Os Últimos Dias de Lampião e Maria Bonita

Os Últimos Dias de Lampião e Maria Bonita Victoria Shorr

Resenhas - Os Últimos Dias de Lampião e Maria Bonita

Tati.Lima 20/09/2023

Sobre Lampião e Maria Bonita...
Véio, q livro danado de bom foi esse??? Eu achando q seria mega triste, e no final das contas fui surpreendida. O livro relata nos mínimos detalhes, os últimos dias de vida de Lampião e Maria Bonita. Mas a escrita da escritora é muito envolvente e maravilhosa.  Não dá vontade nem de piscar, pra não perder nenhum detalhe. A forma como o cangaço é desmembrado, émuito interessante. E confesso q não sabia na realidade como Lampião e Maria Bonita acabaram se conhecendo. Pra mim, o bando do Lampião um dia tava passando por algum lugar, eles se apaixonaram, e ela acabou se unindo aos cangaceiros. Mas na realidade, Maria Bonita, foi obrigada a se casar com Lampião, por conta de uma dívida, era isso ou a pobi morreria de fome. E a Maria Bonita sempre foi uma mulher guerreira, q sonhava em desbravar o sertão. Então acabou aliando as duas situações a sem favor. A história da Maria Bonita é muito interessante, tanto q pra mim, virou a cereja do bolo neste livro. Segundo o livro, os cangaceiros tinham o apoio do povo mais pobre, e eram considerados os grandes heróis do sertão, mas tb eram grandes aliados dos poderosos da região e até mesmo da polícia, as amizades com ambos eram em troca de alimento e proteção.Enfim, é um livro muuuuito muito bom, e por incrível q pareça, é uma leitura q consegue se tornar leve demais, apesar de ser relacionado aos últimos dias de vida de Lampião e Maria Bonita. Eu realmente gostei muito!!!

Fagner 15/02/2022

Apaixonante
Que narração apaixonante. O modo como a autora nos apresenta o sertão de forma leve, quase romântica. É fácil esquecer de como a vida era difícil para os cangaceiros. Obviamente a autora aproveita a licença poética e floreia muitos trechos. Ainda assim, o livro é a porta de abertura para buscar ainda mais conhecimento sobre esse mundo.