engraçado uma mulher jovem e graciosa ficar esperando pelo marido quando ele vai pescar a meia légua de distância, quanto mais se ele partiu para Calicute. Nestes versos a Ama deixa claro que trairá o marido ausente.”

Viquinha 27/06/2011minha estante
rsrs...peça avançada essa! Senhor desafio o seu! Mas como sempre você tem tirado de letra...Congrats!

Beijocas