A Vida Feliz

A Vida Feliz Sêneca

Resenhas - A vida feliz

Chiara 27/02/2024

Excelente
Conteúdo riquíssimo, me trouxe vários insights e elucidou pontos que eu já vinha refletindo, como sobre virtude, identidade e propósito!
Pronta para as próximas obras de Sêneca! ?

Filha de Júpiter 02/02/2024

Papo moralista e hipócrita
Acho que esse foi o livro mais decepcionante que li de Sêneca até agora.
Ele fala muito sobre a tal "felicidade verdadeira", e como a busca da virtude é a caminho ideal para alcança-la.
Já li diversos livros que diziam que "mostrariam o caminho para a felicidade", e isso me deixou muito irritada porquê todos os autores de livros desse tipo dizem coisas diferentes baseadas na própria vivência, E O QUE SE APLICA NA SUA VIDA PODE NÃO SE APLICAR NA VIDA DE OUTRA PESSOA. Não existe uma fórmula para a felicidade, que ódio ter que dizer o óbvio.
Mas esse livro é ainda pior do que os outros desse tipo porquê Sêneca nem sequer colocou em prática o que ele dizia, é o mesmo papinho barato de "não faça o que eu faço, mas faça o que eu falo" e o safado ainda teve a pachorra de dizer que ele não precisava colocar em prática o que ele dizia porque ele estava certo e questionar ele seria como questionar o que é certo, eu queria ter essa autoestima. E esse infeliz ainda tem a cara de pau de condenar quem sente felicidade no prazer, porque "você deixa esse sentimento te dominar, mas EU o domino e blá blá blá".
Uma grande m*rda esse livro, Sêneca que pegue essa hipocrisia moralistinha dele e vá para a p*ta que pariu.

Cristiane 08/12/2023

Mais um do mestre!!
Livro incrível, com apontamentos bastante interessantes sobre a virtude e como alcançá-la.
As reflexões que Sêneca aqui nos leva a ter, até os dias de hoje são bastante pertinentes pois, em um mundo onde se é facilmente corrompido, tais ideias deixam claro o quão longo e exaustivo é o caminho do estoicismo, mas também o quão valioso e necessário ele se faz na vida de um ser humano que se entrega de corpo e alma para segui-lo.
Um livro curtinho e muito completo ao mesmo tempo.
Vale cada segundo do seu tempo! Recomendo!

Darllan.Senna 10/07/2023

Quem governa quem?
Ler esta obra é algo trivial; o grande desafio é viver suas máximas. Cada ensinamento é um convite para o auto controle, prudência e sabedoria. É preciso buscar, meditar e colocar nossas vidas em perspectiva com as questões aqui propostas. Que tipo de ser humano queremos ser? Prazer ou virtude? Qual força vai governar nossas decisões?

Elton.Oliveira 11/02/2023

Um pouco de estoicismo
Livro curtinho e bem rápido de ler !

Nesses ensaios o que prevalece é a exaltação da virtude em clara oposição ao epicurismo que exalta as luxúrias e a uma vida de glamour.

O q achei interessante nesse livro é uma explicação sobre o modo de vida de alguns Estoicos famosos ... Uma breve mea-culpa sobre o que eles pregam e o q eles fazem .... A velha hipocrisia nossa de cada dia ! ? ... A justificativa de que eles também são pessoas falhas e que o estoicismo é um estado difícil de alcançar em sua plenitude, até mesmo para seus maiores expoentes!

É um bom livro e como outros q destaquei sobre o estoicismo ... Se aproveita muita coisa aqui ... Mas tem q ser extrapolado para o nosso novo mundo ! Não comparado com a época q foi imaginado e criado !
aartemesalva-nat 12/02/2023minha estante
Gostei! Vou incluí-lo na minha lista.

Elton.Oliveira 12/02/2023minha estante
O estoicismo é uma filosofia q agrega muito ! Ótimos ensinamentos para buscar uma vida com mais equilíbrio .

Myke.Anderson 11/02/2023

Estoicismo se faz necessário
Seneca consegue brilhantemente trazer reflexões valiosas sobre a vida e também sobre como buscar a tranquilidade, recomendo.

Julia.Miquelini 02/11/2022

A vida feliz
Simplesmente encantada em poder conhecer a obra desse cara. Surreal como a linha de defesa dele da vida é algo que eu acredito muito. Talvez seja a minha maior fé. Acreditar que a felicidade é muito mais o conceito aplicado na filosofia estóica, do que a felicidade que conhecemos hj.
Darllan.Senna 10/07/2023minha estante
Ainda estou lendo a obra e sinto a mesmíssima coisa. A felicidade através de uma mente virtuosa e que busca na boa ou má fortuna se manter coesa. É algo que vale a pena buscar em nossas vidas. Ter como propósito algo eterno é um objetivo que tenho tentado buscar através destes ensinamentos.

Thiago 25/10/2022

Vida feliz?
O que é viver feliz ?
O que é felicidade?
Todo vício leva o "homem" a distanciar se dá verdadeira felicidade.

rrodolfo.lima 04/09/2022

Nesse livro, Sêneca explica alguns princípios para uma vida feliz segundo a escola estoica. A começar, a própria definição de vida feliz já não é a nossa concepção moderna. Pra ele, uma vida feliz é uma vida repleta de virtude e que não haja vergonha no fim da vida

Leonardo88 12/01/2022

A virtude é o caminho para felicidade!
Neste excelente texto de Sêneca ( excelente como sempre) tive gratas reflexões em relação as virtudes!
Dentre seu desenvolvimento Sêneca afirma que somente seguindo a natureza que é digna e moral por excelência e assim também fomos feitos para ser alcançaremos a verdadeira felicidade. Ou seja somente seguindo as virtudes podemos obter tal meta! Destaca também de que como os prazeres e o que achamos que muitas vezes é o certo nos engana e nos faz percorrer caminhos contrários e alcançamos uma falsa felicidade ( que basicamente é o conforto e luxo para o corpo, riqueza , comida e bebida e sexualidade) porém somente seremos felizes se não procuramos ser felizes mas sim virtuosos e a felicidade é a consequência desse processo!
Uma das partes que mais gostei neste texto foi a sinceridade de Sêneca em sua defesa sobre a sua suposta hipocrisia em viver diferentemente do que falava! Mas deixo para os leitores tomarem suas próprias conclusões!

IuryCN 28/09/2021

?Não há nada neste mundo, talvez, que seja mais falado e menos compreendido do que o assunto de uma vida feliz.
É o desejo e o desígnio de todo homem e, no entanto, nem um entre mil sabe em que consiste essa felicidade. Vivemos, entretanto, em uma busca cega e ávida por ela e quanto mais pressa colocamos na direção errada, mais longe estamos ao final de nossa jornada. Vamos, portanto, primeiro considerar o que é e aonde devemos chegar e, em segundo lugar, qual é a maneira mais rápida de alcançá-la. Se estivermos certos, descobriremos a cada dia o quanto melhoramos mas, se seguirmos o chamado ou a trilha das pessoas que estão fora do caminho, podemos contar em seguirmos perdidos e continuar nossos dias vagando no erro.?

Debora.Vilar 05/08/2019

Irreflexões reflexivas
O que é preciso para ser feliz? Ou o que é a felicidade? Essas questões jamais poderão ser respondidas, entretanto sempre há quem tente discorrer sobre elas. Sêneca está no hall de autores que se propõe a injusta e árdua tarefa de filosofar sobre como alcançar a felicidade.

Segundo a obra a felicidade pode se conquistar independente do contexto é, uma conquista desenvolvimentista e sobretudo individual, depende da progressão de autoconhecimento ou seja, pela capacidade autocrítica de aprender com as circunstâncias.

Sêneca dividiu a obra em vinte e oito conselhos, todos inclinados ao empoderamento do humano como indivíduo. Nesse sentido há uma ambiguidade, pois, se o pressuposto é o indivíduo então a felicidade é individual e não pode ser repassada, como uma receita. Todavia o objetivo é trazer instruções gerais, para que a partir dos conselhos cada um encontre seu caminho à felicidade, não entrarei na discussão filosófica entre felicidade e “objetivo de vida”.
De um modo geral os vinte e oito conselhos de Sêneca são introspectivos e pretendem formar uma opinião crítica das entidades e das modas da massa. Porém em alguns destes conselhos constitui-se um estorvo com o objetivo geral, pois representam a cosmovisão do contexto de Sêneca, sendo difícil contextualizar para a contemporaneidade.

A proposta do filósofo é arriscada, pois tece a construção ética de felicidade do individual ao coletivo, sendo o primeiro passo negar ou no mínimo questionar todas as ações coletivas – um exercício infinito. Além de pouco aparentar levar em consideração que o homem é um ser social e que sobrevive pela sua capacidade de cooperação entre seus pares, contraí a construção ética mais lógica que é pensar no bem para o todo e não apenas para si mesmo. Entretanto em um aspecto a filosofia senequiana está bem embasada, em termos gerais a busca pela felicidade é uma constante construção e (re) construção e a compreensão sobre ser feliz só pode ser um julgamento individual.